segunda-feira, 7 de julho de 2008

Mais de um milhão de pessoas participam da Parada do Orgulho LGBT de Madri

A Parada do Orgulho LGBT de Madri, na Espanha, reuniu mais de um milhão de pessoas – um dos maiores números registrados na Europa em 2008 - nesse último sábado dia 05 de julho. O tema escolhido pela organização foi "Visibilidade lésbica se escreve com V", seguindo uma tendência mundial para os protestos deste ano.

Os organizadores da Parada, o grupo Cogam, calculou em 1,1 milhão o número de participantes da marcha, que foi liderada pela ministra de Igualdade espanhola, Bibiana Aído. Segundo ela, mais de 150 ônibus vieram de diferentes cantos do país para a festa na capital. O trajeto foi da Plaza de La Independencia até a Plaza de España e foi marcado por muitos participantes em trajes de banho e fantasias.

A ministra assegurou, no início da marcha, que o evento se tratava de "fazer em voz alta uma aposta pela diversidade e igualdade". "Hoje é um dia de direitos dos cidadãos", afirmou. A Parada foi concluída com a leitura do Manifesto do Orgulho Gay, no qual membros de várias associações de gays e lésbicas sublinharam que "hoje era o seu dia".

Nenhum comentário: