quinta-feira, 26 de junho de 2008

Marta fecha coligação em SP; Aldo será vice

A ex-ministra de Turismo Marta Suplicy (PT) fechou oficialmente acordo com o chamado "bloquinho" e terá o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) como vice na chapa que concorrerá à prefeitura de São Paulo.

O anúncio oficial da coligação acontece nesta sexta-feira (27). O acordo, que vinha sendo costurado durante a semana, foi finalizado integrando PC do B, PSB, PDT e PRB. No domingo, a convenção do PT oficializa a candidatura.

O PSB foi o último a fechar apoio. O partido cogitava a candidatura própria da deputada e ex-prefeita da capital Luiza Erundina, que cresceu na última pesquisa. Passou de 3% para 7%.

Em entrevista ao UOL, Erundina desabafou e afirmou que foi "vetada" pela direção nacional do partido nas duas vezes em que tentou entrar na corrida eleitoral em São Paulo. A ex-petista governou a cidade entre 1989 e 1992.

"Não fui nem informada disso (negociações finais com o bloquinho). Estou sabendo pela imprensa. Pelo menos esperava que essas coisas pudessem ser conversadas", criticou.

Pesquisa
Marta aparece com 31% das intenções de voto em pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta (25). O tucano Geraldo Alckmin, que lançou candidatura no domingo (22), aparece com 25%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo, os dois estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparece o prefeito Gilberto Kassab (DEM), com 13%, o deputado federal Paulo Maluf (PP), com 8%, Luiza Erundina (PSB), com 7%, e Paulinho da Força (PDT), que detém 2% dos eleitores da capital. Os demais candidatos não obtiveram mais que 1% da preferência.

A pesquisa do Ibope foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo).

Nenhum comentário: