sábado, 23 de fevereiro de 2008

cONTROLE A RAIVA, COMA GRÃOS INTEGRAIS, USE MENOS O CELULAR E COCHILE POR 6 MINUTOS!

Uso excessivo de celular pode aumentar risco de câncer raro, sugere estudo Usar frequentemente o celular e por um longo período de tempo pode aumentar o risco de câncer da glândula salivar, de acordo com um estudo da Universidade de Tel Aviv, em Israel. Avaliando o tempo e a freqüência de uso dos aparelhos entre 500 israelenses que tiveram a doença e 1,3 mil pessoas saudáveis, os pesquisadores observaram que aqueles que usavam o telefone por muitas horas de um lado da cabeça tinham 50% mais probabilidade de ter desenvolvido o tumor raro. Apesar de outras pesquisas até maiores do que essa contradizerem os resultados, os autores defendem que a exposição, em longo prazo, à radiação emitida pelos celulares pode oferecer riscos à saúde, principalmente em áreas rurais, onde os aparelhos, por causa do sinal mais fraco, emitem mais radiação para funcionar.

Componente da maconha alivia sintomas da fibromialgia em pesquisa
Pacientes com fibromialgia, doença incurável, tiveram significativas reduções na dor e ansiedade com o uso de uma droga sintética derivada da maconha chamada nabilona, segundo estudo publicado no “The Journal of Pain”. A Fibromialgia é marcada por dor muscular e articular, e as estratégias para lidar com a doença são baseadas no controle da dor. No estudo da Universidade de Manitoba, no Canadá, quarenta pessoas foram divididas em dois grupos – um que tomava a droga, e outro que tomava placebo –, e avaliadas após quatro semanas. E os resultados indicaram significativas reduções na dor e ansiedade dos pacientes tratados com o composto canabinóide, que é permitido no Canadá para tratamento de náusea e vômito durante tratamento quimioterápico. O problema é o preço: cerca de US$ 4 mil por ano.

Consumo de grãos integrais ajuda a reduzir gordura abdominal e inflamações

A redução no consumo de calorias ajuda a perder peso, porém, quando ela é acompanhada de um maior consumo de grãos integrais, há maior redução na gordura abdominal e nos níveis de uma proteína inflamatória no sangue chamada de proteína C reativa (PCR). Essa foi a conclusão de um estudo realizado nos Estados Unidos com 50 pessoas que apresentavam síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco para doenças cardiovasculares, como gordura abdominal e pressão alta. Todos os participantes tiveram que cortar o consumo de calorias por 12 meses, mas apenas metade deveria consumir grãos integrais. No final, todos haviam perdido de 3,5 a 4,5 kg de peso, mas aqueles que consumiram alimentos integrais perderam mais gordura abdominal e tiveram uma significativa redução nos níveis de PCR, que ficaram inalterados nos que continuaram comendo alimentos feitos de farinha

Estudo liga consumo de fibras a derrames menos graves e melhor recuperação

Pesquisadores norte-americanos descobriram que a quantidade de fibras que comemos pode afetar a severidade de um derrame e as chances de recuperação. Avaliando 50 vítimas de derrame, os especialistas do Hospital Geral de Massachussetts observaram que, quanto mais fibras eles comiam, menos severo era o derrame e maiores as chances de voltarem rapidamente a realizar as atividades diárias. Porém, os resultados não indicam esses benefícios com o consumo de fibras solúveis – aveia, feijão, ervilha, frutas e vegetais. O consumo total de fibras e das insolúveis – trigo integral e farelo de trigo, grãos integrais, e casca de frutas e legumes – foram relacionadas a uma menor pressão sangüínea, menor peso e, consequentemente, derrames menos graves e de recuperação mais rápida.

Controlar a raiva ajuda a acelerar a cura, diz estudo

Um estudo da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, sugere que pessoas que controlam o sentimento de raiva se recuperam mais rapidamente de ferimentos e até de cirurgias. Os resultados indicam que o estresse provocado pela raiva tem influência direta na velocidade de restabelecimento do organismo. Avaliando 100 pessoas, os pesquisadores observaram que os participantes de “cabeça quente” tinham quatro vezes mais chances de demorar mais de quatro dias para curar um ferimento no braço. No estudo, os voluntários com pouco controle da raiva, avaliado através de um questionário, produziram altos níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que, segundo os autores, pode atrasar a cura, aumentando a chance de infecção.

Cochilo de seis minutos pode ajudar a memória, diz estudo

Mesmo cochilos de poucos minutos podem ser benéficos para a memória, segundo estudo da Universidade de Dusseldorf, na Alemanha. Na pesquisa, os voluntários que tiveram seis minutos de sono conseguiram se lembrar melhor das palavras em testes de memória. De acordo com os autores, esse cochilo rápido poderia iniciar o processamento da memória no cérebro, que seria mantido independente do tempo em que a pessoa fica acordada. Porém, dezenas de outros estudos indicam que o processamento de memórias ocorre durante o sono profundo, que normalmente não começa antes de 20 minutos de sono. Por isso, especialistas sugerem cautela em relação às descobertas da pesquisa alemã.

Nenhum comentário: