segunda-feira, 21 de julho de 2008

SBT reage em julho e volta encostar na Record em ibope

Há quase um ano, a Record é vice-líder de ibope no país, e nem lembrava mais que já foi derrotada por "Chaves". A emissora dos bispos tampouco contava com a "astúcia" de Silvio Santos.

Graças a uma nova estratégia na grade de programação, o SBT iniciou este mês uma impressionante reação no ibope. Pela primeira vez este ano, cresceu solidamente no Ibope e voltou a se aproximar da Record, que caiu

Na primeira quinzena de junho, de segunda a sábado, o SBT teve 5,3 pontos de ibope nas 24 horas do dia. Esse índice subiu para 5,9 pontos no mesmo período em julho. Foi a única grande emissora a subir: 11%.

De segunda a sábado, Globo e Record tiveram oscilação negativa de 3%. A Record teve 7,1 pontos contra 6,9 em julho; a Globo caiu de 13,7 para 13,3 pontos.

A Band foi a que teve a queda maior: 9%. A Rede TV, ficou na mesma (1,4 ponto).

A análise dos números do ibope mostra que vários fatores levaram o SBT de volta ao ringue contra a Record:

1) o ibope matinal da emissora cresceu; os desenhos voltaram a bater Ana Maria Braga e a Record em vários dias;

2) O ibope do horário nobre no SBT decolou com a reexibição de "Pantanal". A audiência do SBT nessa faixa subiu mais de 25%: a emissora recuperou em parte aquele "1 em cada quatro telespectadores" que havia perdido nos últimos quatro anos.

3) Em outros horários, como o "SBT Brasil", com Cesar Filho cobrindo férias de Carlos Nascimento, o ibope também subiu tão consideravelmente que começou a influenciar também no bom ibope de "Pantanal" (a novela chegou a começar com ibope já próximo de 10 pontos, algo inédito este ano na emissora.

Por outro lado, a Record se distanciou do SBT num horário que jamais teve tradição: as madrugadas. Entre junho e julho, também graças ao polêmico e cada vez mais policialesco "Fala que Eu Te Escuto", a Record cresceu impressionantes 46% no horário da 0h às 6h. Já o SBT caiu 4%.

Resumindo: o ibope do SBT volta a ameaçar a vice-liderança da Record. Com uma programação de custo infinitamente menor que a da concorrente.

Domingo Legal

O domingo do SBT também voltou a incomodar a Record. Foi a única TV que cresceu na primeira quinzena. Especialmente das 18h à 0h.

Enquanto a emissora de Silvio Santos passou de 3,9% para 4,5% (salto de 16,2%), a Record caiu 10,9% nessa faixa (de 5,5 pontos para 5).

E o que acontece com a Globo?

Se continuar na mesma toada, provavelmente a Globo vai ter, em julho, um mês ainda pior que junho --que, por sua vez, foi o pior da história da casa.

A grande dor de cabeça da Globo hoje são as manhãs. Na faixa das 7h às 12h, a emissora perdeu quase 10% de ibope nos primeiros 15 dias deste mês em relação ao mesmo período no mês passado (a Record caiu ainda mais, -16,8%).

No horário nobre, a Globo também teve oscilação negativa de -1,4 ponto na primeira quinzena de julho.

Aos domingos, entre 18h e 0h, faixa em que estão grandes e caros produtos, como o "Fantástico" e o "Domingo Espetacular", as quedas de Globo e Record também foram relevantes: 5% e 10,9%, respectivamente.

Reinado das loiras da TV acaba de forma melancólica

Processo iniciado nos anos 80 com Xuxa Meneghel, o reinado das loiras na TV brasileira parece ter chegado ao fim em 2008, ainda na primeira década do século 21.

Os principais ícones loiros da TV brasileira atravessam o pior período de sua história - ou no quesito audiência ou em prestígio.

Comecemos com Xuxa. Embora fora da TV até o fim da Olimpíada de Pequim, e com ibope baixo e instável nos últimos três anos, Xuxa ainda tem enorme fôlego comercial. Dos 10 DVDs mais vendidos no mês passado, dois são dela. Seus filmes também têm mantido alta rentabilidade, assim como a marca Xuxa.

Já Hebe Camargo amarga o menor ibope de sua carreira em 2008. Suas médias de 4 ou 5 pontos nas últimas semanas são negativamente históricas. Para piorar, pela primeira vez, a apresentadora ainda não renovou contrato com o SBT antecipado. Faltam cinco meses para o fim do atual, e a emissora tem feito jogo duro. Hebe negocia com a Record.

Ana Maria Braga, ícone da TV feminina dos anos 90, também amarga uma fase tensa. O "Mais Você" perdeu completamente as características de programa familiar e hoje envereda pelo mundo da polícia, dos games e até do reality show. Parece o ritmo sincopado do afrodescendente com distúrbio psiquiátrico.

Galisteu, sem comentários. Só tem ganhado espaço na mídia mesmo com fatos íntimos. Nada de profissional tem dado certo.Está na geladeira há meses, o contrato vence dentro de dois meses e não há previsão de renovação com o SBT.

Angélica também é outra loura que chega à encruzilhada: o programa está parando no tempo e no formato. O salário é altíssimo e o retorno, nem tanto

Nenhum comentário: