Geralmente ao comprar um carro, olha-se a marca, design, motor, consumo de combustível e acessórios. Traçando um paralelo com as características dos notebooks que devem ser consideradas, teríamos marca, design, peso, processador (motor) e consumo de bateria (consumo de combustível) e acessórios.
Multitarefa Completo
Aqui entra um processador topo de linha. Para que o usuário tenha uma experiência garantida, além do processador, deve-se observar o chipset, a placa-mãe e placa de rede sem fio. A vantagem de adquirir um computador com um processador topo de linha, é que a vida útil dele será muito mais longa. Em vez de ter de trocar uma máquina em 2 anos, este deverá durar, pelo menos, uns 4 anos. Hoje em dia, com o grande número de aplicativos e funcionalidades, como renderizar vídeos, baixar músicas, games, fotos, entre outros, mostra-se cada vez mais necessário um computador com alto poder de processamento. Atividades pesadas e atividades básicas (e-mail, instant messaging, navegar na internet) podem ser executadas simultaneamente sem interferência na experiência do usurário. Esses equipamentos são ideais para usuários que tem grande conhecimento ou que querem o que tem de mais avançado em termos de tecnologia no mercado.
Um notebook com plataforma topo de linha permite que o usuário acesse seus documentos com rapidez. A eficiência no consumo de energia aqui também é um grande destaque. Este tipo de equipamento permite uma economia de energia de até 40%, com um ganho de 40% de performance, além de maior autonomia de bateria.
Multitarefa Básico
Os notebooks deste segmento utilizam os processadores de médio porte, não topo de linha. Nornalmente, são processadores que apresentam dois núcleos de execução e são indicados para usuários que colocam em execução mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Estes equipamentos são destinados a usuários que estão começando a explorar as mídias digitais junto com outros equipamentos e que não querem ficar esperando para usar outro aplicativo sem interferência.
Exemplo de uso: sincronizar suas músicas digitais para o tocador de MP3 enquanto utiliza o MSN para conversar com um amigo, sem que a comunicação seja quebrada. Estes equipamentos geralmente vêm com uma placa de rede sem fios. Isso permitirá que o computador se conecte a Internet sem que seja necessário conectar o cabo de conexão banda larga ou o cabo do telefone.
Linha de Entrada
Os notebooks que aparecem neste segmento utilizam processadores mais simples. Notebooks com estes processadores são usados para fazer pesquisas na Internet, escrever trabalhos escolares, enviar e receber e-mails, usar enciclopédias multimídia, MSN e acessar a Internet por rede discada. São geralmente designados para usuários iniciantes, que querem descobrir o que um notebook pode proporcionar, ao mesmo tempo em que permitem a realização de tarefas individuais básicas.
Assim como acontece nos carros com motor 1.0, estes notebooks podem chegar ao consumidor com acessórios, como placa de rede sem fio padrão 802.11b/g, conexão Bluetooth, identificação de digital, câmera digital de baixa resolução. Cabe ao usuário decidir se quer investir em um modelo com mais acessórios ou com mais potência.

Nenhum comentário:
Postar um comentário