segunda-feira, 9 de junho de 2008

Trama e efeitos de "O Incrível Hulk" garantem diversão

Depois de assistir à versão de Louis Leterrier para "O Incrível Hulk", a pergunta que fica martelando na cabeça é: por que a editora Marvel não resolveu tomar conta da ida de seus personagens para o cinema antes? A Marvel Studios esteve envolvida nos projetos de "Homem Aranha", "X-Men" e "Quarteto Fantástico", para citar apenas alguns títulos, mas foi só em "Homem de Ferro" que realmente tomou as rédeas da produção. E ao menos pelas duas investidas até agora - os filmes de Tony Stark e de Bruce Banner - os fãs só têm a agradecer.

Reprodução
Estrelado por Edward Norton...
Reprodução
...longa-metragem explica origem...
Reprodução
...do herói verde esmeralda.
VEJA FOTOS DO FILME
TRAILER LEGENDADO
"O Incrível Hulk" mostra, já na sequência de abertura, a origem do herói, quando Bruce Banner (papel de Edward Norton) conduz testes em si próprio com os raios gama e as coisas acabam por sair do controle. Assim, os primeiros minutos do filme garantem um cenário bastante conhecido para os brasileiros: a região da favela de Tavares Bastos, no Rio de Janeiro, onde o protagonista se refugia na tentativa de controlar seus impulsos de raiva que fazem com que se transforme no Gigante Esmeralda.

A equipe de produção passou algum tempo no País em novembro de 2007 e, apesar de mesmo assim ter deixado passar alguns erros (na empresa de bebidas em que Banner trabalha há quem fale "portunhol" e é possível notar uma placa de carro em que se lê 'Brasil' onde normalmente haveria a sigla do estado e a cidade do veículo), é fácil notar o fascínio que o labirinto de ruas e casas causou nos estrangeiros. Cada detalhe da região é valorizado na trama - dos becos à agência de correio, passando pela camaradagem do povo.

É ainda em terras verde-e-amarelas que Hulk mostra seu poder pela primeira vez, mesmo que ainda não completamente. Nesse meio tempo também já se pode notar que o caráter do soldado Emil Blonsky (interpretado por Tim Roth), recrutado especialmente para a missão de trazer de volta aos EUA o personagem, é duvidoso. É ele que, assim como o protagonista, vai se submeter aos testes do general "Thunderbolt" Ross (William Hurt) para se tornar um soldado com mais poderes do que qualquer humano.

Também não demora para que outros personagens dos quadrinhos dêem as caras na produção, como Betty Ross (Liv Tyler), filha do general e ex-namorada de Banner; Leonard Samson (Ty Burrell) e Samuel Sterns (Tim Blake Nelson). Aliás, citações não faltam no filme, com direito a menção das indústrias Stark e de Nick Fury, além da presença de Lou Ferrigno - que interpretava o herói verde na série de TV - e da sempre esperada participação do criador do personagem nos quadrinhos, Stan Lee (uma das mais bacanas entre todos os filmes baseados em sua obra até agora).

Como esperado, a produção usa muitos efeitos especiais para dar credibilidade à força de Hulk e do Abominável. Espere muitas explosões, prédios ruindo e o chão tremendo.

O crossover do título com "Homem de Ferro" acontece quase nos últimos minutos da trama (não é necessário esperar pelo fim dos letreiros desta vez), e é suficiente (assim como a sequência no laboratório de Sterns) para deixar quem leu as HQs do personagem com água na boca na espera da continuação

Nenhum comentário: