terça-feira, 10 de junho de 2008

“Crônicas de Nárnia 2” bate Sex and The City e lidera pela 2ª semana

A adaptação cinematográfica da série exbida pela HBO estreou na terceira posição das bilheterias do fim de semana, que só teve uma estréia brasileira

Um lançamento grande, um médio e três pequenos. Assim foi o fim de semana (06 a 08) que apresentou “As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian” na liderança das bilheterias. O filme teve público de 293.920 mil espectadores, de acordo com números da Nielsen EDI. Distribuída pela Disney, a continuação da série baseada na obra de C.S. Lewis também esteve, na semana passada (data de estréia), no topo do ranking. Em duas semanas em cartaz, acumula público de 903.704 mil e está perto de figurar entre as dez maiores bilheterias do ano.

“Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”, da Paramount, manteve-se, pela segunda semana consecutiva, na segunda posição. Após três semanas em cartaz, acumula público de 1.956.205 milhão, que lhe dá o posto de quarta maior bilheteria do ano.

Maior lançamento do fim de semana com 144 cópias, “Sex and The City: O Filme”, da PlayArte, ficou na terceira posição, com 171.622 mil. Nos EUA, a adaptação cinematográfica para a série da HBO, teve ótima abertura, arrecadando cerca de US$ 55 milhões. “Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto”, da Europa, teve o segundo melhor desempenho entre as estréias, levando aos cinemas 15.368 mil espectadores.

Enquanto isso, “Homem de Ferro”, há seis semanas em cartaz, vai se consolidando como o maior sucesso de bilheteria dos cinemas no Brasil. O filme, da Paramount, já alcançou a marca de 2,6 milhões de espectadores, à frente dos 2,2 milhões de “Eu Sou a Lenda” (Warner) e dos 2,1 do brasileiro “Meu Nome Não é Johnny” (Sony).

Três lançamentos pequenos

O fim de semana também teve três filmes com lançamento pequeno. Um deles é o brasileiro “Valsa para Bruno Stein”, da Panda Filmes, que entrou apenas em Porto Alegre e teve público de 3.577 mil, de acordo com dados da Filme B. O filme estréia em São Paulo e Rio na próxima sexta (13/06).

O documentário cult “Joy Division”, lançado pela Pandora e Daylight, está em apenas três salas e teve público de 749 pessoas. A terceira estréia minúscula do fim de semana foi “Armênia”, de Robert Guédiguian, diretor duas vezes indicado ao Urso de Ouro em Berlim e uma vez à Palma de Ouro em Cannes. O filme, distribuído pela Imovision, está em apenas uma sala e teve público de 2.854 mil.

“A Quase Verdade”, há duas semanas em cartaz, está apresentando bom desempenho nas bilheterias. Distribuído pela Pandora em apenas uma sala, acumula 7.150 mil espectadores. Na mesma faixa está o brasileiro “Bodas de Papel”, de André Sturm. Também da Pandora, atingiu a marca de 10.243 mil espectadores e tem o melhor desempenho de bilheteria entre os filmes nacionais que estrearam em maio.

Paramount lidera market share

Colhendo os resultados de “Homem de Ferro” e “Indiana Jones”, a Paramount segue liderando o market share entre as distribuidoras, de acordo com números da Filme B. Este fim de semana, respondeu por 31,4% da renda. A Disney aparece em segundo graças a “Crônicas de Nárnia 2”, com 30%.

A PlayArte, que não figurava entre as líderes há algum tempo, aparece em terceiro, resultado integralmente devido à estréia de “Sex and The City: O Filme”. A distribuidora responde por 21,1%. A Sony aparece em quarto com 9,1%. O restante das distribuidores dividem 8,4%.

Nenhum comentário: