quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Receita alerta para e-mail falso que rouba informações do contribuinte

A Receita Federal voltou a alertar os contribuintes sobre a circulação de e-mails falsos. Segundo a orientação, não devem ser abertas ou respondidas mensagens supostamente enviadas pelo Fisco que tratem da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2008, ano base-2007, ou de anteriores.

O órgão lembrou que não encaminha mensagens eletrônicas nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome. Segundo comunicado oficial, quadrilhas especializadas em crimes on-line tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras das pessoas.

Criatividade

"Essas mensagens, cada dia mais criativas e sempre invocando urgência, iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e falsas, que usam nomes e timbres oficiais", informou a nota.

Entre as formas de enganar, estão informações de que o CPF (Cadastro Pessoa Física) está cancelado ou pendente de regularização, de que a declaração do IR possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora ou de que a Receita apurou erros e comunica que a pessoa tem saldos residuais a receber.

"Em seguida, estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim acabam por repassar a estes fraudadores dados pessoais e fiscais", continuou a nota.

Orientações

Para evitar problemas, a Receita orienta a:


  • não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

  • não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal;

  • excluir imediatamente a mensagem.

Nenhum comentário: