sábado, 23 de fevereiro de 2008

Globo nega marmelada em prova do "BBB" e repudia crítica

A Globo negou a ocorrência de falhas nos sensores usados ontem na prova do líder do "Big Brother Brasil 8", como perceberam alguns telespectadores. Em nota enviada à Folha Online, a emissora rebateu o comentário publicado pelo site sobre os riscos à saúde dos participantes do reality show. A jornalista santista Juliana chegou a desmaiar durante a prova.

Quem procurava informações sobre seu estado de saúde após o incidente não encontrava nada no site oficial do programa. Havia apenas a mensagem: "Todos os detalhes da prova de resistência que deu a liderança a Marcelo você vai ver hoje à noite, após a novela 'Duas Caras'".

Só às 22h15 desta sexta-feira (22), a Globo divulgou comunicado à imprensa informando que "a santista Juliana teve um mal-estar e desmaiou, abandonando a prova. Ela foi atendida imediatamente por uma equipe médica, que avaliou que seu estado clínico estava bem e normalizado".

"Primeiramente, a TV Globo jamais colocaria em risco a saúde de qualquer profissional seu como tampouco de qualquer participante de seus programas", cita a nota enviada à Folha Online.

Vale lembrar a série de acidentes no quadro "Dança no Gelo", do "Domingão do Faustão". O último acidente sério foi com a atriz Giselle Itié, que sofreu traumatismo craniano.

Desacostumado às críticas

Sem especificar, a Globo reclama ainda de "declarações ofensivas e sem fundamento que a Folha On Line [sic] vem reiteradamente dirigindo ao programa e ao seu diretor".

A reportagem da Folha Online sempre procurou a assessoria do programa para ouvir seu lado sobre assuntos incômodos, como as queixas registradas por telespectadores contra o reality show no Ministério da Justiça e críticas de internautas participantes do fórum sobre o programa. As respostas da emissora, por e-mail, repetem o mesmo mantra de que a emissora não vai comentar.

A Globo se queixa ainda da "virulência descabida" do comentário publicado pela Folha Online. Vale lembrar ainda o tom adotado por Boninho em declarações, que já chamou, em público, a participante Jaqueline Khury de "cachorra" que "mente muito".

Reprodução
Boninho, diretor de "BBB", só fala com quem elogia seu trabalho e publica o que ele quer
Boninho, diretor de "BBB", só fala com quem elogia seu trabalho e publica o que ele quer

Segundo a Folha Online apurou nos bastidores do canal carioca, Boninho não dá entrevistas à Folha Online porque o site divulgou, no ano passado, o caso do vídeo comprometedor em que fala sobre atirar ovos em prostitutas. O diretor só fala com jornalistas que elogiam seu trabalho e publicam exatamente o que ele deseja.

Leia a íntegra da nota da Globo enviada à Folha Online

"Com relação aos comentários da matéria "Big Brother apela para sadismo e põe saúde de participantes em risco", de autoria do jornalista Sérgio Ripardo, publicada nesta sexta-feira, dia 22, há uma sequência de afirmações equivocadas. Primeiramente, a TV Globo jamais colocaria em risco a saúde de qualquer profissional seu como tampouco de qualquer participante de seus programas. Não apenas pelo respeito às pessoas, mas por todas as demais premissas que norteiam as ações da emissora. Em momento algum a TV Globo se negou a dar notícias sobre a participante citada no comentário; ao contrário, esclareceu exatamente o ocorrido a todos que procuraram a emissora.

Tampouco é verdadeira a informação publicada na matéria "Marcelo conquista a segunda liderança do BBB" sobre a possibilidade de ter ocorrido algum problema nos sensores. O apresentador do Big Brother Brasil, Pedro Bial, informou aos participantes do reality, antes do início da prova do líder nesta quinta-feira, dia 21, que eles deveriam se mexer muito pouco, porque qualquer trepidação da cabine acionaria um sensor que dispararia o alarme eliminatório. Não houve falha no sensor do alarme nem infração por parte dos participantes, apenas movimentos que acionaram ou não o alarme da prova.

Por fim, queremos ressaltar que a emissora está sempre aberta a todo tipo de crítica construtiva, pois respeitamos a diversidade de opinião. No entanto, repudiamos as declarações ofensivas e sem fundamento que a Folha On Line [sic] vem reiteradamente dirigindo ao programa e ao seu diretor, pois acreditamos que tal virulência descabida não é compatível com um veículo de comunicação que, sabidamente, tem o compromisso com a boa informação.

Nenhum comentário: