segunda-feira, 7 de julho de 2008

Máscaras caseiras para ficar belíssimo!

Receitas e dicas de máscaras de beleza que prometem efeito imediato para você ficar com um carão de arrasar

A principal função das máscaras de beleza é suavizar imediatamente os problemas da pele, atenuando seus sintomas rapidamente, por tempo determinado (entre 6 e 12 horas). Ou seja, embora não substituam o cuidado básico e diário com a pele (limpeza, tonificação e hidratação), e muito menos possam competir com os modernos tratamentos antiidade hoje disponíveis no mercado, elas são muito bem-vindas para dar um up àquela ocasião especial.
O efeito rápido e visível já alguns minutos após a aplicação acontece por duas razões: a concentração de ingredientes, apropriados para cada tipo de pele, e pelo leve aquecimento local e ligeira vasodilatação que a máscara provoca ao cobrir o rosto, proporcionado uma penetração mais rápida dos produtos.

O ideal é ver as máscaras faciais como um complemento de seus cuidados com a pele, fazendo uso com parcimônia (elas são contra-indicadas para uso diário, por exemplo, porque podem acabar irritando a pele e modificando a sua textura). E, claro, consultar um dermatologista, um esteticista especializado ou um fisioterapeuta especialista em dermatologia funcional para saber qual o seu tipo de pele e para que orientem o que você pode ou não usar. As máscaras são indicadas de acordo com o tipo e as necessidades de cada pele, e opções são o que não faltam. Produtos industrializados são lançados mensalmente no mercado, oscilando de preço conforme os componentes utilizados - desde produtos à base de frutas, ervas e sementes até máscaras feitas com ouro, cujo valor faz jus ao nome do metal precioso. Você pode também recorrer a clínicas de estética para aplicação ou, ainda, optar por receitas caseiras.

Para facilitar sua vida, consultamos duas dermatologistas, Luisa Catoira, proprietária de uma clínica de estética em bairro nobre de São Paulo, e Vanessa Estima, de outra clínica estética também paulistana, localizada nos Jardins, que nos deram receitas relativamente fáceis de máscaras para se fazer em casa.

Pré-cuidados - Quer sejam comprados prontos ou feitos em casa, mesmo com orientações de seu dermatologista, o melhor é testar os cremes previamente em pequena área da pele, preferencialmente no antebraço, para garantir que você não tenha alergia a nenhum dos ingredientes envolvidos.

As especialistas alertam que é fundamental escolher ingredientes de boa qualidade, dando preferência a produtos frescos, e nunca se aproveitando de “restos” encalhados há dias na geladeira, e que é necessário fazer uso das máscaras imediatamente após seu preparo.

Última dica antes de pôr a mão na massa: saiba que é mais eficaz estar barbeado antes da aplicação, pois a barba dificulta o contato da emulsão com a pele. Tudo pronto? Então agora é botar a mão na massa.

Aplicando as receitas - Antes de aplicar a máscara que escolher, limpe cuidadosamente o rosto com sabonete ou leite de limpeza e seque bem. Aplique a máscara com um pincel macio, fazendo movimentos ascendentes por todo o rosto – exceto lábios, contorno dos olhos e pálpebras. Deixe agir durante o tempo recomendado e depois remova com água morna ou fria. Para finalizar, passe hidratante.

Veja algumas opções de máscaras, nomeadas de acordo com o que prometem proporcionar, segundo as dermatologistas:

Normatizante. Amasse 1 banana, junte com 1 colher de sopa de mel, 1 colher de sopa de iogurte e 1 de mel. Misture tudo e aplique no rosto limpo. Deixe agir por 30 minutos.

Esfoliante. Misture 2 colheres de sopa de aveia com 3 morangos maduros picados e 1 colher de sopa de iogurte natural biológico. Bata bem até virar uma pasta. Deite-se e aplique a pasta sobre o rosto, evitando a área ao redor dos olhos. Após 10 minutos, você pode removê-la e aplicar o hidratante.

Refrescante. Amasse meio abacate maduro com 1 colher de sopa de mel, 1 de limão e 1 de iogurte natural. O abacate e o iogurte suavizam e o limão refresca. Indicado também para peles secas. Aplique no rosto e permaneça deitado por 15 minutos. Logo após, enxágüe muito bem. O limão, se não for totalmente retirado, pode causar manchas quando a pele for exposta ao sol. Alias, durante a aplicação, melhor também não olhar, nem de longe, para a janela. Depois, hidrate com o creme habitual.

Suavizante. Laranja com iogurte. Misture 2 colheres de sopa de iogurte natural biológico com o suco de ¼ de 1 laranja. Aplique no rosto e deixe agir por 5 minutos. Enxágüe e aplique um hidratante.

Secante. Para peles mistas a oleosas. Amasse 3 morangos e misture com 2 colheres de sopa de aveia e 1 de mel. Aplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Enxágüe bem, depois.

Esticante. Para dar o efeito “cinderela”. Misture clara de ovo com argila verde medicinal. Mexa bem e passe no rosto com o pincel. Deixe secar. Depois de seca, remova com água gelada.


Indicações para cada caso

Confira os principais componentes utilizados em máscaras - industriais, caseiras, ou as elaboradas em clínicas de estética - e o que prometem fazer por você. Porque cada máscara tem uma função específica, de acordo com a sua composição. E atenção: produtos como DMAE e ácidos só devem ser usados sob supervisão de um profissional habilitado, devido aos danos que podem gerar para alguns tipos de pele.

MÁSCARAS CALMANTES

Depois de uma limpeza de pele, geralmente são utilizadas máscaras calmantes para evitar que a pele fique vermelha após a extração. As máscaras calmantes geralmente contêm arnica (planta brasileira com propriedades analgésicas e antiinflamatórias) em sua composição. Alguns tipos:

• Chocolate: possui uma molécula neuromoduladora encontrada no cérebro que promete efeito antiestresse. Para nutrir, hidratar e reparar a pele cansada.
• Azuleno: extraído do óleo essencial da camomila, possui propriedades suavizantes, descongestionantes e revitalizantes que prometem contribuir para a recuperação e manutenção do pH fisiológico da pele, relaxando as tensões, melhorando a irrigação, aliviando as irritações e favorecendo a renovação do tônus e da maciez da pele.

MÁSCARAS TENSORAS

Para um tratamento intensivo contra as marcas de idade, usando substâncias que esticam a pele e que a mantém assim por algumas horas. “Dá um efeito cinderela”, afirma a dermatologista Luisa Catoira.

• DMAE: promete melhorar a elasticidade, o tônus e a textura da pele.
• Morango: ingrediente comum desse tipo de máscara. Geralmente sua aplicação é para finalizar um processo de “levantada” no rosto, composto de um “lifting”, uma limpeza, uma tonificação e uma esfoliação. Ajuda no equilíbrio fisiológico da pele, proporcionando emoliência, suavidade, frescor, e nutrição.
• Ouro: a última palavra em máscaras. O ouro promete tonificar, clarear e revitalizar a derme do rosto e a do pescoço, além de ativar o metabolismo celular. Qualquer homem pode usá-lo como tratamento, mas é mais indicado para os de mais de 30 anos, pois ajuda a estimular a elasticidade da pele e a diminuir vincos e rugas.

MÁSCARAS HIDRATANTES

Vários são os ingredientes que hidratam a pele, principalmente o rosto. Confira abaixo alguns mais freqüentemente utilizados:

• Algas verdes: prometem normalizar o pH fisiológico, hidratando e tonificando. Proporcionam frescor, suavizam e relaxam a pele.
• Algas marinhas: indicadas para melhorar a hidratação da pele, principalmente na camada mais externa.
• Aloe Vera: para hidratar e revitalizar de forma mais profunda.
• Menta/Chá verde: os efeitos são de condicionamento, hidratação e refrescamento da pele. Combinação comumente indicada para peles oleosas.
• Pepino: promete ação hidratante e refrescante.

MÁSCARAS REJUVENESCEDORAS

Indicadas para dar uma melhorada de imediato em peles com ar “cansado”. Encontram-se no mercado produtos disponíveis à base de:

• Argila: material “clássico” entre esses tipos de máscaras, é rica em oligoelementos (microminerais) naturais e tem ação energizante e tonificante.
• Canela/Gengibre: tonifica a pele pela ação oclusiva (que fecha os poros) e hidratante. Dupla muito indicada para peles cansadas.
• Cereais: podem ser associadas a máscaras descongestionantes e emolientes, pois têm características nutrientes e esfoliantes consideradas excelentes.
• Própolis: possui ação secativa, emoliente e normatizadora, que contribui para uma hidratação e nutrição adequadas, resultando em uma pele com maciez, elasticidade e tônus natural.

Nenhum comentário: