sexta-feira, 30 de maio de 2008

Prêmio Tim veta "egotrip" de premiados em noite de rigor e poucos aplausos

"É uma egotrip absurda". Assim Ivete Sangalo definiu o 6º Prêmio Tim de Música, que aconteceu na noite de quarta-feira (28) no Theatro Municipal do Rio. Mas a produção do prêmio não deu muita chance para a tal da "egotrip": com rigor técnico e poucas falhas, a premiação, que consagrou Paulinho da Viola e homenageou Dominguinhos, barrou discursos e muitas poses no palco.

O formato da entrega dos troféus não permitia aos premiados discursarem. Ao serem anunciados, os vencedores das 38 categorias, anunciadas em blocos de três, quatro ou cinco cada, tinham poucos segundos para chegar ao palco --com exceção das Meninas de Sinhá, um grupo de 11 senhoras mineiras agraciado com o prêmio de melhor grupo regional.

Veja a lista de vencedores do 6º Prêmio Tim de Música

"As Meninas de Sinhá podem subir com a maior calma do mundo", atestava a atriz Marieta Severo, apresentadora da festa ao lado do ator Marcos Palmeira.

Uma vez no palco, todos eram mantidos longe dos dois microfones, onde ficaram apenas os apresentadores.

Na falta de discursos, muitos prolongaram a permanência no palco com gestos, como beijos, dedos apontados, corações no ar... Ivete Sangalo levou um papel com o nome Elba escrito e um coração desenhado, em homenagem à cantora Elba Ramalho, que perdeu para Ivete na categoria cantora regional. Alguns aproveitaram os chamegos de Marcos Palmeira, que queria abraçar todos os premiados que passavam do seu lado.

"Marquinhos, você vai ganhar o prêmio de beijoqueiro da noite", advertiu a colega de palco Marieta, lembrando do rigor que se seguiu por quase todo o resto da apresentação.

Em dois blocos --"Canção Popular" e "Regional"-- o rigor falhou e o suspense em torno do premiado foi desfeito, porque as músicas dos vencedores entraram antes de ser anunciado o prêmio.

Homenageado

De terno preto e o típico chapéu de couro branco, Dominguinhos, o homenageado da noite, reclamou do rigor: "é muito fiozinho aqui", disse, referindo-se aos fios de microfone que o impediam de tirar a sanfona que ficou pendurada em seu corpo ao longo da 1h40 de cerimônia.

Com a sanfona e banda de oito músicos, o homenageado recebeu no palco os cantores Gilberto Gil, Ivete Sangalo, Vanessa da Mata, Nana Caymmi, Elba Ramalho e Zezé Di Camargo e Luciano, com os quais apresentou canções como "De Volta pro Aconchego" e Eu Só Quero um Xodó".

A despeito dos "cliques" dos fotógrafos, contudo, a apresentação mais aplaudida da noite foi a dos cantores de forró Flávio José, Genival Lacerda e Jorge de Altinho.

Foi um dos poucos momentos, aliás, de aplausos calorosos. A platéia reagiu com mais emoção também em risadas dos depoimentos de pessoas comuns e famosas sobre o significado da música, expostos na tela do palco ao longo da apresentação, e ao ouvir a explicação de Marcos Palmeira sobre a nebulosa categoria "Full Track", que teve a dupla Vítor e Léo como vencedora.

"Essa categoria premia a música mais baixada pelos clientes da Tim", explicou Palmeira, que ouviu, em seguida, um coro de "aaaaahhh!" da platéia.

Para fechar a noite, o homenageado recebeu no palco os sanfoneiros Oswaldinho do Acordeon, Renato Borghetti, Adelson Vianna, Toninho Ferragutti, Gennaro e Waldonys.

Mesmo com o maior número de prêmios e, logo, mais tempo no palco, o sambista Paulinho da Viola --que fez sua estréia no Prêmio Tim com recorde de indicações (7) e de prêmios (3) desta edição-- afirmou não ligar para as premiações. "Só as indicações já valiam. O fato de participar já é uma vitória".

Fico deprimida quando não sou assediada, diz Ivete Sangalo

Ivete Sangalo diz ser dependente do assédio da mídia e do público. Ao chegar à cerimônia de entrega do sexto prêmio Tim de Música, no Theatro Municipal do Rio, a cantora afirmou que adora o "alvoroço".

"Se eu chegar a estes eventos e não tiver barulho, eu fico deprimida. Quando mais confusão, mais glamour", afirmou Ivete, que viaja nesta quinta-feira para shows em Portugal e em Paris.

Sobre o prêmio Tim de Música, Ivete disse ser uma "egotrip absurda".

"Ficamos nos sentido importantes...e nós somos mesmo, porque levamos alegria a muitas pessoas", disse Ivete, que chegou acompanhada do namorado, o empresário Felipe Simão.

Amor

Sem causar tanto burburinho quanto Ivete, a cantora Angela Ro Ro também foi à cerimônia do prêmio Tim de Música. Ela disse que o amor será tema do seu próximo disco e que está escrevendo as letras com a ajuda de Sandra de Sá e Frejat.

Questionada por que escolheu o amor como tema, ela respondeu: "Estou amando todo mundo, estou amando as artes como nunca", disse Angela, que chegou à festa acompanhada de uma mulher. Recentemente, a cantora disse ter interesse em namorar homens

Nenhum comentário: