sábado, 17 de maio de 2008

Pare de se coçar!

Na crença popular, coceira na mão é sinal de dinheiro a caminho. Mas, em outros lugares, é problema na certa

COMO BOM MACHO, VOCÊ SABE COMO É LEGAL COÇAR O SACO.
Seja para atacar uma coceira real, dar uma relaxada ou simplesmente ocupar a mão. Sua mulher detesta esse hábito. E você, apesar de saber disso, não consegue parar. Primeiro porque é um hábito. Segundo, volto a repetir, porque é muito bom coçar o saco.

Mas os testículos não são o único local do seu corpo que coça. Aliás, todo mundo se coça, às vezes o tempo todo e pelo corpo inteiro. Enquanto lê este texto, você deve ter cutucado aquela casquinha no seu braço algumas vezes ou en' ado a unha no couro cabeludo. É uma situação comum, mas até hoje os médicos não sabem exatamente o que a motiva - nem porque é tão prazerosa. Um mistério cuja resposta é tão inatingível quanto uma picada de pernilongo no meio das costas.

Coçar demais, no entanto, muitas vezes indica uma patologia. "O aumento dos níveis de uréia ou de creatinina no sangue pode desencadear episódios freqüentes do problema", alerta Luciane Scattone, consultora de dermatologia da MH. E pode também levar a um ciclo vicioso: você coça e faz o corpo liberar mais histamina, que causa inchaço, que atiça as terminações nervosas, que aumentam a coceira... Você precisa quebrar esse ciclo. Nós vamos mostrar como fazê-lo, principalmente em relacão a alguns tipos de prurido masculinos - menos o que envolve o saco, porque esse é um hábito muito bom para ser combatido. Faz mais sentido entender e atacar a razão do impulso do que lutar contra ele depois de estabelecido. Use nosso guia!

O PROBLEMA: PELE SECA
Só porque sua pele não é rachada como o solo do sertão nordestino não significa que ela seja impermeável. Várias substâncias que causam irritação entram por microcortes - que não conseguimos enxergar -, provocando inflamações e instigando os nervos. Além disso, essas equenas rachaduras facilitam a evaporação da umidade da pele. Quanto mais seca ela for, mais fissuras tem, mais essas substâncias entram e, conseqüentemente, mais agitados ficam os nervos da coceira. É um ciclo vicioso irritante.
Tratamento: não é possível acrescentar muita umidade à pele. A solução é mantê-la com um hidratante bem grosso. Se você tem a pele mais oleosa, opte por gel ou loção. Se ela for seca, prefira pomada ou um creme mais espesso."Produtos com uréia ou lactato de amônio ajudam no tratamento", sugere Luciane.
Prevenção: evite banhos quentes e longos para que a proteção natural da pele não seja eliminada. "Vale usar um óleo para banho ainda no chuveiro, ele repõe o manto lipídico", indica a dermatologista. E evite deixar o ar-condicionado ligado o tempo todo, porque ele resseca o ar: abra as janelas para deixar a umidade entrar.

Nenhum comentário: