segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Hollywood: prepare-se para estes brasileiros em 2008

Alice Braga posa para a revista Vanity Fair
Para escrever esta matéria, não consultamos a astrologia, muito menos a opinião de videntes, mas sim os acontecimentos cinematográficos de 2007. Trabalhamos com os fatos e eles nos fizeram pensar quais são os brasileiros que têm grandes chances de consolidar sua carreira no Exterior em 2008.

Um dos brasileiros que mais se destacaram nas telonas em 2007 foi Wagner Moura. Sua popularidade, já alta pelos trabalhos anteriores no cinema e TV, chegou ao ápice com sua interpretação no papel do Capitão Nascimento em Tropa de Elite. Não bastando, ainda ficou marcado na história da teledramaturgia brasileira ao incorporar com maestria o vilão Olavo na novela Paraíso Tropical. Aos 31 anos, Moura também esteve presente nas comédias Saneamento Básico, O Filme e Ó Pai, Ó, provando que 2007 marcou o auge da popularidade do ator no Brasil.

Mas e fora? Por enquanto, a carreira do ator mantém-se no mercado brasileiro. No entanto, o provável sucesso de Tropa de Elite também internacionalmente pode fazer com que propostas de trabalho no exterior apareçam em seu horizonte. O filme já foi selecionado para concorrer ao disputado Urso de Ouro no tradicional Festival de Berlim (realizado entre 7 e 17 de fevereiro na capital alemã). Além disso, já foi anunciado que o longa dirigido por José Padilha estreará nos EUA em 2008, tendo chances para ser indicado ao Oscar no ano seguinte, 2009. A data da estréia depende da repercussão do filme em Berlim, que marca sua primeira exibição internacional.

Rodrigo Santoro - que trabalhou com Wagner Moura em Abril Despedaçado (2001) e Carandiru (2003) - é um brasileiro que já vem construindo uma carreira sólida também internacionalmente. Em 2007, ele foi o vilão da superprodução 300, além de ter conseguido um papel no seriado-fenômeno Lost - no total, Santoro apareceu em 14 episódios da terceira temporada da série.

Em 2008, ele estará no elenco de Redbelt, novo filme do cineasta David Mamet (Spartan), cujas filmagens já foram finalizadas. Em Talking With Dog, cuja estréia também está prevista para este ano, ele contracenará com atores do naipe de John Cusack (1408) e Joe Anderson (Across The Universe). As filmagens só começam em abril, na Austrália. No momento, o brasileiro está filmando a comédia The Post Grad Survival Guide, da diretora da animação O Espanta Tubarões. Como você vê, projetos internacionais não faltam no horizonte de Santoro.

No momento, a popularidade de Alice Braga começa a crescer no Exterior. A jovem, que estreou no cinema como Angélica de Cidade de Deus, já está em cartaz nos cinemas norte-americanos na superprodução Eu Sou a Lenda, na qual atua ao lado de Will Smith. O filme marca a entrada triunfal de Alice no mercado cinematográfico norte-americano. Em 2008, ela estará no drama Crossing Over - filme de Wayne Kramer, diretor de Correndo com Tesouras, protagonizado por Harrison Ford, Sean Penn, Ashley Judd e Ray Liotta - e em Blindness - Ensaio sobre a Cegueira, adaptação do livro de José Saramago. No momento, a brasileira está filmando a ficção científica Repossession Mambo, ao lado de Jude Law, o ganhador do Oscar Forest Whitaker e Liev Schreiber. Detalhe: ela é sobrinha de Sonia Braga, a pioneira em se tratando de ser brasileira "tipo exportação".

O drama Blindness - Ensaio sobre a Cegueira, que conta com a atuação a atriz, é dirigido por Fernando Meirelles. Este é seu segundo projeto internacional (o primeiro foi o premiado O Jardineiro Fiel) e tem tudo para marcar sua carreira. Difícil adaptação do livro Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago, pode resultar num dos melhores filmes do ano. Ou um dos piores. Caso seja este o primeiro caso - e nós torcemos que sim -, o filme pode fazer com que Meirelles goze de um prestígio ainda maior também internacionalmente.

Walter Salles, outro cineasta brasileiro "tipo exportação", prepara em 2008 seu próximo projeto internacional: On The Road, versão cinematográfica do festejado livro homônimo do escritor beatnik Jack Kerouac. Ainda em pré-produção, com lançamento previsto para 2009, o longa será em preto-e-branco, falado em inglês e produzido por ninguém menos do que o diretor Francis Ford Coppola, um dos mais referenciais dentro do cinema norte-americano.

As belas brasileiras Fernanda Lima, Cleo Pires, Rita Guedes, Juliana Paes e Guilhermina Guinle foram cotadas para serem a Bond Girl de Bond 22. A escolhida foi a atriz britânica Gemma Artenton, mas o fato das beldades nacionais terem sido cotadas para o emblemático papel na franquia já pode apontar que suas carreiras estejam se direcionando ao Exterior.

Wagner Moura e Rodrigo Santoro
Walter Salles e Fernando Meirelles

Nenhum comentário: