sábado, 17 de maio de 2008

Vença os germes

Perigos invisíveis à saúde estão nos lugares que você menos imagina

Você lava a mão toda hora e costuma tomar antigripal sempre que uma nova frente fria se aproxima. E mesmo assim ainda fica de cama (e não é para fazer sexo) nos fins de semana. A culpa pode ser de germes escondidos que transmitem viroses e infecções. Atenção!

Escova de dentes: bom esconderijo de bactérias, vírus e fungos. Para evitar esses habitantes em sua escova, opte por um creme dental com agente anti-séptico e, após o uso, deixe-a sob a água corrente para eliminar resíduos da escovação. Espere as cerdas secarem bem antes de guardá-la. Evite compartilhar a escova para não pegar germes de outra pessoa. Troque sua escova no máximo a cada três meses.

Estojo de lentes de contato: soluções podem não matar todas as formas de Acanthamoeba, tipo de protozoário que causa infecção nos olhos e pode levar à cegueira. Ele se desenvolve no próprio estojo. Portanto, use soluções específicas para esse fim e limpe as lentes freqüentemente.

Escritório lacrado: cerca de 23% dos americanos ficam doentes por respirar germes escondidos no ar em salas sem janelas e com muita gente trabalhando junto. Crie o hábito de circular, ache uma janela aberta e respire fundo o ar de fora.

Comida crua e utensílios: alimentos de origem animal, como ovos, carnes e leite não pasteurizado, são as principais fontes de contaminação por salmonela – tipo de germe transmitido pela ingestão de comida infectada com fezes animais. Para evitar isso prefira os ingredientes completamente cozidos, deixe as carnes cruas separadas da comida que está sendo preparada, já cozida ou pronta para ser servida. Lave bem os utensílios de cozinha, como tábuas, facas e potes que tiveram contato com esses alimentos crus.

Nenhum comentário: