domingo, 24 de fevereiro de 2008

Santiago é premiado na França

Cena de Santiago
O documentário Santiago, dirigido por João Moreira Salles, recebeu o prêmio principal no Festival de Cinema Real de Paris. O filme deu ao cineasta brasileiro o valor de 8 mil francos no evento que exibe e premia exclusivamente documentários.

A produção Ceux qui Attendent dans l'Obscurité, dirigida pelo belga Nicolas Rincón Gille, foi premiada na categoria que prestigia os novos diretores e também venceu o prêmio relativo às bibliotecas. No total, o documentário ambientado na selva colombiana levou para casa o montante de 8,5 mil francos (6 mil e 2,5 mil por cada prêmio, respectivamente. Mas o maior valor em dinheiro foi destinado ao documentário El Telón de Azúcar: a co-produção entre França e Cuba, dirigida pela chilena Camila Guzmán Urzúa, recebeu 15 mil francos por ter sido escolhido pelo Ministério de Relações Exteriores francês. Alguma Tristeza, de Juan Alejandro Ramírez, recebeu uma menção do júri jovem.

Santiago está presente na programação do Festival É Tudo Verdade 2007 e abrirá o tradicional evento de documentários no Rio de Janeiro na próxima sexta-feira (23). O É Tudo Verdade será realizado de 22/3 a 1º/4 em São Paulo e de 23/3 a 1º/4 no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário: