segunda-feira, 26 de maio de 2008

Novelas da Globo perdem mais jovens e mais pobres

O público das novelas da Globo encolheu, envelheceu e "enriqueceu" nos últimos anos. Dados do Ibope obtidos com exclusividade pela Folha permitem concluir que a queda de audiência das novelas da emissora está relacionada ao maior acesso de jovens a novas mídias, como a internet, e ao crescimento econômico.
Em 2004, a novela das oito da Globo, "Senhora do Destino", tinha média de 50,4 pontos no Ibope da Grande São Paulo. O atual título do horário, "Duas Caras", do mesmo autor, Aguinaldo Silva, terminará nesta semana com média de 41. Em 2004, a novela das seis, "Cabocla", marcava 34,6 pontos. Em 2008, "Ciranda de Pedra" sofre com 22 pontos.
Em comum, as duas faixas registram a mesma mudança no perfil de audiência.
De cada cem telespectadores de "Senhora do Destino", 11 tinham de 12 a 17 anos. Em "Duas Caras", de cada cem telespectadores, só oito estão nessa faixa etária. Por outro lado, as pessoas com mais de 50 anos representavam 24% da audiência de "Senhora". Hoje, elas são 32% de "Duas Caras".
Isso quer dizer que as pessoas mais "idosas" permaneceram fiéis ao gênero, diferentemente dos mais jovens.
Mais surpreendente é a mudança no perfil econômico.
De cada cem telespectadores de "Senhora do Destino", 30 eram das classes A e B, 43 da C e 28 das D e E. Hoje, de cada cem telespectadores de "Duas Caras", 35 são A e B, 50, C e 15, D e E. Ou seja, aumentou o peso dos telespectadores A, B e C. Já a importância dos mais pobres (D e E) caiu quase à metade, de 28% para 15%.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), o crescimento econômico fez parte da classe D migrar para a C, mas não em proporção tão grande quanto à registrada nas novelas. Em 2003, 28% da população da Grande SP eram D e E. Em 2008, os mais pobres são 21,4%.
Uma das explicações para o êxodo dos mais pobres na audiência da Globo pode ser a de Aguinaldo Silva. Ele acredita que parte do público trocou as novelas por DVDs piratas.

Ibope de Xuxa preocupa a Globo

O Ibope do recém-estreado programa de Xuxa já preocupa a direção da Globo. No sábado, em sua terceira exibição, a audiência do TV Xuxa caiu pela segunda vez. Obteve 7,6 pontos no Ibope. Na semana anterior, registrara 8,3 pontos. E, na estréia, 11,6 pontos. Pelos dados do Ibope, o programa ficou à frente do Hoje em Dia, da Record, por uma estreita margem de 1,3 ponto. O que isso significa é óbvio: o TV Xuxa não deslanchou. A cúpula da Globo já não gostara do programa de estréia sob o ponto de vista de produto. Mas como a audiência ficou entre razoável e boa, preferiu-se esperar as edições seguintes e apostar na melhora do programa.

Nenhum comentário: