domingo, 13 de julho de 2008

Pesquisa revela imagem que eleitores têm de candidatos

Marta, a defensora dos pobres. Alckmin, o inteligente. Kassab, o desequilibrado. Maluf, o corrupto. O último Datafolha traz uma revelação: a imagem dos candidatos à prefeitura de São Paulo.

Nos dias 3 e 4, o Datafolha ouviu 1.085 moradores da cidade sobre as qualidades de seus candidatos. Não resta dúvida: o quadro eleitoral espelha a idéia que o eleitor faz de cada um.

Para o diretor de pesquisa do Datafolha, Alessandro Janoni, esse retrato ajuda a explicar os índices de rejeição.

Amargando 55%, o ex-prefeito Paulo Maluf é apontado como "o mais corrupto" por 65% dos entrevistados, 60 pontos à frente da ex-prefeita Marta Suplicy (PT) e do prefeito Gilberto Kassab (DEM), ambos com 5%. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) aparece com 2%.

Essa pesquisa é ainda uma amostra do quanto Kassab terá de suar para mudar a imagem e superar uma rejeição de 30% para garantir um lugar no segundo turno.

Pela pesquisa, Kassab é "o mais desequilibrado emocionalmente". Tem 25%, cinco pontos a mais que Maluf. Marta tem 15% e Alckmin 6%.

Não é só. Kassab e Maluf empatam, com 26%, no quesito antipatia. Marta tem 15%. Alckmin, 9%.

Kassab e Maluf também ficam tecnicamente empatados quando se pergunta qual é o mais autoritário. Maluf tem 29%. Kassab, 26%. Dez pontos atrás, está Alckmin (16%), seguido por Marta (12%).

A pesquisa também ajuda a esclarecer por que Alckmin enfrenta apenas 18% de rejeição, enquanto Kassab e Marta, 30%.

Segundo o Datafolha, o tucano é tido como o mais inteligente dos candidatos, com 38%. Maluf tem 22% e Marta 17%. Kassab, apenas 7%.

Pela pesquisa, Alckmin é o mais simpático, com 34%, dez pontos de vantagem sobre Marta. O tucano é, na opinião dos entrevistados, o mais experiente (35%), seguido por Maluf (29%) e Marta (21%). Kassab tem só 5%.

Com 38% --sete à frente de Marta--, Alckmin é considerado "o mais preparado para ser o prefeito de um modo geral".

Classificada como realizadora por 27% dos entrevistados, Marta, por sua vez, é apontada como a mais preparada para cuidar das áreas de transporte e educação. Saúde, não.

Líder nas pesquisas, ela é identificada por 40% dos entrevistados como aquela que, se eleita, "mais defenderá os pobres". Nesse quesito, Alckmin está 22 pontos atrás, seguido por Kassab (8%) e Maluf (7%).

A petista é avaliada como a defensora dos pobres por 45% dos eleitores com renda familiar mensal inferior a dois salários mínimos. Já Maluf é considerado como aquele que, "se eleito, mais defenderá os ricos": 33%. Depois, vem Alckmin (24%). Kassab (10%) e Marta (9%) estão empatados.

De acordo com o último Datafolha, Marta está isolada na liderança, com 38%. Alckmin é o segundo na intenção de votos, com 31%, e tem 18 pontos de vantagem sobre Kassab (13%). Maluf tem 8%.

Nenhum comentário: