sábado, 7 de junho de 2008

Mais de 20 mil contribuintes serão convocados pela Receita Federal

Segundo a Agência Brasil, a partir da próxima segunda-feira (09), 22 mil contribuintes, entre pessoas físicas e empresas, cujas movimentações financeiras são incompatíveis com os rendimentos declarados, serão convocados para prestar esclarecimentos à Receita Federal. Depois de intimados, os contribuintes terão um prazo para contestar as acusações.

A assessoria de imprensa da Receita Federal não confirma os números e diz que mais informações serão divulgadas na tarde desta sexta-feira (06). Esta é a segunda fase da Enaf (Estratégia de Fiscalização da Receita Federal), a primeira ocorreu em março e foram investigados cerca de 30 mil contribuintes suspeitos de sonegar informações sobre seus rendimentos, em declarações nos últimos cinco anos.

Além disso, em torno de sete mil pessoas físicas que não haviam apresentado declaração de imposto de renda também foram investigadas.

Informações

A Receita federal obteve informações dos contribuintes a partir de dados da extinta CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira). Com o fim do imposto, os dados virão por meio do Dimof (Declaração de Informação Sobre Movimentação Financeira).

Estes dados serão fornecidos semestralmente pelos bancos e serão referentes às movimentações de pessoa física que excedam R$ 5 mil ou de empresa que ultrapassem R$ 10 mil.

Nenhum comentário: