segunda-feira, 7 de julho de 2008

Califórnia: Obama declara ser contra emenda que proíbe casamento gay


Foto: Divulgação

O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama, reiterou que é contrário a aprovação de uma emenda no Estado da Califórnia que define o casamento como uma união apenas entre um homem e uma mulher. A declaração oficial foi divulgada nessa última quinta-feira, dia 3 de julho, e se opõe ao recente anúncio de seu rival, John McCain, que deu seu apoio à emenda em questão.

A aprovação ou não da emenda será decidida pelos eleitores da Califórnia em um referendo que será realizado junto com as eleições presidenciais, no próximo dia 4 de novembro.

”O Senador Obama deixa bem claro que se opõe a toda emenda constitucional que cria discórdia e discriminação, como essa da Califórnia”, declarou Shannon Gilson, porta-voz da campanha de Obama.

O Governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger – republicano e apoiador de McCain – já se declarou contra tal emenda. Na sua opinião deveria ser criada uma limitação do casamento somente para casais heterossexuais, mas essa decisão caberia a Suprema Corte e não aos eleitores.

Obama e a comunidade LGBT

No início de junho passado Obama, ao consolidar sua candidatura à presidência dos Estados Unidos, enviou uma mensagem a comunidade LGBT defendendo as Paradas do Orgulho Gay e prometendo investir na “igualdade entre todos os americanos”.

Na última semana Michelle Obama, esposa do candidato, garantiu que seu marido vai lutar pelos direitos LGBT caso seja eleito. “Barack Obama vai lutar por igualdade de direitos para os homossexuais, assim como lutou para ajudar famílias de classes trabalhadoras a superar a pobreza”, disse ela na ocasião.

Nenhum comentário: