segunda-feira, 7 de julho de 2008

Milhares saem às ruas de Londres para celebrar o Orgulho em clima de conto de fadas

A Parada Gay de Londres aconteceu no sábado, dia 05 de julho, com o tema "Contos de fadas, mitos e lendas" e reuniu milhares de pessoas no desfile pelas ruas do centro da cidade, em uma manifestação de defesa ao orgulho gay.

Entre os políticos que apoiaram o evento estão a ministra britânica para a Igualdade, Harriet Harman, e o líder do Partido Liberal-Democrata Nick Clegg, que estiveram presentes ao local. Antes da passeata, o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, recebeu em sua residência oficial vários ativistas, entre eles o ator Ian McKellen, fundador do grupo Stonewall, que defende os direitos dos homossexuais.

Ao término do encontro, McKellen, famoso por seu papel de Gandalf no filme O Senhor dos Anéis e Magneto em X-Men, disse que a reunião com Brown foi muito importante.

"Estou satisfeito porque escutou as preocupações expressadas pelo Stonewall, particularmente em torno da homofobia nas escolas, que ainda arruína muitas vidas jovens", disse o ator à imprensa britânica. Já o diretor-executivo da organização, Ben Summerskill, ressaltou que Brown reconheceu a importância do "orgulho" para uma parte da população.

Vaias

O prefeito de Londres, Boris Johnson, usou um chapéu de vaqueiro rosa e liderou parte da Parada. Durante o caminho, recebeu várias vaias de alguns participantes que lembraram suas dúvidas passadas sobre a parceria civil. Em um livro escrito há sete anos, Johnson escreveu que estava incerto sobre o casamento gay. "Então não vejo razão a princípio de por que uma união não deve ser consagrada entre três homens, bem como dois homens, ou três homens e um cachorro".

Nenhum comentário: