sexta-feira, 21 de março de 2008

Fernando Meirelles e Walter Salles na mira de Cannes

Sem equivalente nas Américas, o Festival de Cannes continua sendo o evento multicultural mais importante do calendário cinematográfico. Programada para se realizar entre 14 e 25 de maio, a 61ª edição ainda está sendo delineada por uma comissão de seleção internacional que responde diretamente ao delegado-geral Thierry Fremaux. No corpo de correspondentes internacionais, figura a carioca Ilda Santiago, uma das sócias do grupo Estação e também organizadora da Mostra Rio.

O anúncio da seleção oficial está previsto para o mês que vem, mas a temporada de apostas e palpites começou. A revista Hollywood Repórter publicou uma longa reportagem em que arrisca algumas possibilidades. Entre os nomes citados, estão os dos diretores brasileiros Fernando Meirelles, que corre para finalizar "Blindness" no Canadá a tempo de submetê-lo à comissão, e Walter Salles, co-diretor com Daniela Thomas do polêmico "Linha de Passe".

Segundo a revista, este ano deve haver uma mudança de orientação na seleção dos filmes. Enquanto nas edições anteriores o tom era dado por títulos marcados pela identidade nacional, hoje a tendência é tentar agrupar o maior número de produções "internacionais" - sem identidade nacional bem definida.

O título cita também entre os grandes eventos a escolha dos filmes de abertura e encerramento. A versão para o cinema de "Sex and The City", com Sarah Jéssica Parker, deve ser mesmo o filme de abertura, enquanto "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" deve ficar com a vaga do encerramento. No capítulo grandes festas, parece que a animação "Kung Fu Panda" está correndo sozinha, com um lançamento que deve parar a Croisette.

Nenhum comentário: