segunda-feira, 30 de junho de 2008

Carla Regina será a Rainha das Formigas em "Os Mutantes"

Divulgação

Carla Regina será a Rainha das Formigas

Carla Regina será a Rainha das Formigas

Carla Regina assinou contrato com a Record e já tem destino certo na emissora. A atriz se reúne hoje com a produção de "Os Mutantes" para acertar os últimos detalhes de sua nova personagem na trama. Ela entra na história como a Rainha das Formigas. "Ela é uma mutante que tem o lado sensual muito forte, mas ainda não sei com quem ela contracena", adianta a atriz, cuja personagem deve entrar na trama no capítulo do dia 7 de julho

OS MUTANTES

Gabriela conta a Marta o que sabe sobre Valente. Marta fica intrigada e quer descobrir por que Fredo quer matá-lo. Janete tem visão de Juli e Samira com os bebês e diz que Maria vai fazer mal a eles. A Liga do Bem sai em direção ao laboratório para tentar salvar os bebês. A família Mayer brinda com a última garrafa de champagne e fica inconformada com o fato de em breve ficar na miséria. Nati vira vampira, mas tenta se controlar. Telê capta através de ondas telepáticas que Meduso foi preso pelo Depecom. Juli sai para cela e Samira se aproxima dos berços. Samira absorve os poderes dos bebês e diz que agora poderá destruí-los. Juno se comunica com Bianca e avisa que Samira irá atacá- la e Lúcio. Bianca e Leonor se desesperam e gritam por socorro. Marcelo resolve que quer uma segunda opinião médica e diz que a clínica lhe desperta lembranças. Ele lembra que já havia estado na clínica antes. Marcelo lembra do rosto de Maria e diz que ela é o amor de sua vida.

sábado, 28 de junho de 2008

"É melhor deixar falar", diz Galisteu sobre amizade com Ana Carolina

A apresentadora Adriane Galisteu levou o cardiologista da família a tiracolo no show de Ana Carolina, no sábado (7). Ela foi conferir a apresentação da cantora logo após visitar o hospital onde a mãe, Emma, está internada.
Folha Imagem
Galisteu diz que não responde
Galisteu diz que não responde "nem que sim nem que não" sobre saídas com Ana Carolina

Galisteu diz não se importar com a curiosidade envolvendo sua amizade com a cantora, que é gay. "Tem determinados assuntos que são tão delicados que é melhor deixar falar. Não tô ligando para responder nem que sim nem que não. Não quero espanar uma coisa tão bacana de uma amizade [com Ana Carolina]", afirma.

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Globo se precipita e passa "recibo", diz Record sobre suposto espião

A Record rebateu o comunicado da TV Globo divulgado hoje (26) sobre um suposto espião que passava informações confidenciais da emissora carioca para um funcionário da concorrente.

Rogério Soares/Folha Imagem
Projac (Projeto Jacarepaguá), centro de produção da Globo, tem 1,65 milhão de m2 e 6.000 funcionários
Projac (Projeto Jacarepaguá), complexo de estúdios da TV Globo próximo ao RecNov, tem 1,65 milhão de m2 e 6.000 funcionários

Segundo a Record, a Globo tomou uma atitude "precipitada" e "passou um recibo oficial" sobre sua preocupação com o crescimento da emissora de Edir Macedo.

Nesta quinta-feira (26), a Central Globo de Comunicação enviou uma notificação extrajudicial para a Record sobre uma possível ação de espionagem do canal. A Globo divulgou uma nota oficial para a imprensa revelando o episódio, sem informar a identidade do suposto espião.

Segundo o informe da Globo, um de seus funcionários "foi desligado da empresa por ter divulgado", por meio de seu e-mail corporativo, "informações sigilosas" da emissora carioca. A Folha Online apurou que o profissional demitido trabalhava na área industrial de confecção de figurinos e cenários para novelas da Globo.

Atualmente, os dois canais travam sucessivas batalhas pela audiência. Desde a conquista da vice-liderança, a Record reforça sua programação e seu elenco de artistas e técnicos visando destronar a Globo.

Os complexos de estúdios das duas emissoras (Projac e Recnov) ficam próximos, em Jacarepaguá (zona oeste do Rio). O Projac (Projeto Jacarepaguá), centro de produção da Globo, tem 1,65 milhão de m2 e 6.000 funcionários. O da Record chama-se RecNov (Record Novelas), tem 200 mil m2 e 2.000 funcionários --e já chegou a ser apelidado pejorativamente de "projeca".

Comunicado

Leia a resposta da Record ao comunicado da Globo na íntegra.

"Em resposta ao comunicado enviado pela TV Globo à imprensa, é importante esclarecer que:

1. Até o presente momento a Record não foi notificada e desconhece o teor do documento;
2. A Record não pode ser responsabilizada pela "suposta" atitude de um funcionário da TV Globo, que por sua conta e risco, teria enviado um e-mail para um "suposto" profissional desta emissora;
3. Ao expor uma situação de caráter interno e criar uma "novela" sobre a queda do funcionário, a TV Globo adotou uma atitude precipitada e sem fundamento envolvendo indevidamente o nome da Record;
4. O comunicado enviado à imprensa evidencia que a TV Globo passou um 'recibo oficial' sobre a sua preocupação com o crescimento da Record.

São Paulo, 26 de junho de 2008.

Central Record de Comunicação
Rede Record"

Executivos da Globo dizem que "Os Mutantes" é o problema de "A Favorita"

Apesar de "A Favorita" registrar a mais baixa audiência de todas novelas das oito, a cúpula da Globo demonstra confiança na trama de João Emanuel Carneiro, informa o colunista Daniel Castro, na coluna Outro Canal publicada na Folha desta sexta-feira (27), que está nas bancas.
Divulgação
Patrícia Pillar e Claudia Raia - A Favorita
Patrícia Pillar e Claudia Raia são as protagonistas de "A Favorita"

O conteúdo completo da coluna Outro Canal está disponível apenas para assinantes do UOL e da Folha.

Segundo a coluna, a cúpula global é otimista em relação à trama. "A novela é excelente e terá um futuro de sucesso", aposta Octavio Florisbal, diretor-geral da emissora.

Ainda de acordo com Daniel Castro, Florisbal acredita que, a exemplo das duas últimas novelas das oito, "A Favorita" crescerá a partir da quinta semana, superando os 40 pontos.

Em Porto Alegre e Belo Horizonte, já está bem acima disso, informa a coluna.

Reservadamente, executivos da Globo admitem que o problema de "A Favorita" é "Os Mutantes", da Record, que absorveu parte do público da emissora no horário, informa Daniel Castro

Aceitação da homossexualidade aumenta no Ocidente

Apesar de ser um dos assuntos morais mais sensíveis na sociedade moderna, a homossexualidade está conquistando espaço em detrimento dos tabus e discriminações, como pode-se perceber pela crescente legalização dos casamentos e outros tipos de união entre pessoas do mesmo sexo.

O Estado de Califórnia, com maior população nos Estados Unidos, celebrou na segunda-feira seu primeiro casamento gay, dois meses depois de o Supremo Tribunal anular a proibição em uma decisão histórica.

A Califórnia segue assim o exemplo do Estado de Massachusetts, o primeiro a permitir esse tipo de união.

A Holanda foi o primeiro país a adotar essa medida em abril de 2001, seguida pela Bélgica em junho de 2003, Espanha e Canadá em julho de 2005 e o Reino Unido em dezembro desse mesmo ano.

A África do Sul foi o pioneiro africano em 2006.

A Noruega, no início do ano, se somou a esse grupo de países, com uma lei que permite aos homossexuais se casar e adotar crianças.

O casamento entre pessoas do mesmo sexo na Espanha, um dos países mais ligados ao catolicismo motivou protestos do Vaticano, mas a medida promovida pelo governo socialista é apoiada pela maioria da população.

No Reino Unido, a Igreja da Inglaterra se nega a celebrar uniões gays.

Apesar de não permitir casamentos desse tipo, muitos outros países já aprovam uniões homossexuais para questões de impostos e de herança.

A Dinamarca foi o primeiro desse grupo a aprovar as "associações registradas" ou uniões civis, uma iniciativa adotada posteriormente em vários países nórdicos. A França reconhece a união entre dois adultos, independentemente do sexo, em seu Pacto Civil de Solidariedade (PACS).

Na Alemanha, o casal que vive junto possui direitos similares aos dos casados, exceto para questões fiscais e adoção. O mesmo caso se aplica em Portugal.

Nos Estados Unidos, Vermont e Connecticut aprovam as uniões civis, enquanto que em Havaí, Maine e Nova Jersey, o casal que vive junto possui os mesmos direitos que os casados.

A religião é geralmente o maior obstáculo nos países onde continuam proibidas as uniões homossexuais.

Apesar de uma tentativa liderada pelo anterior governo de Romano Prodi, na Itália, o novo gabinete do conservador Silvio Berlusconi descarta aprovar esse tipo de união, para evitar enfurecer o Vaticano e a Igreja Católica Romana.

Na Índia, a homossexualidade pode levar à prisão perpétua.

A China e a Rússia proíbem tais uniões, assim como o Japão, apesar de em alguns casais conquistarem direitos nesses países.

Conheça o dorama que conquistou os gays japoneses

O que um jovem gay está comentando hoje no Japão? Com certeza, o final de "Last Friends" na semana passada, na Fuji TV, a Globo de lá. No Japão, a denominação de novela é drama, ou melhor, "dorama", como eles pronunciam. É semanal, dura três meses (11 capítulos, no máximo). A cada estação, estréia um novo dorama.

Divulgação
Fios vermelhos unem personagens de
Fios vermelhos unem personagens de "Last Friends", uma referência ao filme "Dolls"

"Last Friends" (ou "Rasuto Furenzu", como os japoneses falam) começou em abril (início da primavera por lá), às quintas-feiras, a partir das 22h, e virou um assunto obrigatório na comunidade gay. Logo no começo, o dorama mostrou um beijo entre duas meninas, provocando muita polêmica, já que no Japão ainda é tabu beijar ou mostrar emoções em público. Imagina com pessoas do mesmo sexo. As novelas japonesas, por exemplo, costumam mostrar beijos héteros bem discretos, selinhos, e só no último capítulo.

O dorama acertou em cheio o coração dos admiradores do gênero. Logo na abertura, "Last Friends" faz uma referência ao cultuado "Dolls" (2002), filme-chave do cineasta Takeshi Kitano: um fio vermelho que une os personagens, representando a união de uma pessoa com sua alma-gêmea, independentemente de sua orientação sexual.

A música de abertura ("Prisoner of Love") é interpretada por Utada Hikaru, uma das cantoras jovens mais populares do Japão, e embala o drama de Michiru, garota que sai da casa da mãe e vai morar com o namorado ciumento e controlador. Ela começa a sofrer violência doméstica, enquanto se envolve com Ruka, uma amiga de infância, de visual masculinizado, corredora de motocross, com trauma que a impede de se envolver com homens.

Durante as 11 semanas de exibição, criou-se no país uma divisão de torcidas. Os conservadores não queriam que Ruka se assumisse e ficasse com Takeru, enquanto a comunidade gay torcia pelo final feliz. A atriz Juri Ueno, que interpretou Ruka, arrasou no papel, que lhe exigiu cabelos curtos, e inspirou meninas, lésbicas ou não, a entender melhor os diversos caminhos de sua sexualidade. É realmente invejável ver a TV japonesa superando preconceitos seculares abordando temas que, em países como o Brasil, ainda esbarram na caretice e no medo da rejeição de telespectadores e anunciantes.

Parada Gay de Brasília terá participantes com camiseta do Exército

Brasília realiza a 11ª edição da Parada Gay neste domingo (29), a partir das 14h. Organizadores do evento pedem que participantes usem camisetas com a camuflagem do Exército.

O objetivo é protestar contra a prisão de um casal de sargentos gays. A Parada Gay de Brasília está marcada para ocorrer na altura da 108 Sul no Eixão.

A prisão dos sargentos do Exército Fernando de Alcântara de Figueiredo e Laci Marinho de Araújo, que assumiram relacionamento homossexual em reportagem de capa da revista "Época", provocou, nas últimas semanas, uma série de manifestações de rua.

Na última sexta-feira, foi realizada uma caminhada no Rio, em que manifestantes pediram a libertação dos militares. Houve ainda distribuição de flores e velas acesas.

"Foi apelação", diz mãe de modelo nu da SP Fashion Week

A administradora financeira Maria da Conceição da Silva Bezerra, 51, afirmou que a nudez de seu filho, o modelo amazonense Rodrigo Rothen, 20, durante o desfile da Rosa Chá na São Paulo Fashion Week, "foi apelação da grife".

Reprodução
Mãe de Rodrigo Rothen diz que nudez do filho na São Paulo Fashion Week
Mãe de Rodrigo Rothen diz que nudez do filho em desfile da SPFW "foi apelação"

Enquete: O que você acha do uso de modelos nus em desfiles de moda?

"Um dia antes do desfile, ele me disse que faria uma performance diferente. Eu lhe disse para tomar cuidado. Só fui ver o que era realmente nos sites, no dia seguinte", afirmou a mãe de Rothen à Folha Online.

"Ainda não caiu a ficha, ainda não entendi tudo que aconteceu depois do desfile. Eu não concordo e não aprovo. Acho que foi apelação da grife", disse.

Alexandre Schneider/Folha Imagem
Rodrigo Rothen toma banho de chuveiro na passarela da SPFW; modelo ganhou fama com nudez
Rodrigo Rothen toma banho na passarela da SPFW; modelo ganhou fama com nudez

Rothen se tornou um dos modelos mais consagrados desta edição da São Paulo Fashion Week, após sua aparição no desfile da Rosa Chá, no sábado (21). Em sua performance, ele apareceu tomando banho de ducha durante dois minutos, totalmente nu.

Segundo sua mãe, o modelo começou carreira no concurso Tic Tac Mega Models, em 2005. Na época, com 17 anos, ele terminava o ensino médio em Manaus e trabalhava como estagiário de informática em um escritório.

Hoje, o modelo vive em São Paulo, onde é agenciado pela Ego Models e divide apartamento com outros modelos, na região próxima ao bairro dos Jardins, no centro da cidade.

Após o desfile para a Rosa Chá, Rothen embarcou para Paris, onde desfilará pela Dior neste domingo (29). Segundo Conceição, Rothen viajará a Milão após participar do desfile na capital francesa.

Sobre o título de Homem-Melancia, que o modelo ganhou de jornalistas na Fashion Week, a mãe de Rothen afirma que acha o apelido "muito chato".

Page Six

Na edição de hoje (24) do jornal "NY Post", a coluna "Page Six", assinada pela jornalista Paula Froelich, deu destaque à nudez de Rothen, chegando até a citar seu nome.

O texto fala sobre a ausência de Naomi Campbell no desfile da Rosa Chá e alega que a modelo foi substituída pelo banho do amazonense nu.

Vídeo

Um vídeo de 40 segundos que mostra parte da nudez de Rothen está disponível no YouTube.

O vídeo, que mostra o momento exato em que o modelo sai do chuveiro e começa a se secar, já conta com mais de 17 mil visualizações.

Juliano Corbetta/Divulgação
Rodrigo Rothen durante os bastidores da SPFW; mãe do modelo afirmou acreditar que nudez do filho
Rodrigo Rothen nos bastidores da ~SP Fashion Week; mãe do modelo afirmou que nudez do filho "foi apelação"

Emissora de Cingapura é multada por beijo lésbico

Uma emissora de tevê a cabo de Cingapura, na Ásia, foi multada em US$ 7,2 mil (R$ 12,2 mil) por exibir em novembro do ano passado um comercial no qual duas lésbicas se beijavam. A multa foi divulgada pela autoridade de Desenvolvimento da Mídia do país. O canal multado foi o StarHub Vision.

O comercial, criado para divulgar uma música da cantora pop chinesa Olivia Yan, foi exibido no canal da MTV em Mandarim, afirmou o censor.

"Neste comercial, são vistas cenas romantizadas de duas jovens se beijando e o relacionamento é retratado como aceitável", afirma a declaração. "Isso vai contra a regras de divulgação na televisão, que proíbe propagandas que façam apologia ao homossexualismo."

A emissora afirmou estar decepcionado com a decisão das autoridades em impor a multa, mas aceitou seguir as regras para emissão.

"Nós compreendemos a preocupação das autoridades e continuaremos a trabalhar com nossos parceiros de conteúdo internacionais para garantir que as regras de emissão local sejam seguidas", disse Caitlin Fua, porta-voz da emissora.

De acordo com as leis de Cingapura, relações homossexuais são tratadas como "um ato grosseiro de indecência", punível com uma sentença de até dois anos.

Com informações da AP.

Série traz editora obcecada por furo, famosos em apuros e gay enrustido

O canal pago People+Arts estréia no dia 16 de março, às 22h, a série "Dirt", estrelada por Courteney Cox, que ficou famosa como a Mônica de "Friends".

Na nova série, ela é Lucy Spiller, uma poderosa editora-chefe das revistas de fofocas "Dirt" e "Now", obcecada por "furos de reportagem" (notícias exclusivas).

Divulgação
Lucy Spiller e paparazzo Don Konkey buscam furos; veja galeria de imagens
Lucy Spiller e paparazzo Don Konkey buscam furos; veja galeria de imagens

Nessa tarefa, Lucy recorre aos serviços do amigo e paparazzo Don Konkey (Ian Hart), que fornece imagens chocantes e exclusivas dos ricos e famosos.

O seriado tem a participação especial de Vincent Gallo (no nono episódio) e Jennifer Aniston (no último episódio). Com a boa audiência nos EUA, "Dirt" terá segunda temporada.

Divulgação
Ator Grant Show interpreta gay enrustido Jack Dawson no seriado em
Ator Grant Show interpreta o homossexual enrustido Jack Dawson no seriado em "Dirt"

Na 1ª temporada, "Dirt" explora também o desespero para chegar à fama. Para sair do anonimato, o personagem Holt McLaren, um ator vivido por Josh Stewart, expõe os segredos dos colegas para Lucy.

A rapidez do auge e da decadência também é abordada na série. A namorada de Holt, Julia Mallory (Laura Allen), está em alta na carreira de atriz, mas logo perde tudo.

A homossexualidade secreta de Jack Dawson (Grant Show), um ator de filmes de ação e um bom pai de família, é outro mote da série. Ele mantém relações com outros homens fora do casamento e luta para esconder isso.

Final mostra beijo gay de Aniston e Cox

Para quem esperou a temporada inteira por isso (alguém o fez?), amanhã vai ao ar, no People & Arts, o beijo que Jennifer Aniston dá em Courteney Cox, no último episódio do primeiro ano de "Dirt".

Não dura nada, não tem a menor graça, mas, pelo menos, na TV a cabo beijo gay é permitido -- e já até virou coisa velha.

Reprodução
Jennifer Aniston e Courteney Cox se beijam no último episódio do primeiro ano de
Jennifer Aniston e Courteney Cox se beijam no último episódio do primeiro ano de "Dirt"

Assunto esclarecido, vamos à série. O ano começa bem, com a ex-"Friends" Courteney Cox, idealizadora e protagonista de "Dirt", cheia de vontade de marcar a mudança em relação à velha Monica: no lugar da chef boazinha, a atriz agora é uma jornalista má e solitária.

Como chefe de uma revista de fofocas de baixíssimo nível que parasita personalidades de Hollywood, Cox desperta curiosidade, mas a solidão que a distancia de "Friends" atrapalha o desenvolvimento da série.

Com um só amigo, o repetitivo fotógrafo Don Konkey (Ian Hart), Lucy Spiller (Cox) é prejudicada ao concentrar em torno de si quase toda a atenção. Ela ganha quando permite que se desenvolvam personagens como a iniciante jornalista que não acerta uma, ou o irmão gay, com quem acaba brigando.

Mas um final apimentado por Aniston e por algum sangue garante o interesse por uma segunda temporada, que vem aí neste ano.

Lilia Cabral e Paula Burlamaqui terão romance lésbico

Em "A Favorita", da Globo, Paula Burlamaqui será Cléo, dona de um restaurante, que deixará os homens babando por sua beleza. Mas será por Catarina (Lilia Cabral) que ela se interessará. As duas terão um caso. Catarina, decepcionada pela forma como o marido a trata, violentamente, vai ceder às investidas da loira.

Música sobre beijo lésbico vira hit do verão americano

Uma música sobre o primeiro beijo lésbico de uma garota adolescente se tornou hit do verão (hemisfério norte) nos Estados Unidos.

Divulgação
"I Kissed a Girl", música de Katy Perry sobre beijo lésbico, é hit do verão norte-americano

"I Kissed a Girl", da recém-famosa Katy Perry, 23, além de encabeçar diversas listas das canções mais executadas da estação, também ocupa um louvável segundo lugar no ranking da Billboard nesta semana.

A música, que faz parte do álbum "One of the Boys" (2008), perde apenas para o novo single do Coldplay, "Viva La Vida".

Em "I Kissed a Girl", a cantora fala sobre uma garota heterossexual que experimenta, pela primeira vez, o beijo de outra menina.

"Eu beijei uma garota e gostei / O gosto de seu brilho de cereja / Eu beijei uma garota só para experimentar / Eu espero que meu namorado não vá se importar", diz Perry no refrão da canção.

Uma enquete da revista norte-americana "US Magazine" aponta que "I Kissed a Girl" é a canção mais "quente" do verão norte-americano, segundo seus leitores.

Entre as quatro opções que a página da publicação oferece, a música de Perry é a mais votada, com cerca de 60% da preferência dos mais de 16 mil votos do público. A cantora venceu artistas como a cantora Rihanna, com sua nova "Take a Bow", e a estreante Leona Lewis, com seu hit "Bleeding Love".

Perry, cujo nome real é Kathryn Hudson, possui dois álbuns de estúdio em sua carreira e um EP, intitulado "Ur So Gay". No MySpace da cantora, é possível escutar "I Kissed a Girl", além de outros sucessos dela como "Thinking of You" e "Hot N Cold".

internautas querem beijo gay

Internautas estão protestando na rede contra a retirada de um comercial de televisão no Reino Unido que mostra um beijo entre dois homens. Eles propõem um boicote à Heinz, fabricante da maionese anunciada no filme, e acusam a empresa de homofobia.

O reclame é uma sátira da clássica "propaganda de margarina" e mostra a manhã de uma família feliz, formada por um casal de homens e duas crianças. Um deles prepara o lanche das crianças com o uso da maionese e, no final, o casal se beija.

Reprodução
Cerca de 200 pessoas consideraram a propaganda da Heinz
Cerca de 200 pessoas consideraram a propaganda da Heinz ofensiva

Segundo o jornal britânico "Times", a Heinz decidiu tirar o comercial do ar em razão de cerca de 200 espectadores terem reclamado ao Advertising Standards Authority sobre o conteúdo da fita, por considerá-lo ofensivo.

No Facebook, há ao menos 13 comunidades sobre o assunto --a grande maioria condena a retirada do comercial. O grupo "Boycott Heinz! Until the return of the gay kiss advert" ("Boicote a Heinz! Até a volta do comercial com o beijo gay") já tem mais de 1.180 membros.

"O melhor modo de protestar é feri-los onde dói. Essa é uma sociedade capitalista e é hora de mudar nossos hábitos até que o anúncio seja colocado de volta no ar", diz a descrição da comunidade.

No YouTube, em que o filme já recebeu diversas cópias, os internautas também protestaram contra a retirada. "Vamos tirar as relações heterossexuais das vistas das crianças também. Vamos lá. Sem mais beijos heterossexuais em televisões e filmes", ironiza um internauta, nos comentários dos vídeos.

"É nossa política ouvir os consumidores. Nós reconhecemos que alguns consumidores se mostraram preocupados com o conteúdo do anúncio e isso fez com que nós decidíssemos tirá-lo do ar", afirmou Nigel Dickie, diretor de relações corporativas da Heinz UK, ao "Times".

A decisão de não exibir mais o anúncio foi tomada na semana passada e desde sexta-feira passada o filme está fora do ar no Reino Unido

Deputados britânicos pedem volta de anúncio com beijo gay

Deputados britânicos estão pedindo à empresa do ramo alimentício Heinz para que recoloque no ar um anúncio para a televisão que mostra dois homens gays se beijando.

A companhia tirou a propaganda de maionese do ar depois de terem sido apresentadas mais de 200 queixas. Alguns telespectadores disseram ter achado o filme impróprio e ofensivo a crianças.

A deputada do Partido Trabalhista, Diane Abbott, disse que a retirada do anúncio vai ofender milhões de pessoas gays que são impedidas de assistir ao filme, que tem uma conotação bem humorada.

Abbott apresentou uma moção na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico criticando a decisão da companhia. A parlamentar observa que "milhões de crianças assistem à representação de casais do mesmo sexo em novelas todos os dias".

A propaganda mostra uma cena de família em que um homem gay prepara o café da manhã e o lanche de duas crianças que vão para a escola. Elas o chamam de "mãe".

Quando o seu parceiro se despede para sair para o trabalho, ele pede um beijo. O sotaque é nova-iorquino e o slogan diz que o produto "tem sabor de uma deli (delicatessen) de Nova York".

O anúncio foi tirado do ar na última sexta-feira (20), depois de cerca de uma semana de exibição. O plano era veicular o filme por cinco semanas.

Segundo o jornal britânico "Daily Mail", Nigel Dickie, da Heinz no Reino Unido, justificou a decisão de retirar o anúncio dizendo que a política da empresa "é ouvir os consumidores".

"Nós reconhecemos que alguns consumidores manifestaram preocupação com o conteúdo do anúncio e isto levou à nossa decisão de retirá-lo."

"O anúncio, parte de uma campanha breve, tinha a intenção de ser bem humorado e nós pedimos desculpas a qualquer pessoa que tenha se sentido ofendida", concluiu Dickie, de acordo com o jornal.

Beijo gay em Berlim ainda opõe artistas e políticos

Era para ser um monumento às vítimas homossexuais do Holocausto o bloco de concreto erguido há um mês à beira do Tiergarten, parque central de Berlim. Mas, segundo os artistas por trás do projeto, virou símbolo de como a política consegue sufocar a arte e sinal de que, apesar de tudo, a Alemanha continua homofóbica.

Divulgação
Beijo gay em filme de Thomas Vinterberg exibido dentro do memorial; cena foi gravada no lugar onde foi erguido o monumento
Beijo gay em filme de Thomas Vinterberg exibido dentro do memorial em Berlim

"Não queríamos uma abstração, como triângulos cor-de-rosa", diz à Folha Michael Elmgreen, dinamarquês radicado na Alemanha, que assina o projeto do memorial com o parceiro Ingar Dragset -os dois participaram da 25ª Bienal de São Paulo, em 2002.

Imitando as lápides de concreto do monumento aos judeus mortos sob o regime de Hitler, o novo bloco fica a alguns metros dali e mostra, dentro de uma pequena fresta, um vídeo de dois homens se beijando, dirigido pelo também dinamarquês, co-fundador do Dogma, Thomas Vinterberg. "Queríamos uma imagem explícita", conta Elmgreen.

O estopim do conflito foi quando o ministro alemão da Cultura, Bernd Neumann, censurou a imagem que deveria estampar o convite para a inauguração oficial do monumento. No lugar do beijo, um cartão todo cinza, sem imagens, chegou às mãos dos convidados.

A feminista Alice Schwarzer levantou outra queixa: um memorial às vítimas gays só com homens ignora o sofrimento das lésbicas mortas no Holocausto. Na cerimônia, chamou o projeto, aprovado numa competição que desbancou sugestões de artistas como Wolfgang Tillmans, de "kitsch" e "fálico".

Os artistas agora, cedendo à pressão de feministas e outros grupos de interesse, terão de mudar a cada dois anos o filme exibido dentro do memorial.

Arte coletiva?

"É ridículo e vergonhoso que eles estejam passando por isso", diz Thomas Vinterberg à Folha, por telefone, de Copenhague. "Arte é subjetiva. Nunca é possível chegar a um acordo coletivo em relação à arte."

Em preto-e-branco, o filme dentro do memorial foi gravado no mesmo lugar onde está hoje o bloco de concreto, dando a impressão de estender a paisagem de fora para dentro do cubo. Mudar o filme, na opinião de Vinterberg, destruiria esse efeito. "Se eu soubesse que chegaria a isso, jamais teria participado do projeto."

Os artistas lembram que a construção do memorial gay fora aprovado na administração do Partido Verde, anterior aos democratas cristãos agora no poder. "Eles apóiam o papa, não querem ver dois homens se beijando", diz Elmgreen, acrescentando que foi seu primeiro e último projeto público. "Jamais faremos algo do tipo de novo, vimos que tem muito pouco a ver com arte e muito mais a ver com política."

"O monumento virou um comentário sobre a vida política na Alemanha no início deste século mais do que uma homenagem a homossexuais", lamenta Vinterberg. "Artistas deveriam ser protegidos, não manipulados. O que fizeram foi arruinado; ser gay ainda é tabu."

8 dicas para fazer o bebê dormir a noite inteira

É muito difícil quando você está morrendo de sono e o seu filho não para de chorar. Mas não precisa se preocupar. Separamos algumas sugestões para conseguir ter uma noite tranqüila


Da Redação

Fazer um bebê dormir é um dos problemas mais comuns para “novos pais”. Às vezes um bebê que começou o sono pela noite, pode acordar devido algum problema ou apenas por que quer a sua mãe ou seu pai!

Não existe uma solução mágica de ajudá-lo a adquirir mais sono à noite. Mas há algumas dicas simples para você conseguir dormir um bocado a mais:


1. Siga uma rotina. Se o seu bebê acordar tarde, ele vai dormir tarde. Acorde-o cada dia mais cedo para estimulá-lo a adquirir sono à noite.

2. Quando o seu bebê tira uma soneca, permita que ele durma em uma área bem iluminada. Isto ajudará a estimular sonecas mais curtas, que à sua vez podem ajudá-lo a dormir melhor à noite.

3. Durante o dia, alimente-o mais de uma vez, permitindo que ele encontre as suas necessidades nutritivas em um horário mais convenientes a você.

4. O seu bebê está usando chupeta? Nesse caso permita que ele encontre as suas necessidades na amamentação no seu peito. Dê o peito de forma regular durante o dia, isso pode fazer com que ele durma a noite inteira.

5. Permita que o seu bebê termine o primeiro peito oferecido. Deixe ele mamar o quanto quiser. Isto o ajudará ele a não sentir fome durante a noite.

6. Carregue-o durante o dia para deixá-lo relaxado, especialmente durante da tarde. Isso estimula o bebê a ter uma noite mais fácil.

7. Tente deixar a noite calma para não excitá-lo. Às vezes, é bom dar um banho antes da cama.

8. Se ele acordar no meio da noite com fome, faça-o voltar a dormir em uma sala escurecida. Evite modificações de fralda de noite sempre que possível. Deixe ele saber que a noite é para o sono.


E não se esqueça de você!


- Descanse enquanto o bebê dorme. Isso é muito importante quando está cuidando de um filho.

- Faça caminhada! Sol e ar fresco é bom para os dois. Além de reduzir o estresse.

Guia: como investir em fundos?

O que é um fundo de investimento?
Um fundo de investimentos pode ser comparado a um condomínio. Cada um dos investidores é um "morador" desse prédio e dono de uma cota ("apartamento").

Cada cota contém uma determinada quantidade de títulos e valores mobiliários, como ações e títulos públicos.

Todo dia é calculado o patrimônio líquido do fundo, ou seja, o preço de mercado dos seus títulos e valores mobiliários menos as despesas (como as taxas de administração).

Com base no patrimônio, diariamente, se calcula o valor da cota, que é o valor do patrimônio dividido pelo número de cotas existentes. O valor da cota é livre de despesas como taxas de administração.

O funcionamento dos fundos obedece às normas da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a um regulamento próprio.

Este indica as regras de aplicação e resgate do dinheiro, o grau de risco de seus investimentos, as taxas de administração e outras despesas.

Por isso é importante ler o regulamento do fundo antes de comprar cotas dele.

Tipos de fundo
Existem diversos tipos de fundo. Veja a seguir alguns dos principais, listados na ordem de menor para maior risco.

Fundos de renda fixa
DI - investem em títulos públicos pós-fixados (isso significa que a rentabilidade está associada a algum índice, como o Ibovespa, por exemplo).

Dentro dos fundos de renda fixa, são os de menor risco. Como seu rendimento está associado a algum índice, favorecem-se em um período de altas de juros.

Renda fixa tradicional - fundo com títulos públicos pré-fixados (nesse caso, o rendimento é definido no momento em que é feito o investimento).

São mais vantajosos quando se espera que no período da aplicação os juros devem cair. Dessa forma, a rentabilidade será garantida, pois foi pré-fixada.

Renda fixa com risco de crédito - o investimento é feito em títulos privados, ou seja, emitidos por empresas, e, por isso, é mais arriscado que os dois anteriores. Podem ser pré ou pós-fixados.

Fundos de renda variável
Fundos cambiais - investem em títulos indexados ao euro e ao dólar, ou seja, variam de acordo com a alta e queda destas moedas.

Fundos multimercados - diversificam seus investimentos. Podem investir em títulos indexados ao euro e ao dólar, em ações, títulos de renda fixa, entre outros. Eles possibilitam um retorno maior que os de renda fixa e um risco menor que os de ações.

Fundos de ações - investem em ações de empresas. São os mais arriscados, não há garantia de retorno do que foi investido.

Riscos
Os investimentos de maiores riscos oferecem maior possibilidade de rendimento e, também, de perda.

Os três tipos de fundos de renda variável estão sujeitos a variações do preço de mercado de seus investimentos.

Alavancagem - quando está descrito no estatuto de um fundo que ele faz uso de alavancagem, isso significa que o fundo utiliza dinheiro emprestado para investir. Nesses casos, o investimento se torna ainda mais arriscado.

Como investir em fundos
Para investir em fundos é necessário fazer um cadastro numa corretora (informando nome, profissão, endereço e entregando cópias de RG, CPF e comprovante de residência).

Assim, a corretora abre uma conta desse investidor na Bovespa. Cada instituição determina qual a quantia mínima para a abertura da conta.

A lista das corretoras credenciadas pode ser encontrada no site da CVM.

Cada fundo tem sua data de resgate. Um fundo que investe em ações pode liberar o dinheiro para resgate em quatro dias. Um fundo DI, no dia seguinte.

Essas regras estão no estatuto e são explicadas antes de o investidor aplicar o dinheiro.

Por isso, antes de investir, é preciso definir as reais necessidades do aplicador, se precisará do dinheiro em curto prazo ou não.

Tudo isso deve ser esclarecido para que o investidor escolha o fundo que melhor se adapte a ela.

Taxas
A principal é a taxa de administração —calculada anualmente em relação ao valor aplicado no fundo e cobrada proporcionalmente ao período em que o investidor manteve operações.

Por exemplo, se o cliente retira o dinheiro em seis meses, pagará uma taxa proporcional ao período.

Outras taxas podem ser cobradas, dependendo da característica do fundo, como a de performance (aplicada quando o fundo supera a rentabilidade esperada).

Onde é possível tirar dúvidas sobre fundos?
O site comoinvestir.com.br, da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), oferece informações sobre investimento em fundos.

No portal do investidor, da CVM, também é possível obter informações sobre esse tipo de aplicação.

Dúvidas ainda podem ser esclarecidas pela central de atendimento da CVM, que funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados nacionais, das 8h às 20h, pelo telefone 0800-7260802.

Como escolher onde investir na renda fixa

Se investir em renda fixa é uma maneira de garantir um rendimento no fim do mês, a dúvida é onde alocar estes recursos: se em fundos, Tesouro Direto ou poupança.

O matemático financeiro José Dutra Viera Sobrinho, vice-presidente da Ordem dos Economistas do Brasil, lembra que o aumento da Selic fez com que a poupança perdesse um pouco da atratividade que vinha apresentando em relação aos fundos de investimento.

"Devido às taxas de administração, alguns fundos estavam empatando na rentabilidade com a caderneta", diz. Com a alta dos juros, essa possibilidade diminui. Mesmo assim, ele acredita que o Tesouro Direto ainda é uma opção mais interessante para o investidor, pois não cobra taxas de administração.

Ruy Araújo, da Método Investimentos, lembra que esse fator nem sempre é garantia de melhor rentabilidade, pois as instituições podem cobrar custos de transação, que variam muito de casa para casa. "Há aquelas que não cobram nada e outras que cobram tanto quanto um fundo", diz.

Para ele, antes de investir em um fundo deve-se fazer uma análise qualitativa e quantitativa das instituições. A análise qualitativa envolve o histórico de gestão do fundo e suas medidas de análise de risco. A quantitativa refere-se à cobrança de taxa de administração.

"Para um fundo multimercado, acredito que 2% é o limite para se garantir alguma rentabilidade. Em um fundo de renda fixa, o máximo é 1% de taxa. Acima disso, já é abusivo", ensina Araújo.

Roseli Machado, da Fator, é ainda mais rígida neste controle. "Acho que 0,6% de taxa de administração é o máximo para fundos DI. Mais que isso fica inviável."

É hora de investir na renda fixa

nova alta da Selic, a taxa de juros básica da economia, e as oscilações do Índice Bovespa estão renovando o interesse dos investidores pela renda fixa. Aplicações em fundo de investimento, Tesouro Direto e até na velha caderneta de poupança estão retomando o fôlego.


Até o dia 5, os fundos de renda fixa captaram mais de R$ 3 bilhões, segundo informa o consolidado da Anbid (Associação Nacional dos Bancos de Investimento). Os fundos multimercados, em compensação, perderam R$ 1,4 bilhão de patrimônio.

Ruy Araújo, da Método Investimentos, lembra que essa última elevação que alçou a Selic ao nível de 12,25% ao ano, não é a última prevista pelo mercado.

Segundo ele, os analistas estão apostando em pelo menos outros quatro aumentos de 0,25 ponto percentual da taxa, o que, se comprovado, fará com que a taxa básica de remuneração dos títulos públicos termine 2008 em 14,25%. Esse preço, segundo Araújo, já está embutido nos papéis prefixados, o que faz com que o investidor que escolha esse investimento já garanta essa remuneração.

Para ele, quem é conservador deve aplicar a maior parte da fatia destinada à renda fixa em fundos DI, compostos de papéis pós-fixados, ou seja, que faturam com o aumento da taxa de juros. "A dúvida agora é o que vai ocorrer em 2009. Quando tivermos uma noção mais clara do cenário, pode-se destinar uma fatia maior para outras formas de aplicação".

Para Roseli Machado, diretora de Gestão de Investimentos da Fator Administradora de Recursos, a renda fixa é uma opção interessante para quem quer alocar recursos apenas no curto prazo. Para ela, a visão de longo prazo do país ainda é da queda da taxa de juros e um desempenho mais atraente do mercado acionário.

"Quem pretende investir para fazer um pé-de-meia para o futuro, como guardar dinheiro para a aposentadoria, tem que deixar um pedaço bom (dos investimentos) em Bolsa", aconselha.

Leia ainda:

Saiba que bancos têm as tarifas mais altas e as mais baixas

A diferença entre as tarifas bancárias cobradas pelos 11 maiores bancos de varejo do país é assustadora. O campeão das tarifas mais caras é, de longe, o banco Safra (veja tabela comparativa).

Do total de 20 tarifas autorizadas pelo Banco Central, o banco aparece 13 vezes como tendo a tarifa mais elevada de todos. A segunda posição é dividida entre Nossa Caixa e Banco Real. Cada um deles tem três tarifas mais caras que a dos demais bancos.


Na outra ponta, quem ergue a taça de campeã das tarifas baixas é a Caixa Econômica Federal, com 10 tarifas mais baratas que seus concorrentes. No segundo lugar, com seis tarifas mais em conta, aparece o Banco do Brasil, seguido de perto pelo Bradesco e Itaú, que dividem a terceira posição, com cinco tarifas mais baratas cada um.

Algumas vezes, os bancos cobram a mesma tarifa para o mesmo serviço, o que desencadeia o empate.

Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Santander não aparecem nenhuma vez com a tarifa mais alta. Citibank, HSBC, Safra e Unibanco, por sua vez, não disputam nenhuma posição nas tarifas mais baixas.

Para um mesmo serviço, os bancos podem cobrar R$ 120 ou... nada. É o caso da tarifa cobrada no cadastro para início de relacionamento. O Unibanco, que só aparece uma vez com a tarifa mais alta, o faz com tremenda categoria.

Ganha o prêmio de tarifa mais cara entre todas as instituições pesquisadas, ao cobrar R$ 120 para fazer o cadastro inicial do cliente.

Na outra ponta, quem optar pelo Bradesco ou pelo Banco do Brasil não vai desembolsar nenhum centavo para fazer este cadastro, já que os dois bancos não cobram por esse serviço.

Com isso, nem sequer é possível medir a diferença porcentual entre essa cobrança, já que não existe divisão por zero, como nos lembra o matemático financeiro José Vieira Dutra Sobrinho.

O abismo entre as cobranças é medido quando comparamos a taxa de R$ 20 cobrada para cadastro pela Nossa Caixa, que aponta uma diferença de 500% entre a tarifa do Unibanco e a tarifa da Nossa Caixa.

De graça
No levantamento, é possível observar que muitos bancos não cobram pelos serviços. Nesse quesito, a medalha de ouro vai para o Banco do Brasil.

Além de não cobrar a tarifa de cadastro para início de relacionamento, tem também tarifa zero para cheque administrativo, transferência agendada de DOC/TED na boca do caixa ou pela Internet e cheque visado.

O segundo lugar no pódio vai para o Bradesco, com quatro isenções. O banco não cobra pelo cadastro inicial, nem pelo cheque de transferência bancária, nem pelo cheque visado, nem pela ordem de pagamento.

A Caixa Econômica Federal vem em seguida, com três serviços gratuitos: depósito identificado, cheque visado e pela transferência agendada via DOC/TED solicitada no caixa. O cliente agradece.

Diferenças gritantes
Vejamos outros exemplos de diferenças exageradas entre as tarifas. Enquanto o banco Safra cobra R$ 33 para emitir uma ordem de pagamento, o Bradesco não cobra nada. O Safra cobra os mesmos R$ 33 para emitir um cheque administrativo; o Banco do Brasil faz o mesmo serviço de graça.

Cinco bancos têm tarifa zero para o serviço de cheque visado, mas o HSBC cobra R$ 30 por isso. O mesmo HSBC cobra R$ 5 para identificar o depositante, enquanto o Banco Real e a Caixa Econômica Federal o fazem gratuitamente.

O Citibank mostra que não quer saber de inadimplentes com sua taxa de R$ 52 para exclusão do Cadastro de Emitentes de Cheques sem Fundo; tarifa 112% maior do que a do Itaú, que cobra R$ 24,50 pelo mesmo serviço.

A Nossa Caixa cobra R$ 16,00 do cliente que pede uma transferência agendada via DOC/TED. Já os clientes do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal não pagam nada. A maioria dos bancos cobra entre R$ 8,70 (Safra) e R$ 7,80 (Itaú) para agendar a transação pela Internet. Para o cliente do Banco do Brasil, fica de graça.

Quem precisa de extrato mensal de conta no Safra paga R$ 10,00. O cliente do Itaú fica menos desfalcado: paga R$ 1,30. Uma diferença de 669%.

Como comparar
A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) tem um sistema que mostra as tarifas de cada banco, os preços dos pacotes padronizados pelo Banco Central e faz a comparação entre as tarifas dos bancos. O sistema se chama STAR (Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da Febraban) e é alimentado com informações fornecidas pelos próprios bancos

Entenda por que os bancos adoram cobrar tarifas

Para entender por que os bancos cobram tarifas com tanta volúpia, conversamos com o engenheiro financeiro Carlos Daniel Coradi, presidente da consultoria EFC (Engenheiros Financeiros e Consultores), autor de diversos estudos sobre bancos.

Ele nos conta que, até a década de 90, quando a inflação era muito alta e podia bater facilmente nos 80% ao mês, a grande receita dos bancos no Brasil se chamada float. Float é dinheiro parado em conta corrente sem remuneração que o banco aplicava. Nesta época, os bancos ainda não cobravam tarifas.


Em 1986, veio o Plano Cruzado que, durante um pequeno lapso de tempo manteve a inflação a zero. Com essa experiência, os grandes bancos de varejo perceberam o que ia acontecer com sua receita se um plano de combate à inflação funcionasse em definitivo.

Depois de 1986, o Brasil ainda teve os planos Bresser, Verão, Collor I e Collor II. Finalmente, em julho de 1994, com o Plano Real, ficou claro que a inflação ia cair abaixo de dois dígitos ao ano. "Neste momento, os bancos tiveram de encontrar uma outra forma de manter a receita, e acharam a tarifa", lembra Coradi.

Hoje, para constatar a importância da tarifa para o resultado financeiro dos bancos, basta olhar a demonstração de resultado destas instituições. No plano contábil, há o item Receita de Prestação de Serviços.

TARIFAS BANCAM FUNCIONÁRIOS
Porcentagem da folha salarial de bancos coberta com tarifas/2006
Itaú 188,6%
Unibanco 162,8%
Santander 152,2%
Bradesco 150%
HSBC 141,9%
Citibank 131,7%
Real 127,6%
Banco do Brasil 112,9%
Safra 95,4%
Caixa Econômica Federal 89,6%
Nossa Caixa 53,9%
Fonte: consultoria EFC
Ele não compõe o bloco de Receita de Intermediação Financeira, que, traduzido, é o bloco da receita de juros, ou seja, quando o banco empresta dinheiro.

A Receita de Prestação de Serviços, explica Coradi, vai aparecer num bloco híbrido que tem despesas e outras receitas. Quando se divide o valor da Receita de Prestação de Serviços pela Despesa de Pessoal, verifica-se que o valor é superior a 100% em quase todos os casos.

Traduzindo, as tarifas pagam todas as despesas dos bancos com seus funcionários. Em alguns casos, o dinheiro recebido com as tarifas daria para pagar quase duas folhas de pagamento (veja tabela acima). "Com isso, fica claro que os bancos trocaram a receita de float por tarifas. Daí a tentativa do Banco Central de reduzir o número de possibilidades de cobrança de serviços de tarifas."

Bancos não podem cobrar por serviços essenciais

Em dezembro de 2007, o Banco Central divulgou a Resolução 3.518 que regulamentou as tarifas bancárias. Com isso, criou-se quatro categorias de serviços bancários: essenciais, prioritários, especiais e diferenciados.

Os serviços essenciais são aqueles pelos quais os bancos não podem cobrar nenhuma tarifa. Os serviços prioritários estão definidos numa lista de 20 itens e sobre estes os bancos podem cobrar tarifas, cujo preço é reajustado de 6 em 6 meses, a partir de 30 de abril de 2008.

Compare os preços de serviços de 11 bancos
Conheça os campeões das tarifas mais caras e mais baixas
Entenda por que os bancos adoram tarifas
Como escolher o pacote mais vantajoso

Os serviços especiais são regidos por normas específicas como crédito rural, Sistema Financeiro da Habitação e BNDES, entre outros. Nesse caso, explica o assessor técnico da Febraban (Federação Nacional dos Bancos), André Luiz Lopes dos Santos, não houve nenhuma alteração com relação à cobrança de tarifas.

As chamadas tarifas diferenciadas poderão ser cobradas por serviços prestados ao cliente como aluguel de cofre ou cartão de crédito.

Os bancos devem também oferecer um pacote básico padronizado. Este pacote deve incluir cadastro inicial, duas renovações de cadastro por ano, 8 saques por mês, 4 extratos mensais por mês, 2 extratos do mês imediatamente anterior e 4 transferências entre contas na própria instituição.

Serviços Essenciais (não podem ser cobrados)

I - Conta corrente:

a) fornecimento de cartão com função débito;

b) fornecimento de 10 folhas de cheques por mês, desde que o correntista reúna os requisitos necessários à utilização de cheques;

c) fornecimento de 2ª via do cartão acima referido, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outras situações às quais o banco não deu causa;

d) realização de até 4 saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso, ou em terminal de auto-atendimento;

e) fornecimento de até 2 extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento;

f) realização de consultas mediante utilização da Internet;

g) realização de 2 transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela Internet;

h) compensação de cheques;

i) fornecimento aos clientes pessoas físicas, até 28 de fevereiro de cada ano, a partir de 2009, de extrato consolidado discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior em conta corrente e/ou em conta de depósitos de poupança.


II - Conta poupança:

a) fornecimento de cartão com função movimentação;

b) fornecimento de 2ª via do cartão acima referido, exceto nos casos decorrentes de perda, roubo, danificação e outras situações às quais o banco não deu causa;

c) realização de até 2 saques, por mês, em guichê de caixa ou em terminal de auto-atendimento;

d) realização de até 2 transferências para conta de depósitos de mesma titularidade;

e) fornecimento de até 2 extratos contendo a movimentação do mês;

f) realização de consultas mediante utilização da Internet;

g) fornecimento aos clientes pessoas físicas, até 28 de fevereiro de cada ano, a partir de 2009, de extrato consolidado discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior em conta corrente e/ou em conta de depósitos de poupança.

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ronaldinho e Gisele estão entre famosos mais poderosos do mundo, diz "Forbes"; veja lista

O jogador Ronaldo de Assis Moreira, 28, conhecido como Ronaldinho Gaúcho, e a modelo Gisele Bündchen, 27, são, nesta ordem, as celebridades brasileiras mais poderosas do mundo. A informação é da lista anual da revista "Forbes", publicada nesta quarta-feira (11).

Divulgação
Gisele Bündchen foi considerada uma das celebridades mais poderosas do mundo pela
Gisele Bündchen foi considerada uma das celebridades mais poderosas pela "Forbes"

O ranking da "Forbes" analisa os ganhos acumulados nos últimos 12 meses. Neste ano, foram analisados os lucros dos famosos entre junho de 2007 e junho de 2008.

A revista também leva em consideração a notoriedade e a influência das personalidades, medidas segundo critérios de exposição na mídia como número de ocorrências no Google, menções em emissoras de rádio e TV e aparições nas capas das 32 principais revistas dos EUA.

O meia-atacante brasileiro do Barcelona ocupa o 38º lugar na lista, com um patrimônio, adquirido no último ano, avaliado em US$ 37 milhões (R$ 60,5 milhões). Já Bündchen foi considerada a 66ª celebridade mais poderosa do mundo. Seus lucros, no mesmo período, foram de US$ 35 milhões (R$ 57,3 milhões).

AP
Jogador Ronaldinho ocupa 38º posição no ranking de celebridades da revista
Jogador Ronaldinho ocupa 38º posição no ranking de celebridades da revista "Forbes"

No topo do ranking está a apresentadora de televisão norte-americana Oprah Winfrey. De acordo com a publicação, Winfrey ganhou US$ 275 milhões entre os meses avaliados, permanecendo, assim como já havia ocorrido no ano anterior, como a celebridade mais rica do planeta.

Em segundo lugar aparece o astro do golfe mundial Tiger Woods, seguido pela atriz Angelina Jolie, cujo namorado, Brad Pitt, também está no ranking, na décima colocação.

Uma das surpresas da lista é a boa colocação de Justin Timberlake. Atualmente considerado pupilo (ou protegido) de Madonna, Timberlake --em 12º lugar-- superou a cantora, que aparece na 21ª posição.

Kaká

No início de maio, foi a vez de outro jogador de futebol brasileiro fazer parte de uma lista mundial de poderosos, criada por outra revista.

Kaká, que acaba de ter seu primeiro filho, foi considerado pela "Time" como uma das cem pessoas mais influentes do mundo.

Lista

Confira a lista completa com as cem celebridades mais poderosas do mundo, segundo a revista "Forbes".

1 Oprah Winfrey
2 Tiger Woods
3 Angelina Jolie
4 Beyonce Knowles
5 David Beckham
6 Johnny Depp
7 Jay-Z
8 The Police
9 J.K. Rowling
10 Brad Pitt
11 Will Smith
12 Justin Timberlake
13 Steven Spielberg
14 Cameron Diaz
15 David Letterman
16 LeBron James
17 Jennifer Aniston
18 Michael Jordan
19 Kobe Bryant
20 Phil Mickelson
21 Madonna
22 Simon Cowell
23 Roger Federer
24 Alex Rodriguez
25 Jerry Seinfeld
26 50 Cent
27 Kanye West
28 Celine Dion
29 Bruce Willis
30 Dr. Phil McGraw
31 Tom Cruise
32 Jay Leno
33 Sean "Diddy" Combs
34 Stephen King
35 Miley Cyrus
36 Kimi Raikkonen
37 Jeff Gordon
38 Ronaldinho
39 Shaquille O'Neal
40 Judge Judy Sheindlin
41 Howard Stern
42 Tyler Perry
43 Fernando Alonso
44 Leonardo DiCaprio
45 Donald Trump
46 George Lucas
47 Keira Knightley
48 Jerry Bruckheimer
49 Nicolas Cage
50 Spice Girls
51 Matt Damon
52 Dale Earnhardt Jr.
53 Bon Jovi
54 Jennifer Lopez
55 Ben Stiller
56 Kevin Garnett
57 Nicole Kidman
58 James Patterson
59 Rush Limbaugh
60 Reese Witherspoon
61 Maria Sharapova
62 Ryan Seacrest
63 Gwen Stefani
64 Daniel Radcliffe
65 Alicia Keys
66 Gisele Bündchen
67 Gwyneth Paltrow
68 Tyra Banks
69 Serena Williams
70 Eva Longoria Parker
71 Ellen DeGeneres
72 Sarah Jessica Parker
73 Katherine Heigl
74 Regis Philbin
75 Tom Clancy
76 Rachael Ray
77 Cate Blanchett
78 Heidi Klum
79 Carrie Underwood
80 Jon Stewart
81 Justine Henin
82 Judd Apatow
83 Kate Moss
84 Patrick Dempsey
85 Charlie Sheen
86 Drew Carey
87 Steve Carell
88 Lorena Ochoa
89 Jonas Brothers
90 Howie Mandel
91 Wolfgang Puck
92 Zac Efron
93 Annika Sorenstam
94 Ashley Tisdale
95 Gordon Ramsay
96 Jennifer Love Hewitt
97 Lauren Conrad
98 Vanessa Williams
99 Tina Fey
100 Paula Deen

Junior Lima fala sobre sua nova banda

:: Ouça uma mensagem de Junior Lima ::

:: Veja o Junior no elevador da MTV ::

No dia 18 de dezembro de 2007 foi o último show da dupla Sandy & Junior, depois de 17 anos cantando juntos. A apresentação fazia parte da turnê “Acústico MTV”, que nesta semana atingiu a marca de 125 mil cópias, de acordo com a Associação Brasileira de Produtores de Disco (ABPD).

No começo do ano, foram divulgadas diversas matérias sobre a sua banda junto com Peu Sousa (ex-Pitty) e Champignon (ex-Charlie Brown Jr.). Na época, contavam que eles estavam procurando um vocalista. Essa procura acabou. Em entrevista para o mtv.com.br, Junior Lima contou um como estão os primeiros passos de sua banda.

“A formação é bem interessante. Eu fico na bateria, Peu na guitarra e o Champignon no baixo. O vocalista é um cara desconhecido, mas, logo mais, ele será o mais conhecido da banda (risos)”, falou Junior. Peu complementou. “Nós não sabemos se ele vai usar o nome próprio ou usar algum nome artístico. O verdadeiro nome do Axl Rose é William, depois ele colocou Axl. Vai ver se eu falo o nome dele aqui e depois muda. Posso adiantar que é um nome bem peculiar”.

Peu fez grandes elogios sobre o desempenho de Junior na bateria. “Cara, bateria sempre foi o meu instrumento mesmo. O resto era mais para preencher mesmo. Era uma necessidade minha como compositor e artista. A minha primeira bateria eu ganhei quando tinha três anos de idade”

Eles falaram também como está a rotina dos ensaios. “Estamos nos preparando, compondo para o quanto antes mostrarmos para o público. Ainda não temos uma data de quando vamos lançar um disco, mas aguardem. Promete ser uma banda de primeira linha”, falou Junior.

:: Ouça as músicas do Acústico Sandy & Junior ::

“Ainda não podemos definir o som. Na verdade, essa é a coisa mais difícil de fazer. Cada música está com uma pegada diferente. Sei que quando a galera for ouvir o nosso som vai reconhecer. Todos os músicos têm uma personalidade muito forte, e isso reflete em nossa música”, confidenciou o baterista.

O mistério sobre o nome do grupo continua. “Existem algumas coisas, mas é ainda sigiloso. Quando for possível, vamos falar. Agora não podemos”, Junior se esquivou.

Agora, para eles retornarem aos palcos vai demorar mais um bocado... “Antes de fazer alguma apresentação, nós temos que nos preparar bastante. Outra coisa, é melhor estarmos com o CD pronto e as músicas já rolando por aí. É melhor a galera conhecer primeiro o nosso repertório aí partimos para a estrada. Todos nós estamos com muita vontade de tocar ao vivo. Toda vez que estamos tocando pensamos que estamos no palco”, finalizou.

Rodrigo Santoro De peito aberto

- É oficial: Rodrigo Santoro entrou mesmo para o rol dos galãs de Hollywood. Desta vez o ator apareceu numa pesquisa do "Gawker" - site antenado com tudo o que importa no Hemisfério Norte. O assunto? Os bonitões que mais aparecem sem camisa por lá. No ranking também estão, claro, David Beckham, Daniel Craig e Matthew McConaughey.

Rodrigo Santoro: sem camisa e bem cotado
Rodrigo Santoro: sem camisa e bem cotado

Na foto, Bloom está de costas mostrando o bumbum para as câmeras, enquanto a top aparece ao fundo.

Madonna contrata advogada de McCartney para seu divórcio

Para dar um fim a sua união de sete anos com o cineasta britânico Guy Ritchie, a cantora Madonna contratou os serviços de Fiona Shackleton, a advogada que realizou a separação do ex-Beatle Paul McCartney e Heather Mills.

O jornal britânico "The Times" escreveu que Shackleton foi bem sucedida em proteger a fortuna do músico, avaliada em 825 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 2,6 bilhões). Apesar de ter pedido 80 milhões de libras, Heather ficou com "apenas" 23,4 milhões (cerca de R$ 74,3 milhões).

Madonna possui um patrimônio de cerca de 300 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 953 milhões). A popstar teria optado por Shackleton só depois de ter se consultado com um outro advogado.

O porta-voz da "material girl" não quis comentar o assunto.

Madonna, 49, e Ritchie, 39, aparentemente, não assinaram nenhum acordo pré-nupcial.

Chile prefere grama intacta a show de Madonna

A possibilidade de a cantora americana Madonna incluir a cidade de Santiago em sua próxima turnê latino-americana se tornou menor depois de o governo chileno ter afirmado nesta quinta-feira que o estádio Nacional, onde ocorreria o concerto, não está disponível para atividades que não sejam esportivas.

21.mai.08/Eric Gaillard /Reuters
Entre grama intacta e show de Madonna, membros do governo chileno anunciaram hoje preferir a grama do Estádio Nacional
Entre grama intacta e show de Madonna, membros do governo chileno anunciaram hoje preferir a grama do Estádio Nacional

"Adoro a Madonna, mas a Madonna canta e vai. Eu gosto que a grama [do estádio] esteja a melhor possível. A grama fica e Madonna passa", respondeu Francisco Vidal, porta-voz do governo, ao ser questionado sobre a recusa inicial do Subsecretariado de Esportes de liberar o local.

Uma produtora local iniciou as negociações para que Madonna inclua Santiago em sua turnê mundial "Sticky & Sweet Tour 2008", para divulgar seu último álbum "Hard Candy".

O Estádio Nacional oferece a possibilidade de reunir mais de 60 mil espectadores, indispensáveis para um espetáculo dessa magnitude, mas a recusa em liberá-lo reduz as possibilidades.

No ano passado, o gramado do Estádio Nacional foi estragado após uma série de shows de grupos internacionais e sua reparação, além de demandar um investimento milionário, obrigou que o local ficasse fechado durante vários meses.

A turnê "Sticky & Sweet Tour 2008" começa no dia 23 de agosto em Cardiff, no País de Gales, e estão previstos shows na América Latina que incluiria o Brasil

"Não vou ser rotulada pela idade, nem ficar em casa engordando", diz Madonna

"Não vou ser rotulada pela idade, nem ficar em casa engordando. Sem chance!". A declaração é de Madonna, em entrevista à revista "Elle" de junho, que traz a cantora na capa. Pela primeira vez em 20 anos, a publicação tem capa em preto-e-branco, com fotografia de Tom Munro.

Divulgação
Madonna na capa da Elle Junho 2008
Madonna está na capa da "Elle" de junho; cantora fala sobre idade, marido e filhos

Prestes a completar 50 anos, em 16 de agosto próximo, Madonna parece não se amedrontar com o passar dos anos. "Eu me sinto ótima, cada vez melhor, com muita coisa para fazer: trabalho, filhos para criar, marido para satisfazer e um mundo a ser cuidado", declarou.

A cantora cumpre turnê de lançamento de seu disco "Hard Candy". Ela disse que o novo álbum traz referências a problemas de relacionamento com seu marido, o diretor Guy Ritchie.

A primeira, "Miles Away", fala sobre a tristeza de estar longe dele com tanta freqüência. "Foi inspirada nele", admitiu. "Mas serve para muita gente. Afinal, não sou a única que lida com esse tipo de problema. Não é fácil. Você tem que dar um duro danado para que a coisa funcione", afirmou.

Cara-metade

Na entrevista, Madonna falou ainda que soube que estava diante da sua cara-metade assim que conheceu Ritchie, em 1999. "Ele também tem senso de humor e inteligência, que são fundamentais", declarou.

Ela contou ainda que o marido aguçou seu lado feminino. "Sempre lidei bem com meu lado masculino, a autoconfiança, a dureza. Aprendi a ser mais vulnerável e a conviver bem com isso", disse.

Quanto às mudanças que provocou em Guy, a cantora afirmou: "Ele já não critica mais o jeito como eu me visto."

Ginástica

Sobre o corpo, Madonna contou que o mantém com dieta e muita ginástica. "O ideal, para mim, seria fazer três horas de exercícios todos os dias. Não viveria sem a ginástica. Confio nas máscaras de oxigenação, sou obcecada por ficar longe do sol, bebo pouco e drogas, estou fora", afirmou.

Filhos

A cantora ainda falou sobre os filhos, Lourdes, 11, Rocco, 7, e o filho adotivo, David, que completa 3 anos em setembro.

"Lourdes é a mais parecida comigo. Está começando a entrar na adolescência e é muito mais rebelde do que eu fui na idade dela. Mais questionadora também. Rocco já é mais como Guy. Engraçado, do tipo que não deixa a peteca cair. David é inteligente, perspicaz, espartano, cheio de energia. Os três são muito diferentes, mas se completam", disse

Seqüência de "Na Cama com Madonna" comemora 50 anos da cantora

A cantora norte-americana Madonna pretende fazer uma seqüência de seu documentário "Na Cama com Madonna" (1991), em comemoração aos seus 50 anos.

8.jun.08/Max Nash/AP
A cantora Madonna ao lado do marido, Guy Ritchie; ela lançará novo documentário sobre sua vida em comemoração aos seus 50 anos
A cantora Madonna ao lado do marido, Guy Ritchie; ela lançará novo documentário sobre sua vida em comemoração aos seus 50 anos

O filme terá o mesmo diretor do primeiro documentário, Alex Keshishian, e a mesma equipe de produção.

O diretor planeja seguir a cantora durante três semanas, acompanhando seu cotidiano em Londres, segundo informou o jornal "The London Paper".

"Será como em 'Na Cama com Madonna', mas filmado na atualidade. Ela está desfrutando de um grande sucesso e Alex acha que é hora de realizar outro documentário sobre sua vida e carreira", declarou uma fonte próxima a Madonna.

O documentário original seguiu os passos da cantora durante a turnê "Blonde Ambition". O filme fez grande sucesso, arrecadando cerca de US$ 30 milhões no mundo todo

Madonna fará show na Argentina em dezembro, diz agência

Os argentinos, assim como os brasileiros, também sofrem todo ano com boatos do tipo "Dessa vez, a Madonna (ou o Radiohead) vem". Mas, dessa vez, parece que é verdade.

Christian Hartmann/Reuters
Cantora norte-americana Madonna vai rodar documentário sobre conflito israelense-palestino
Cantora norte-americana Madonna vai fazer show na Argentina, segundo agência

Madonna tem três shows da turnê "Sticky & Sweet" marcados em Buenos Aires, nos dias 4, 5 e 7 de dezembro, no estádio do River Plate, o Monumental, segundo a agência de notícias DyN, que cita um porta-voz da organização do evento, sem avisar qual empresa trará a cantora norte-americana.

A informação foi confirmada por outros meios locais, como a revista "Rolling Stone", que cita fontes da indústria fonográfica. Segundo o jornal "Clarín", a empresa Time 4 Fun garante que estão garantidas "90% das condições necessárias" para a realização do show.
O jornal afirma que a turnê incluiria o Brasil.

A Time 4 Fun argentina não respondeu às tentativas de contato da Folha, e a sede da empresa no Brasil não confirmou os shows. No site da cantora, a agenda de shows vai até o dia 26 de novembro, mas ali mesmo já havia sido publicado um comunicado informando que a turnê chegaria à América Latina em dezembro.

Logo após o fim da turnê norte-americana, Madonna voltaria a cantar no Monumental, mesmo palco que a recebeu em sua primeira visita ao país, há 15 anos. Dessa vez, vem apresentar o seu disco mais recente, "Hard Candy".

A diva pop tem certa proximidade com a Argentina. Em 1995, voltou ao país para gravar o polêmico musical "Evita", de Alan Parker, em que interpretou a mulher mais amada entre os hermanos, com direito a cantar no balcão da casa de governo "Don't Cry For Me Argentina". O filme não agradou os argentinos, mas também não afetou a popularidade de Madonna entre seus fãs

Cade afirma que Sky descumpriu regra ao suspender transmissão da MTV

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) conclui, em reunião do Conselho Administrativo realizada ontem, que a empresa de TV por assinatura Sky descumpriu uma recomendação do órgão ao deixar de transmitir o canal MTV, do grupo Abril.

Segundo o Cade, a Sky descumpriu a decisão que determinava a transmissão de todo o conteúdo dos canais pagos e de conteúdo brasileiro que eram transmitidos pela DirecTV quando houve a fusão entre as duas empresas.

O conselho também afirmou ter notado que a Sky não obedeceu à determinação de garantir, pelo prazo de três anos, às programadoras de conteúdo nacional a mesma receita auferida com a comercialização de seus conteúdos com a DirecTv.

O Cade deu à Sky um prazo de cinco dias para responder as alegações do Cade.

Após a explicação, o conselho informou que irá analisar se a empresa de TV por assinatura descumpriu as imposições do conselho. Se decidido que sim, informou também que deve revisar o processo de fusão entre Sky e DirecTv.

Entenda

Há cerca de 20 dias, a Sky suspendeu o canal para cerca de 1,7 milhão de assinantes no Brasil e preservou o sinal apenas na cidade de São Paulo, onde a transmissão é aberta.

Em comunicado, a empresa afirmou que a suspensão se deve a uma proposta de reajuste considerada abusiva feita pela MTV Brasil. A operadora de TV por satélite é controlada pelo grupo americano Liberty Media, do empresário John Malone, com 74%, e pela Globo, com 26%.

Pro Teste quer desconto para assinante Sky que está sem MTV

A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) notificou a Sky alertando para que a TV por assinatura determine um abatimento na mensalidade aos clientes que estão sem a transmissão da MTV Brasil ou ofereça um canal similar.

Há cerca de 15 dias, a Sky suspendeu o canal para cerca de 1,7 milhão de assinantes no Brasil e preservou o sinal apenas na Grande São Paulo, onde a transmissão é aberta. Em comunicado, a Sky afirmou que a suspensão se deve a uma proposta de reajuste considerada abusiva feita pela MTV Brasil, que pertence ao Grupo Abril. A operadora de TV por satélite é controlada pelo grupo americano Liberty Media, do empresário John Malone, com 74%, e pela Globo, com 26%.

"O consumidor não pode ser afetado pela discussão do contrato entre as partes", defende a Pro Teste. O contrato venceu em dezembro e foi prorrogado até o mês passado.

A associação também alertou que qualquer reajuste contratual na relação da TV com a Abril não pode ser repassado para os consumidores, que já têm reajuste anual dos valores pagos.

"A Sky é quem deve contatar o assinante para escolher canal similar ou passar a pagar mensalidade menor, enquanto não soluciona a pendência comercial", orienta Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Pro Teste.

Para a associação, o consumidor tem direito a informação e está sendo penalizado nessa disputa entre as empresas. "O assinante da Sky que não for contatado pela empresa deve entrar em contato e exigir seus direitos, pedindo um protocolo de atendimento e formalizando pedido de abatimento do valor pago proporcional ao período em que ficar sem a programação do canal", afirma a entidade.

Nas discussões entre as empresas, a Sky chegou a afirmar que a MTV Brasil teria pedido um reajuste "abusivo" do valor pago por assinante e que teria exigido a distribuição de outros dois canais do grupo Abril: o Fiz TV e a Ideal.

A Abril divulgou comunicado alegando que a proposta recusada seria reajustar o preço médio da MTV Brasil de R$ 0,43 para R$ 0,52 por assinante, com inclusão dos canais Fiz e Ideal pertencentes ao grupo.

Para a Pro Teste, por trás da pendência estão os interesses econômicos de um setor concentrado. Hoje, 78% do mercado de TV paga brasileira estão nas mãos de duas operadoras: Sky e Net.

Marta fecha coligação em SP; Aldo será vice

A ex-ministra de Turismo Marta Suplicy (PT) fechou oficialmente acordo com o chamado "bloquinho" e terá o deputado federal Aldo Rebelo (PC do B) como vice na chapa que concorrerá à prefeitura de São Paulo.

O anúncio oficial da coligação acontece nesta sexta-feira (27). O acordo, que vinha sendo costurado durante a semana, foi finalizado integrando PC do B, PSB, PDT e PRB. No domingo, a convenção do PT oficializa a candidatura.

O PSB foi o último a fechar apoio. O partido cogitava a candidatura própria da deputada e ex-prefeita da capital Luiza Erundina, que cresceu na última pesquisa. Passou de 3% para 7%.

Em entrevista ao UOL, Erundina desabafou e afirmou que foi "vetada" pela direção nacional do partido nas duas vezes em que tentou entrar na corrida eleitoral em São Paulo. A ex-petista governou a cidade entre 1989 e 1992.

"Não fui nem informada disso (negociações finais com o bloquinho). Estou sabendo pela imprensa. Pelo menos esperava que essas coisas pudessem ser conversadas", criticou.

Pesquisa
Marta aparece com 31% das intenções de voto em pesquisa divulgada pelo Ibope na quarta (25). O tucano Geraldo Alckmin, que lançou candidatura no domingo (22), aparece com 25%. Como a margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo, os dois estão tecnicamente empatados.

Em seguida, aparece o prefeito Gilberto Kassab (DEM), com 13%, o deputado federal Paulo Maluf (PP), com 8%, Luiza Erundina (PSB), com 7%, e Paulinho da Força (PDT), que detém 2% dos eleitores da capital. Os demais candidatos não obtiveram mais que 1% da preferência.

A pesquisa do Ibope foi divulgada nesta quarta-feira (25) pelo Setcesp (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo).

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Filme mostra "reunião" dos Beatles com Cirque de Soleil


Os Beatles com o produtor George Martin em Londres, na Inglaterra

Os Beatles com o produtor George Martin em Londres, na Inglaterra

Paul McCartney e Ringo Starr aparecem ao lado de Yoko Ono e Olivia Harrison, viúva de George Harrison, em um novo filme sobre os Beatles, que conta também com a participação do produtor Sir George Martin.

O encontro serviu para, além de superar um histórico de desavenças, colaborar em um grande show ao lado do Cirque de Soleil.

O filme, chamado "All Together Now" (todos juntos agora), mostra os cinco reunidos para remixar a música do grupo para a produção "Love" do Cirque de Soleil, que estreou em Las Vegas em 2006.

"Eu quis contar a história dessas pessoas que são mitos. Trata-se de personagens míticos", disse o diretor do filme, Adrian Wills, que é canadense. "Isso representou para eles uma forma de enfrentar o passado ainda no presente."

O filme estreou nos EUA na semana passada, no festival de documentários Silverdocs, e ganhou uma nova exibição na segunda-feira por exigência da platéia.

O executivo Jonathan Clyde, da Apple, disse que o filme não deve entrar em cartaz, mas que será lançado em DVD dentro em breve.

"Love" é um show de 180 milhões de dólares realizado em um teatro construído especialmente para a apresentação dentro do Mirage Hotel.

O Cirque du Soleil usa dança, shows de acrobacia e representações para contar a história dos Beatles, do pop contagiante até a psicodelia, atualizando a imagem de 41 anos do Sgt. Pepper com um vigor high-tech.

A idéia nasceu da amizade do Beatle George Harrison, que morreu em 2001, com o fundador do Cirque du Soleil, Guy Laliberté.

Wills já havia registrado outros shows do Cirque, e "All Together Now" deveria ser, a princípio, um pequeno filme promocional.

O diretor, no entanto, sempre foi um fã dos Beatles e disse que sabia estar testemunhando um raro momento em vista da amargura que cercou o fim da banda, em 1970. Eles estavam criando alguma coisa nova.

REGISTRANDO A HISTÓRIA

"Aquilo não seria definitivo, mas era algo novo em que estavam trabalhando. E eu acho que aquilo os empolgou", afirmou Wills. "A gente sabia que estava registrando a história."

Wills enfrentou dificuldades quando tentou gravar as imagens dos Beatles. Ele disse ter filmado à distância com lentes de longo alcance e ter colocado microfones em todo mundo.

O diretor conseguiu realizar entrevistas com Ringo e com Paul somente depois de ter conquistado a confiança de Ono e Harrison. "Nós meio que roubamos o filme", afirmou.

Há alguns breves momentos de desacordo. Ono aparece estressada devido à versão de "Come Together", e nesse instante as telas mostram dançarinos vestidos de negro rodopiando no palco.

A versão parecia "leve" demais se comparada com o que o marido dela, John Lennon, tinha em mente ao criar essa canção de cunho político, reclamou Ono.

Mas, em sua maior parte, o filme mostra McCartney, Starr, Harrison e Ono cooperando intimamente com Martin e o Cirque, e revivendo uma época na qual os Beatles dominavam a cultura popular

terça-feira, 24 de junho de 2008

Cenário: controversas, mudanças no PGO sofrem bombardeios

A proposta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de separar as operações de telefonia fixa e banda larga em duas empresas distintas promete muito debate no setor de telecomunicações. A sugestão faz parte do novo plano geral de outorgas, que divide o País em áreas de concessões de telefonia fixa. O texto ficará em consulta pública até 17 de julho, mas algumas instituições trabalham para estender o prazo.

Para as teles independentes e entidades de defesa ao consumidor, a separação de ativos facilita a entrada de novos prestadores de serviço no mercado de telefonia. Eles justificam que a medida dá mais transparência às contas das unidades de telefonia fixa e internet, o que reprimiria a cobrança de preços abusivos pelo aluguel das redes das concessionárias.

Alguns especialistas acham que é ilegal manter telefonia fixa e banda larga na pessoa jurídica da concessionária, pois poderia permitir o financiamento da banda larga, que é um serviço privado, com dinheiro da telefonia fixa, um bem público. Leia mais no cenário de TI e Telecom.