terça-feira, 24 de junho de 2008

Cenário: controversas, mudanças no PGO sofrem bombardeios

A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de separar as operações de telefonia fixa e banda larga em duas empresas distintas promete muito debate no setor de telecomunicações. A sugestão faz parte do novo plano geral de outorgas, que divide o País em áreas de concessões de telefonia fixa. O texto ficará em consulta pública até 17 de julho, mas algumas instituições trabalham para estender o prazo.

Para as teles independentes e entidades de defesa ao consumidor, a separação de ativos facilita a entrada de novos prestadores de serviço no mercado de telefonia. Eles justificam que a medida dá mais transparência às contas das unidades de telefonia fixa e internet, o que reprimiria a cobrança de preços abusivos pelo aluguel das redes das concessionárias.

Alguns especialistas acham que é ilegal manter telefonia fixa e banda larga na pessoa jurídica da concessionária, pois poderia permitir o financiamento da banda larga, que é um serviço privado, com dinheiro da telefonia fixa, um bem público. Leia mais no cenário de TI e Telecom.

Nenhum comentário: