segunda-feira, 9 de junho de 2008

Curso ensina a taxistas opções de passeios em São Paulo para levar turistas

Para o turista rico, passeio na rua Oscar Freire ou no shopping Iguatemi, com uma parada para almoçar no Famiglia Mancini. Já o que não quer gastar muito pode ser levado para fazer compras no Brás ou no Bom Retiro e depois comer no C... Que Sabe. Depois, outra parada, agora na Pinacoteca. Ou no Masp. Ou no MAM.
Esses são alguns dos roteiros que cerca de 250 taxistas aprenderam no curso gratuito de capacitação turística para taxistas, oferecido no Senac pela SPTuris, pela prefeitura e pelo governo federal.
Na sexta-feira, os motoristas se reunirão na sede da Prefeitura de São Paulo para receber o diploma e um adesivo para colar no carro identificando que eles participaram do projeto.
A capacitação foi de março a maio, em cinco encontros de três horas cada um.

Menores
No conteúdo, temas como perfil do turista, atendimento ao cliente, roteiros, informações turísticas sobre a cidade e turismo sustentável -que trata da importância de o taxista não contribuir com o abuso sexual infantil.
"Se um homem suspeito quiser entrar no táxi com um menor de 18 anos, o taxista não deve aceitar e pode até fazer uma denúncia anônima", diz Denise Torello Viera, consultora e professora do curso.
O principal, segundo o aluno Deoclesio Capelato, 55 anos e taxista há 34, foi ter aprendido a entender o perfil do turista. "Agora sei que tipo de programa indicar para diferentes turistas", diz ele. "E tenho mais preparo, vou mostrar o lado bom da cidade."
Além das aulas, com debates e atividades como dinâmica de grupo, os alunos receberam um CD com expressões como "bom dia" em outras línguas.
Segundo Caio de Carvalho, presidente da SPTuris (empresa de promoção turística e de eventos do município) -um dos órgãos que organizam o curso-, o projeto é fundamental. "Este é o nosso slogan: "Turista bem tratado volta acompanhado'", diz. "São Paulo recebe eventos de todos os tipos, Parada Gay, São Paulo Fashion Week... e tem a Copa do Mundo [2014]. Temos que estar preparados para receber bem."
Até setembro, ainda deverá haver outras 80 turmas, que formarão 4.000 taxistas.
O projeto custa R$ 498 mil, pagos pela prefeitura e pelo governo federal. Qualquer taxista interessado pode se inscrever

Nenhum comentário: