segunda-feira, 3 de março de 2008

Implantes devolvem o belo sorriso com 97% de sucesso

Sorriso bonito não é apenas questão estética, mas também sinônimo de saúde bucal em dia. Mesmo quem perdeu algum dente, seja lá por que motivo, pode deixar a vergonha de lado e começar sonhar novamente com um belo sorrisão. "As técnicas atuais de implantes já permitem a substituição segura dos dentes naturais com 97% de sucesso", afirma o dentista da Academia Americana de Ósseo Integração, Sidnei Goldmann.

Os tratamentos feitos, na maioria dos casos, partem do titânio. Sidnei explica que, após radiografias específicas para verificar as condições ósseas do dente danificado, o paciente é submetido a uma cirurgia, realizada com anestesia local e no próprio consultório. "Neste procedimento cirúrgico, fazemos a fixação de titânio no osso. Essa placa funcionará como uma camada intermediária, entre a estrutura óssea e a nova prótese".

Após quatro meses, uma nova formação óssea terá surgido, formando uma espécie de revestimento ao titânio. Durante esse período de adaptação, o paciente sai do consultório com uma prótese dentária provisória. "A higienização deve ser feita como se ali tivesse um dente natural, cuidando da escovação e do fio dental. O paciente só volta para tirar os pontos da cirurgia", fala o especialista sobre a fase de tratamento.

Passados os quatro meses, a prótese definitiva é colocada, dando fim ao tratamento. Dependendo do dente implantado, o dentista recomenda o uso de uma escova interdental, capaz de limpar os dentes profundamente.

Quanto tempo dura um implante?
De acordo com o especialista da Academia Americana de Ósseo Integração, "depende dos hábitos de higiene do paciente e da freqüência com que ele vai ao dentista, mas a ciência prova casos de implantes que duram até 44 anos". Para a durabilidade ser maior, Sidnei reforça os cuidados na hora da higienização e aconselha uma visita ao dentista a cada seis meses ou um ano.

Qualquer dente pode ser implantado?
Sim, inclusive todos eles. A indicação de implante vale para pessoas que já nasceram sem alguns dentes, para aquelas que os perderam por algum motivo, ou ainda, em casos em que a raiz do dente está comprometida, independente da posição.

Existe alguma contra-indicação?
Devido à ação do titânio nos ossos, as restrições ficam por conta de mulheres grávidas, pessoas com algum tipo de câncer ou que estejam sendo submetidas à radioterapia, com diabetes descompensada ou alguma doença degenerativa.

Qual o valor do tratamento?
Cada dente implantado custa de R$ 2.000 a R$ 3.000. "As vantagens compensam o valor", garante Sidnei. "Pacientes que costumavam usar próteses móveis, passam a ter mais força e segurança na hora de mastigar. Além disso, a auto-estima melhora espantosamente".

Para saber mais sobre saúde bucal, assista ao chat "A saúde começa pela boca. Aprenda a cuidar melhor dos seus dentes" e esclareca suas dúvidas com o cirurgião dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Mo

Nenhum comentário: