quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Como planejar um closet

planejar um closet
É um sonho ter um espaço exclusivo para você guardar todas as suas roupas, sapatos, bolsas e tudo mais. Veja por onde começar

O closet passou a fazer parte dos projetos de arquitetura. Sonho de muitas pessoas, principalmente mulheres, para que esse ambiente seja funcional - e não simplesmente um depósito de roupas e acessórios-, é indispensável planejá-lo de acordo com as necessidades de cada um, sem deixar de lado a estética.

"O closet deve ter, pelo menos, seis metros quadrados para garantir um mínimo de conforto e praticidade", recomenda o arquiteto Daniel Ribeiro, gerente de projetos da Cinex, empresa que fornece soluções em vidro e alumínio para closets.

Na hora de definir a localização, é melhor evitar que o closet fique instalado em uma parede úmida do imóvel. Se isso não for possível, o isolamento com isopor é uma solução. A preocupação com a umidade faz parte do planejamento e também do dia-a-dia.

Passar ao projetista características importantes do usuário é o próximo passo. Um closet de homem geralmente tem cabideiro, gaveteiro, prateleira, sapateira e cofre escondido. Já o feminino engloba tudo isso e mais: compartimento para bolsas, espaços para vestidos longos e gavetas menores com chaves para as jóias e outras para maquiagem e perfumes.

Definir o tamanho de gavetas, prateleiras e maleiros vai depender da função de cada um. Daniel alerta que a melhor maneira de não errar é seguir medidas padrão. "Tanto as prateleiras quanto as gavetas devem ter pelo menos 60 centímetros de profundidade, enquanto que, para maleiros, recomenda-se 80 centímetros. Para meias, roupas íntimas e gravatas, as gavetas precisam ser altas e com muitas divisões", indica Ribeiro.
A sugestão para aqueles que costumam separar as roupas de cada estação é incluir caixas ou gaveteiros especiais para fazer o rodízio.

Com tudo isso determinado, é hora de escolher os materiais que serão aplicados. Normalmente, a marcenaria é feita com MDF e lâminas de madeira ou laca. Porém, como detalha Ribeiro, "o que vem mudando é o quesito versatilidade. Há closets, por exemplo, compostos por montantes em alumínio fixado no piso e no teto com prateleiras removíveis em vidro e gaveteiros com rodízios".
A gama de novos materiais e componentes não pára por aí: prateleiras iluminadas, calceiros de alumínio, entre outros. Para separar sutilmente o dormitório do closet, as portas estão cada vez mais leves, silenciosas e discretas.

Há ainda outros detalhes que facilitam o cotidiano de quem tem um closet:
- Utilizar cabides iguais, que dão mais impressão de ordem e organização, e capas com visor para ternos e blazers, que organizam e preservam a roupa
- Deixe à mão uma escada desmontável para alcançar as prateleiras mais altas
- Fixe ganchos para pendurar a roupa usada que precisa tomar ar antes de ser guardada
- Instale spots de iluminação dirigidos a cada módulo

Nenhum comentário: