quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Organize seu guarda-roupa

A especialista em organização Cristina Papazian, traz dicas exclusivas para você arrumar seu guarda-roupa. Com as sugestões, com certeza o ferro ficará guardado por muito mais tempo.

CALÇAS

Para ganhar espaço, pendure as calças em cabides de saia, sempre com o ganho do cavalo virado para o fundo do guarda-roupa. Deste modo, o tecido não fica com marcas indesejáveis feitas pelo cabide.

Uma dica:
Prefira cabides com hastes curtas para pendurar as calças, assim o acessório evitará que a roupa amasse. Lembre-se também de colar, em sua haste, bolinhas de feltro para evitar que elas escorreguem.

Agora, se você acompanha a moda do jeans, a dica é não colocá-las em cabides. Por fazerem muito volume, a melhor opção é dobrá-las.


SAIAS E BERMUDAS

Para facilitar o manuseio sem comprometer a qualidade da roupa, pendure no máximo duas peças de cores similares, preferindo presilhas cromadas, pois as de plástico se afrouxam com o tempo.

Uma dica:
Para que a roupa não fique marcada, cole um pedaço de silicone ou feltro na parte interna dos pregadores.

Mas, se você for pendurar uma frente-única, um corselet ou um tomara-que-caia, pendure-os de cabeça para baixo no mesmo tipo de cabide.


TAILLER, TERNO E CONJUNTO

Conserve as peças dos conjuntos juntas e em cabides com prensa. A dica é prender a calça ou a saia pela cintura.




BLASER, CASACO E JAQUETA
Para amenizar os vincos, utilize em cabides cromados obreiras de plástico removíveis e, para ajudar a não marcar ou vincar a roupa, cole espumas nas laterais do cabide e lembre-se: não é o cabide que marca a roupa, mas sim o peso dela
VESTIDO, BLUSA E CAMISA
Em cabides forrados – iguais aos de criança -, a roupa de tecido fino ou fluido fica bem conservada e não escorrega. Quando os cabides tiverem rebaixos nos ombros, utilize-os para guardar peças com alças como vestidos, camisolas e blusas. Já os sem rebaixos, use para camisas.

Uma dica: Prefira os modelos com formato de boomerang, pois facilita o manuseio.


CINTO, LENÇO,ENCHARPE E GRATAVA


Você acha impossível pregar um cinteiro na parede? Então opte por um cabide para cintos com ganchos que acomodam mais de uma peça.
Lembre-se: Os cintos de couro, quando dobrados, podem ficar marcados, por isso não esqueça de pendurá-los. Assim também deve ser com as gravatas que, além de facilitar o manuseio, elas não amassam quando dispostas nos cabides. Mas, claro, se a quantidade de gravatas for grande, separe os modelos e pendure em cabides diferentes.
Uma dica: Cabide de gravata pode ser usado para dispor colares. O encharpe ou lenço de seda ficam melhores se pendurados em cabides apropriados, pois ocupam menos espaço e são mais fáceis de manusear, principalmente quando dispostos na mesma direção.

Outros toques:
- Cabides cromados otimizam o espaço, são mais resistentes e podem ser usados sem perigo de ferrugem.

- Cabides de madeira são ideais para closet amplo e peças estruturadas.

- Cabides com ganchos central, que permite pendurar outros dois cabides iguais, são modelos excelentes para aproveitar pequenos espaços.

Fuja: das capas plásticas, que abafam e mofam as roupas.
Cristina Papazian é especialista em organização

Nenhum comentário: