terça-feira, 8 de julho de 2008

União Civil/Casamento Gay

Muito antes de se falar em união civil entre homossexuais, e antes mesmo que as suspeitas a respeito da orientação sexual de A ou B se generalizassem no cotidiano e nas conversas, uma forma de sacramentar a ligação entre pessoas do mesmo sexo era comum no âmbito do culto cristão.

É o que leio em The Philosophy of Friendship, de Mark Vernon, doutor em Filosofia e ex-sacerdote anglicano. Vernon conta, por exemplo, que na igreja dos Dominicanos em Constantinopla pode-se ver o túmulo de Sir William Neville e de Sir John Clanvowe.

Os dois morreram em 1391 e foram enterrados juntos. Dois elmos de cavalaria estão sobre o túmulo, como se unidos num beijo. Isso, na época, era sinal de que ambos eram "irmãos jurados". O beijo dos elmos representa o "beijo da paz" trocado na missa, antes da comunhão. Esse tipo de beijo marcava uma conexão divinamente sancionada entre dois amigos. Ou amigas: Anne Lister e Ann Walker trocaram esse beijo, na Páscoa de 1834, rezando para terem "uma união feliz", que "fosse tão boa como um casamento".

Na capela do Christ´s College, de Cambridge, há um túmulo compartilhado por John Finch e Thomas Baines, datado de 1682. Tem uma inscrição.

"Para que aqueles que durante a vida fundiram seus interesses, fortunas, conselhos, e mesmo almas, possam do mesmo modo, na morte, ao menos fundir suas sagradas cinzas."

Questões de herança, aposentadoria e plano de saúde não estavam previstas. Quanto ao resto da vida terrena, não se sabe.
Mais sobre o assunto pode ser encontrado no livro The Friend, de Alan Bray (Chicago, 2003).
Só para registro e/ou lembrete, na Igreja Católica ainda há as histórias dos relacionamentos entre São Sérgio e São Dimas e entre Santa Perpétua e Santa Felicidade (mais detalhes: Google e Wikipedia). Não é de hoje não, então. Mas fiquemos felizes: a igreja já disse que se pode ficar juntinhos, lado a lado, como irmãos, desde que não exista sexo. Já não é um avanço e tanto!?... Rssssssssss. Ósculos santos para vocês!

Nenhum comentário: