terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Hollywood vive ressaca após noite de prêmios e festas

O vencedor do Oscar de melhor filme de 2008, "Onde os Fracos Não Têm Vez", foi visto por apenas 205 mil pessoas em quatro semanas de exibição no Brasil, informa a coluna de Mônica Bergamo nesta terça-feira (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

O filme dos irmãos Joel e Ethan Coen levou ao todo quatro estatuetas, incluindo a de melhor ator coadjuvante --para o espanhol Javier Bardem.

Outros filmes oscarizados registram bilheterias ruins. "Piaf - Um Hino ao Amor", premiado com o Oscar de melhor atriz para a francesa Marion Cotillard, teve 260 mil espectadores ao longo de 20 semanas --média de 13 mil por semana.

"Sangue Negro", que rendeu o prêmio de melhor ator ao britânico Daniel Day-Lewis, foi visto por 91 mil pessoas em duas semanas.

Nacional

Já o filme nacional "Meu Nome Não É Johnny", de Mauro Lima, foi visto por 46 mil pessoas no último fim de semana, contra 18 mil de "Onde os Fracos Não Têm Vez". O longa brasileiro já foi visto por quase 1,9 milhão em oito semanas --média de 225 mil por semana.

Oscar tem a pior audiência da história nos EUA

A cerimônia de entrega do Oscar na noite de domingo (25) teve a pior audiência em seus 80 anos, segundo a empresa de medição de audiência Nielsen Media Research. A premiação foi transmitida pela emissora norte-americana "ABC" e teve uma média de 32 milhões de espectadores sintonizados.

Gary Hershorn/Reuters
Daniel Day-Lewis recebe o Oscar de melhor ator por atuação no filme "Sangue Negro"
Daniel Day-Lewis recebe o Oscar de melhor ator por atuação no filme "Sangue Negro"

Em 2007, o Oscar foi transmitido pela mesma emissora e teve uma média de 38,8 milhões de espectadores. Um dos fatores que pode ter motivado a queda de audiência entre os norte-americanos é que esta 80º edição foi dominada por produções européias.

Até então, o pior dado de audiência correspondia ao ano de 2003 -- a primeira transmissão após a invasão do Iraque -- com uma média de 33 milhões de espectadores. Naquela edição, "Chicago" obteve o Oscar de Melhor Filme. A edição mais vista até agora foi a de 1998, com uma média de 55 milhões de espectadores, quando "Titanic" ganhou 11 prêmios.

No Brasil, a cerimônia do Oscar foi transmitida na TV aberta pela Rede Globo. Segundo o Ibope, a premiação rendeu 12 pontos de média de audiência, um ponto a mais do que em 2007.

A Globo só começou a transmissão do Oscar após as 23h33, dando, como de costume, preferência ao "Fantástico" e ao "Big Brother Brasil".

Hollywood vive ressaca após noite de prêmios e festas

Os grandes vencedores da 80ª cerimônia do Oscar se recuperam nesta segunda-feira (25) de uma noite de prêmios e festas, algumas delas organizadas por celebridades como Madonna e Elton John, cujo evento foi o mais badalado de todos. O cancelamento da festa da Vanity Fair, a mais famosa por excelência à qual qualquer celebridade que se preze deve comparecer, abriu um leque de possibilidades que os astros não desperdiçaram após a cerimônia de três horas e meia dos prêmios da Academia.

Gary Hershorn/Reuters
Daniel Day-Lewis recebe o Oscar de melhor ator por atuação no filme "Sangue Negro"
Daniel Day-Lewis recebe o Oscar de melhor ator por atuação no filme "Sangue Negro"

Tudo começou na sala Governor's Ball, ao lado do Teatro Kodak, que serviu como aperitivo para a grande reunião da noite, a celebração de Elton John, a 16ª festa posterior ao Oscar realizada pelo cantor, que arrecadou algo mais de US$ 5 milhões para fundos contra a aids.

Pela Governor's Ball desfilaram os atores Anne Hathaway, Forest Whitaker, Amy Ryan, Helen Mirren, a adolescente Saoirse Ronan e James McAvoy, assim como o mestre de cerimônias da gala, Jon Stewart, o produtor Scott Rudin ("Onde os fracos não têm vez") e o casal formado pela modelo Heidi Klum e o cantor Seal.

A mesa que mais flashes recebeu foi aquela na qual tanto Javier Bardem como Joel e Ethan Coen posavam orgulhosos com os quatro prêmios recebidos por "Onde os fracos não têm vez". Mesmo Viggo Mortensen apareceu por ali com a camiseta de San Lorenzo de Almagro, o time de futebol argentino do qual é torcedor fanático.

Elton John aguardava a chegada de mais de 750 convidados, que desfrutariam de um jantar composto por quatro pratos, tocando um piano de cauda no centro Pacific Design. O músico britânico, de traje preto a rigor e gravata prateada, tocou 11 canções, entre elas "Rocket Man" e "Tiny Dancer", para o delírio de atrizes como Patricia Clarkson, Faye Dunaway, a modelo Petra Nemcova, ao lado de Sean Penn, e Calista Flockhart, que não se separou de Harrison Ford.

Também participaram do festejo a ganhadora do Oscar de melhor atriz, Marion Cotillard, o indicado a melhor ator coadjuvante Tom Wilkinson e os músicos Sean Combs, Courtney Love e Stevie Wonder. Durante o jantar, a cantora Mary J. Blige inclusive se animou a fazer um dueto com Elton John, assim como Jake Shears, solista do grupo Scissor Sisters, que exibiu um delirante traje em tons amarelo e verde.

John dividiu mesa com seu parceiro, David Furnish, e com a apresentadora do Oscar em 2007, Ellen Degeneres, além de Blige e seu marido, enquanto Nemcova e Penn, que se separou recentemente de Robin Wright, foram acompanhados de Chris O'Donnell e do apresentador Larry King.

No jantar foram realizados leilões de objetos pertencentes a algumas celebridades e o cantor brincou, dizendo que ele mesmo tiraria as calças para adicionar um artigo às vendas. Sharon Stone, também presente, acrescentou: "Eu também faria isso, mas todos já viram isso antes". As estrelas desfrutaram de um menu à base de salada de pêra, risoto, filés de lombo, queijo com nozes e mousse de chocolate.

Madonna e Demi Moore deram uma festa muito fechada em uma casa particular situada no bairro de Westside Hills, à qual foram convidados cerca de cem pessoas.

Outro evento, o chamado The Envelope Please, apresentado por Jennifer Love Hewitt, teve aproximadamente 500 convidados e arrecadou US$ 500 mil para o Projeto Contra a Aids de Los Angeles.

George Clooney preferiu organizar uma festa particular e íntima em seu restaurante favorito, o Dan Tana's, enquanto Bardem, seus doze acompanhantes e Penélope Cruz encerraram a noite no Clube Villa de West Hollywood

Nenhum comentário: