sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Filme condensa bem questões adultas sob perspectiva juvenil

É muito razoável que os holofotes voltados para "Juno" se concentrem em Ellen Page, 21, cuja carreira teve início aos dez, mas há ao menos outra moça talentosa a destacar na criação desse sucesso de bilheteria (US$ 130 milhões nos EUA, e subindo), o maior entre os cinco candidatos ao Oscar de melhor filme.
O nome dela é Brooke Busey, 29, mas pode chamá-la de Diablo Cody, sonoro pseudônimo que adotou como escritora.
"Juno", seu primeiro trabalho filmado, lhe valeu o prêmio de roteiro original do Writers Guild of America (WGA), o sindicato dos roteiristas dos EUA.
A vida de Cody parece tão característica dos novos tempos quanto a de Juno, a personagem difícil que a simpatia de Page torna verossímil e sedutora. Ela mudou de cidade para se casar com um namorado de internet, largou um bom emprego em agência de publicidade para trabalhar como stripper, foi atendente de telessexo e publicou um livro ("Candy Girl") baseado nas experiências.
A gravidez não-planejada de Juno e a forma inusitada de lidar com a novidade envolvem aspectos comuns à biografia de Cody -adolescentes apresentados precocemente a problemas adultos, um mundo de estímulos constantes aos quais parece difícil resistir, a busca de paz e liberdade de ação em sociedade orientada por valores como sucesso, posse e status.

Respeito ao outro
Se Cody levar o Oscar de roteiro original, que disputa como favorita, será mais um reconhecimento de que o apelo do filme se estrutura na maneira feliz de condensar, da perspectiva juvenil, o incômodo com esses modelos de comportamento e a crença de que cada um deve tocar a vida como achar melhor, desde que respeite as opções do outro.
As demais indicações de "Juno" - melhor filme, direção (Jason Reitman, de "Obrigado por Fumar") e atriz- o lançam em briga de cachorro grande, mas, de alguém que resolve se chamar Diablo e tem essa energia, nenhuma possibilidade de façanha deve ser desprezada.

JUNO
Produção:
EUA, 2007
Direção: Jason Reitman
Com: Ellen Page, Michael Cera, Jennifer Garner e Jason Bateman
Quando: estréia hoje nos cines Bristol, Eldorado, Espaço Unibanco e circuito
Avaliação: bom

Nenhum comentário: