sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Beth Goulart e Guilherme Leme interpretam "Quartett" em São Paulo

O espetáculo "Quartett" estréia nesta sexta-feira (22), no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo. Com Beth Goulart e Guilherme Leme no elenco, o texto foi escrito pelo dramaturgo alemão Heiner Müller (1929-1995), inspirado no romance "As Ligações Perigosas", do escritor francês Chordelos de Laclos (1741-1803).

"A peça conta a história de dois amantes que se conhecem muito bem. Eles são membros da elite de seu país e se divertem manipulando as pessoas. Os dois têm um pacto de brincar com os outros, mas não podem se apaixonar por ninguém", conta Beth à Folha Online.

Divulgação
Guilherme Leme e Beth Goulart na peça Quartett Crédito: Divulgação
Guilherme Leme e Beth Goulart interpretam texto do dramaturgo alemão Heiner Müller

"As Ligações Perigosas" foi escrito em 1782 e ganhou versão cinematográfica em 1988, com Glenn Close, John Malkovich e Michelle Pfeiffer. A tradução da peça para o português e a adaptação foram feitas pelo filho de Beth, João Gabriel Carneiro, de 24 anos. A direção é assinada por Victor Garcia Peralta.

"Estou muito orgulhosa do João Gabriel. Essa é a primeira adaptação dele. Deu tão certo que, atualmente, ele está adaptando Otelo, de Shakespeare, para o Diogo Vilela interpretar", revela a atriz.

A encenação brasileira mostra um casal que se agride, apesar de se amar. Beth Goulart é Madame Merteuil e Guilherme Leme vive Velmont. Eles moram um apartamento de uma grande cidade, de onde vêem o tempo passar. O texto aborda sentimentos como a vaidade, a paixão e a vingança.

"Estreamos em novembro de 2006, no Rio. Já passamos por Brasília, Curitiba e sete cidades do Rio Grande do Sul, antes de chegar a São Paulo", revela Beth. "Só tivemos que parar de fevereiro a novembro do ano passado, por conta da minha participação na novela", conta. Ela se refere ao trabalho em "Paraíso Tropical", novela de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, na qual fez fez sucesso com a personagem Neli.

Filha de Nicette Bruno e Paulo Goulart, Beth confessa que está feliz em atuar na mesma cidade onde os outros integrantes da família também estão em cartaz: "Meus pais estão no Teatro Renaissance, com 'O Homem Inesperado'; meu irmão [Paulo Goulart Filho] está em cartaz no Teatro Augusta, com 'Adoráveis Sem Vergonhas', que é dirigida pelo Guilherme Leme; e minha irmã [Bárbara Bruno] dirige 'Santo Parto', no Teatro dos Satyros", propagandeia.

Segundo a atriz, não há competição entre pais e filhos pelo público. "Em teatro não tem competição. Cada um torce e indica a peça do outro para seu público, no final. Somos uma grande família do teatro", finaliza.

"Quartett"
Quando: de quinta à sábado, às 19h30; domingo, 18h (até 20 de abril)
Onde: Centro Cultural Banco Brasil (r. Álvares Penteado, 112, centro, São Paulo - tel. 0/xx/11/3113-3651)
Quanto: R$ 15

Nenhum comentário: