quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Bem na foto

Se pudesse, a modelo Suyane, 25 anos, só chegaria de lado. "O meu perfil é o meu melhor ângulo", diz ela, que quase nunca aparece sorrindo nos editoriais de moda porque, segundo os fotógrafos, esse não é o seu forte. Já Tainá Müller, a Laura da novela Eterna Magia, da Globo, é estimulada a sorrir bastante. No caso da estudante de publicidade Angélica Möller, 21 anos, fotologger-celebridade na web (www.fotolog.com/demoniadescarpin), a proibição são as fotos em que aparece de baixo para cima. "Como tenho quadris largos e pouco peito, fico parecendo um obelisco", exagera.

Procure ficar com o corpo ereto, sem deixar os ombros caídos

As imagens que ilustram essa reportagem provam que as três dominam a arte de sair bem na foto (e não é por menos, afinal elas treinam bastante). Mas nem sempre foi assim. A descendente de índios e negros Suyane, por exemplo, não ficava nada à vontade diante das câmeras quando foi descoberta em Juazeiro do Norte, no Ceará. "Tudo o que sei veio com o tempo, com a orientação dos fotógrafos."

Para parecer sexy, mantenha olhos e boca semicerrados

Ou seja: dá para aprender a ser fotogênica! "É principalmente uma questão de autoconhecimento, de saber quais são os seus pontos fortes e fracos e usar isso a seu favor", diz o fotógrafo Mario Lalau, que além de fazer retratos em estúdios costuma cobrir eventos sociais. "A maior parte das pessoas desconhece o básico: descuidam da postura, por exemplo." Inspire-se nas orientações de nossas experts e... Olha o passarinho!

Clicks lindos

  • Relaxe o maxilar, para não parecer tensa. Colocar a língua no céu da boca ajuda.

    Nas fotos de biquíni em que estiver sent ada, procure sustentar o corpo com um dos braços. Sente-se levemente, sem "largar" todo o peso. Isso evita que o bumbum e a perna apareçam achatados e com pontos de celulite.

    Se você tem bocão, como eu, não exagere no brilho e no batom. Se não, só vai dar sua boca na foto!

    Se quiser demonstrar poder e atitude, levante o queixo levemente. Se quiser parecer misteriosa, faça o contrário. Mas lembre-se: cabeça baixa aumenta o nariz e deixa em evidência as olheiras.

    Procure, na frente do espelho, quais são os seus melhores ângulos. Use uma lanterna para jogar luz sobre o rosto de diferentes maneiras e aprender como ela modifica a sua imagem.

    Quem não fica à vontade diante da câmera tende a retrair o pescoço e projetar a cabeça para trás, o que cria uma papada bem feia. É fácil resolver: projete o queixo, afastando-o do pescoço.

    Fazer um auto-retrato segurando a câmera no alto deixa o queixo marcado e mais fino. E os braços ficam longos e mais esguios.

    Pessoas de rosto muito redondo ficam parecendo uma bolacha Trakinas quando se deixam fotografar de frente, principalmente sob muita luz.

    O semiperfil, em que 3/4 do rosto aparecem, favorece a maioria das pessoas. Por isso essa pose é supercomum nos fotologs.

Morda as bochechas por dentro para marcar as maçãs do rosto

Nenhum comentário: