quinta-feira, 10 de julho de 2008

Associação sugere censurar cenas de fumantes em filmes

Will Smith fumando em Independence Day
Além da lei seca, para evitar que bêbados dirijam e também para acalmar a vontade, principalmente dos jovens, em tomar bebidas alcoólicas com irresponsabilidade, querem proibir cenas de fumantes nas telonas, para que isso não contribua com o vício da juventude.

A British Medical Association sugere esta proibição como forma de diminuir o vício do cigarro entre os jovens. A associação, em uma conferência anual na Escócia, também sugeriu que a censura dos filmes seja mais rígida, caso haja cenas de fumantes, principalmente se os personagens forem super-heróis ou infantis.

Ela deu exemplos de alguns longas que podem influenciar na vida do jovem de uma forma negativa. Dentre eles está o filme que teve sete indicações ao Oscar (1994), Pulp Fiction em que aparece Uma Thurman ( Kill Bill: Vol. 2) em pose sensual fumando um cigarro. Independence Day, vencedor do Oscar de Melhores Efeitos Especiais, é outro que foi citado. O personagem Will Smith (Hancock), fuma charutos para comemorar a morte de alienígenas.

Mas, como já esperávamos, esta sugestão causou muita polêmica e o grupo pró-tabaco da Europa, Forest, é contra a idéia. Acham que isso é uma censura e pode prejudicar a qualidade da interpretação do personagem, principalmente se for baseado em fatos reais.

Nenhum comentário: