sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Gays fazem exibição de sexo seguro na Bahia

Inicialmente assustadas e envergonhadas, ao menos 400 pessoas que passaram pela praça da Piedade, no centro de Salvador (BA), hoje à tarde, pararam para acompanhar uma performance organizada pelo GGB (Grupo Gay da Bahia) ensinando a usar preservativos.

Houve aulas teóricas e práticas. Na véspera do Dia Mundial de Combate à Aids, representantes do GGB apresentaram números da doença e levaram para a praça pênis de borracha, cenouras, bananas e pepinos, além de lubrificantes.

"Todos vocês devem sempre fazer sexo seguro. Para isso, têm de colocar a camisinha sempre assim", dizia o presidente do GGB, Marcelo Cerqueira, segurando um pênis de borracha. Em seguida à demonstração, Cerqueira pedia para as pessoas repetirem o gesto com a mão.

"Temos de deixar a timidez de lado porque a Aids é uma doença que, infelizmente, ainda não tem cura", afirmou o estudante Carlos Rodrigues Pádua, 19. A professora de educação física Andréa Rios, 34, também aprovou a iniciativa do GGB. "O sexo faz parte da vida de todos nós. O problema é que nem sempre tomamos as precauções necessárias."

Segundo Marcelo Cerqueira, as campanhas educativas têm de ser intensificadas porque a maioria dos jovens "nunca viu um doente de Aids em condição terminal como aconteceu com a geração anterior, que acompanhou a agonia pública de Cazuza [cantor e compositor] e de Lauro Corona e Sandra Bréa [atores]". "Com a evolução da medicina, as pessoas, me parece, perderam o medo da Aids. É um perigo."

Depois da performance, o GGB distribuiu folhetos informativos, preservativos e gel lubrificante. "O verão da Bahia é um convite ao sexo. Portanto, fiquem atentos e nunca deixem de usar a camisinha", afirmou o presidente do GGB.

Nenhum comentário: