sábado, 22 de março de 2008

MySpace Brasil cutuca Orkut e diz que será "amigo" da Justiça

A rede de relacionamentos on-line MySpace estréia nesta quinta-feira (13) sua plataforma para desenvolvedores externos. O lançamento se antecipa a outros sites --como o Orkut, que também vai usar o mesmo sistema, o OpenSocial.

"Somos a primeira rede no Brasil a ter o OpenSocial", diz Emerson Calegaretti, diretor-geral do MySpace no país. A plataforma entra no ar às 17h desta quinta, com mais de mil aplicativos. Ela já vem sendo experimentada há um mês e meio pelos chamados "beta testers".

Divulgação
"Somos os primeiros ter o OpenSocial no Brasil", diz diretor-geral do MySpace no país
"Somos os primeiros ter o OpenSocial no Brasil", diz diretor-geral do MySpace no país

"Já tem de tudo, desde aplicativos mais simples, para colocar fotos com som, até coisas mais sofisticadas, como jogos on-line e programinhas para fazer ligações pela internet", conta Calegaretti à Folha Online.

Os miniaplicativos --ou "widgets"-- são mais populares nos EUA, onde também são utilizados como ferramenta de marketing por algumas empresas.

Os desenvolvedores externos criarão os "widgets" nessa plataforma, desenvolvida pelo Google, e os softwares ficarão disponíveis para outros usuários das redes sociais. Entre os portais da "aliança" OpenSocial estão, além de Orkut e MySpace, o LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning.

"Você poderá migrar essas aplicações de uma rede social para outra", diz o diretor-geral do MySpace.

Também haverá remuneração para os criadores independentes via publicidade. "O desenvolvedor vai poder vender publicidade no aplicativo e levar 100% desse dinheiro. Mas, se ele não tiver essa capacidade [de criar a publicidade dentro do ["widget"], a gente vai oferecer um serviço de publicidade e partilhar a receita com ele."

Tendência

Para especialistas, uma das razões para o crescimento do Facebook, principal oponente do MySpace nesta seara, foi justamente o fato de abrir espaço aos empreendedores anônimos na criação dos aplicativos.

O MySpace, que desembarcou no Brasil no fim do ano passado, afirma que deve abrir sua galeria de aplicativos ao público de forma devagar, para garantir a qualidade e a segurança do que estiver disponível para os usuários.

Os aplicativos no MySpace ficarão divididos em categorias como música, política, jogos de perguntas e enquetes. O Google planeja abrir seu sistema para desenvolvedores externos em duas semanas.

O site de relacionamentos MySpace fez nesta sexta-feira seu lançamento oficial no Brasil com a promessa de ser "amigo" da Justiça brasileira. A página em português, que está em versão de testes desde 5 de novembro, entra no ar definitivamente na próxima quarta-feira (19).

Em clara referência ao rival Orkut, do Google --que domina esse mercado no país--, Emerson Calegaretti, diretor geral do MySpace no Brasil, afirmou que o site vai criar um sistema "de fácil acesso" para entidades como o Ministérios Públicos e ONGs que combatem o cibercrime.

Ele diz que a intenção é que esses órgãos possam fiscalizar a rede de relacionamentos e obtenham dados sobre possíveis criminosos.

Reprodução
MySpace tem foco basicamente no conteúdo musical; bandas usam plataforma como trampolim para fazer sucesso no "mundo real"
MySpace tem foco basicamente no conteúdo musical; bandas usam plataforma como trampolim para fazer sucesso no "mundo real"

"Não vamos utilizar a desculpa de que somos uma empresa norte-americana para dizer que não precisamos levar em consideração às leis brasileiras. O MySpace vai ser amigo das autoridades brasileiras", disse Calegaretti, durante entrevista coletiva, em São Paulo.

O discurso tem o objetivo de se contrapor ao Orkut, rede social de maior sucesso no Brasil, que exige que haja uma decisão judicial para liberar para o Ministério Público os dados de possíveis criminosos que utilizem o serviço.

Segundo ele, essas informações não serão fornecidas a "qualquer um". "Mas também não vamos demorar um ano para que esses dados sejam liberados", alfinetou o executivo.

Calegaretti, aliás, foi o primeiro funcionário do Google no Brasil, quando a empresa começou a montar a operação brasileira há dois anos. Agora mudou de lado e ficou responsável pela montagem do site da News Corp, do magnata Rupert Murdoch, no país.

Também como medida de segurança, é necessário ter no mínimo 14 anos de idade para se cadastrar no MySpace. E os usuários entre 14 e 16 anos são visíveis apenas para seus amigos.

Briga boa

O MySpace, que é líder mundial no mercado de redes sociais, chega ao Brasil com a missão de atrair os brasileiros para um outro tipo de rede social --não baseado no "monitoramento" da vida alheia, filão encontrado pelo Orkut e que é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do site do Google no Brasil.

Ana Ottoni/Folha
Banda indie Cansei de Ser Sexy, liderada por Lovefoxx, usou MySpace para se promover e agora é "a última moda" na Europa
Cansei de Ser Sexy, de Lovefoxx, usou site para se promover e agora é "moda" na Europa

O mote do MySpace é a troca de conteúdo entre os usuários, principalmente musical. Na rede social é possível criar páginas pessoais com blog, e-mail, comunicador instantâneo, músicas em streaming, vídeos, galeria de fotos, eventos no "mundo real", grupos e fóruns de discussão.

O site acabou virando um meio de divulgação para novas bandas. Grupos como Arctic Monkeys e a cantora britânica Lily Allen ganharam força divulgando trabalhos no MySpace. Atualmente, a rede tem mais de seis milhões de bandas oferecendo conteúdo no site.

Até o Brasil tem seus exemplos desse fenômeno. Os indies do Cansei de Ser Sexy ou o grupo de funk escatológico Bonde do Rolê teriam virado "coqueluche" na Europa por causa da divulgação no MySpace. O site tem 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros.

Versão light-popular

Entretanto, em razão do conteúdo de fotos, vídeo e áudio, o site acaba sendo muito pesado para a conexão utilizada por uma parcela dos internautas brasileiros. Segundo o Ibope/NetRatings, cerca de 20% dos 20 milhões de usuários residenciais ativos no país não usam banda larga.

Reprodução
Banda Calypso está entre os 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros que já fazem parte do MySpace
Banda Calypso está entre os 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros no MySpace

Por isso, o MySpace estuda criar uma versão "light", com menos funcionalidades, que seria de fácil utilização por internautas que usam conexões mais lentas.

O sistema ainda está em desenvolvimento e não deve ficar pronto nos próximos três meses, afirmou Victor Kong, gerente geral da empresa para a América Latina.

Segundo ele, o formato "light" não existe em nenhum dos 23 países em que o site atua. Seria incrementado no Brasil, mas pode também ser utilizado em alguns países asiáticos, em que a banda larga ainda tenha pouca penetração.

Mais do mesmo

Apesar da estréia do MySpace em português, pouca coisa muda para os usuários que já utilizavam o site. Os contatos e as configurações das páginas dos usuários são serão alteradas. A diferença é que agora os destaques estarão em português, mas o que os internautas escreveram em inglês, por exemplo, continua em inglês.

A expectativa é que, com isso, o site fique mais fácil para os internautas, o que deve fazer com que o número de usuários aumente. Segundo a empresa, antes que a versão de testes fosse lançada, em novembro, havia cerca de 300 mil brasileiros no MySpace. Durante a versão beta, esse número chegou a 1 milhão.

Nenhum comentário: