segunda-feira, 7 de julho de 2008

Radicais jogam ovos e garrafas em manifestantes durante Parada do Orgulho de Budapeste

Ataques homofóbicos marcaram a Parada do Orgulho Gay de Budapeste, na Hungria, que aconteceu no último sábado, dia 5 de julho. Durante o evento um grupo de radicais homofóbicos lançou bombas, ovos e garrafas no público e nos policiais ali presentes, assim como destruiu diversos carros pelas ruas da cidade.

Ao total 45 pessoas foram presas, cinco ficaram feridas e três políticos do país que participaram do desfile também foram perseguidos após serem reconhecidos pelos radicais. Entre eles estavam a deputada Katalin Lévai e o ex-secretário de Estado Gábor Szetey, que há um ano assumiu a sua homossexualidade.

Os ataques aos homossexuais da cidade começaram na semana anterior a Parada, quando foi jogado um coquetel molotov no bar gay Action. Já na noite do dia 3 de julho uma sauna gay em Budapeste sofreu um atentato quando quatro coquetéis molotov foram lançados ferindo várias pessoas.

Essa não foi a primeira vez que os homossexuais húngaros foram alvo de ataques homofóbicos. Durante a Parada de Budapeste de 2007 o público também foi recebido com bombas e ovos. Além disso, os protestos dos conservadores aumentaram muito no país desde que o Governo aprovou em dezembro passado a parceria civil entre pares do mesmo sexo. Intitulado Ato de Parceria Registrada, a lei entrará em vigor a partir de janeiro de 2009 e dará aos casais gays alguns direitos já ofertados aos pares héteros casados formalmente.
Sauna gay em Budapeste é alvo de atentado a bomba

Uma sauna gay em Budapeste, na Hungria, sofreu um atentato na noite dessa última quinta-feira, dia 3 de julho, quando quatro coquetéis molotov foram lançados ferindo várias pessoas. Esse foi o segundo incidente em menos de uma semana em estabelecimentos de frequência homossexual - o bar gay Action também foi atacado com um coquetel molotov na sexta-feira passada, dia 27 de junho.

Em ambos os casos, os criminosos telefonaram antes de lançar os coquetéis e perguntaram se alguém estava no interior dos estabelecimentos. O primeiro ataque aconteceu poucos dias depois que um site – hospedado fora da Hungria – publicou uma lista de bares gay na cidade. O atentado ocorreu durante o festival LGBT que aconteceu dias antes da Parada do Orgulho, no dia 28 de junho, em Budapeste.

A final do concurso Mr. Gay Europa, que termina nesta sexta-feira, dia 4, também foi afetada pela onda de violência e teve um reforço no policiamento para garantir a segurança dos vinte representantes que vieram de diferentes países da Europa.

Nenhum comentário: