sábado, 15 de março de 2008

São Paulo ganha Centro de Referência da Diversidade

cidade de São Paulo ganhou nessa última terça-feira, dia 12 de março, o Centro de Referência da Diversidade (CRD), que surge da parceria do Projeto de Inclusão Social Urbana – Nós do Centro com a Prefeitura de São Paulo e a União Européia.

O CRD surge com o objetivo de dar assistência a homens, mulheres, travestis e transexuais profissionais do sexo em situação de vulnerabilidade, desenvolvendo oficinas profissionalizantes com atividades direcionadas à geração de renda e inserção dos participantes no mercado de trabalho.

"Inicialmente, os profissionais do Centro de Referência da Diversidade estarão acolhendo e cadastrando o público-alvo. Feito o cadastramento, as pessoas serão encaminhadas para as atividades do próprio centro como as oficinas, grupo de convivência e à rede de parceiros existentes em áreas como saúde, assistência social e direitos humanos", explica a coordenadora do CRD, Ana Paula Alberico.

O coquetel de abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab, que em seu discurso salientou que a criação do CRD mostra que seu governo é progressista. Também estiveram presentes, entre outras autoridades, o vereador Gilberto Natalini e o representante da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Antonio Floriano Pereira Pesaro.

A comunidade GLBT se fez presente com um show de artistas transgêneros e a exposição de fotos da mostra Retratos de Uma Cidade Escondida, do fotógrafo e militante dos direitos humanos Barry Michael Wolfe. A colunista do G Online Claudia Wonder, que também faz parte da equipe de trabalho do CRD como monitora de abordagem, representou simbolicamente o segmento de travestis e transexuais na cerimônia. Segundo ela, a "criação do CRD é um grande passo em direção a cidadania desse segmento".

Nenhum comentário: