A rede de relacionamentos on-line MySpace estréia nesta quinta-feira (13) sua plataforma para desenvolvedores externos. O lançamento se antecipa a outros sites --como o Orkut, que também vai usar o mesmo sistema, o OpenSocial.
"Somos a primeira rede no Brasil a ter o OpenSocial", diz Emerson Calegaretti, diretor-geral do MySpace no país. A plataforma entra no ar às 17h desta quinta, com mais de mil aplicativos. Ela já vem sendo experimentada há um mês e meio pelos chamados "beta testers".
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"Somos os primeiros ter o OpenSocial no Brasil", diz diretor-geral do MySpace no país |
"Já tem de tudo, desde aplicativos mais simples, para colocar fotos com som, até coisas mais sofisticadas, como jogos on-line e programinhas para fazer ligações pela internet", conta Calegaretti à Folha Online.
Os miniaplicativos --ou "widgets"-- são mais populares nos EUA, onde também são utilizados como ferramenta de marketing por algumas empresas.
Os desenvolvedores externos criarão os "widgets" nessa plataforma, desenvolvida pelo Google, e os softwares ficarão disponíveis para outros usuários das redes sociais. Entre os portais da "aliança" OpenSocial estão, além de Orkut e MySpace, o LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning.
"Você poderá migrar essas aplicações de uma rede social para outra", diz o diretor-geral do MySpace.
Também haverá remuneração para os criadores independentes via publicidade. "O desenvolvedor vai poder vender publicidade no aplicativo e levar 100% desse dinheiro. Mas, se ele não tiver essa capacidade [de criar a publicidade dentro do ["widget"], a gente vai oferecer um serviço de publicidade e partilhar a receita com ele."
Tendência
Para especialistas, uma das razões para o crescimento do Facebook, principal oponente do MySpace nesta seara, foi justamente o fato de abrir espaço aos empreendedores anônimos na criação dos aplicativos.
O MySpace, que desembarcou no Brasil no fim do ano passado, afirma que deve abrir sua galeria de aplicativos ao público de forma devagar, para garantir a qualidade e a segurança do que estiver disponível para os usuários.
Os aplicativos no MySpace ficarão divididos em categorias como música, política, jogos de perguntas e enquetes. O Google planeja abrir seu sistema para desenvolvedores externos em duas semanas.
O site de relacionamentos MySpace fez nesta sexta-feira seu lançamento oficial no Brasil com a promessa de ser "amigo" da Justiça brasileira. A página em português, que está em versão de testes desde 5 de novembro, entra no ar definitivamente na próxima quarta-feira (19).
Em clara referência ao rival Orkut, do Google --que domina esse mercado no país--, Emerson Calegaretti, diretor geral do MySpace no Brasil, afirmou que o site vai criar um sistema "de fácil acesso" para entidades como o Ministérios Públicos e ONGs que combatem o cibercrime.
Ele diz que a intenção é que esses órgãos possam fiscalizar a rede de relacionamentos e obtenham dados sobre possíveis criminosos.
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MySpace tem foco basicamente no conteúdo musical; bandas usam plataforma como trampolim para fazer sucesso no "mundo real" |
"Não vamos utilizar a desculpa de que somos uma empresa norte-americana para dizer que não precisamos levar em consideração às leis brasileiras. O MySpace vai ser amigo das autoridades brasileiras", disse Calegaretti, durante entrevista coletiva, em São Paulo.
O discurso tem o objetivo de se contrapor ao Orkut, rede social de maior sucesso no Brasil, que exige que haja uma decisão judicial para liberar para o Ministério Público os dados de possíveis criminosos que utilizem o serviço.
Segundo ele, essas informações não serão fornecidas a "qualquer um". "Mas também não vamos demorar um ano para que esses dados sejam liberados", alfinetou o executivo.
Calegaretti, aliás, foi o primeiro funcionário do Google no Brasil, quando a empresa começou a montar a operação brasileira há dois anos. Agora mudou de lado e ficou responsável pela montagem do site da News Corp, do magnata Rupert Murdoch, no país.
Também como medida de segurança, é necessário ter no mínimo 14 anos de idade para se cadastrar no MySpace. E os usuários entre 14 e 16 anos são visíveis apenas para seus amigos.
Briga boa
O MySpace, que é líder mundial no mercado de redes sociais, chega ao Brasil com a missão de atrair os brasileiros para um outro tipo de rede social --não baseado no "monitoramento" da vida alheia, filão encontrado pelo Orkut e que é um dos maiores responsáveis pelo sucesso do site do Google no Brasil.
Ana Ottoni/Folha |
Cansei de Ser Sexy, de Lovefoxx, usou site para se promover e agora é "moda" na Europa |
O mote do MySpace é a troca de conteúdo entre os usuários, principalmente musical. Na rede social é possível criar páginas pessoais com blog, e-mail, comunicador instantâneo, músicas em streaming, vídeos, galeria de fotos, eventos no "mundo real", grupos e fóruns de discussão.
O site acabou virando um meio de divulgação para novas bandas. Grupos como Arctic Monkeys e a cantora britânica Lily Allen ganharam força divulgando trabalhos no MySpace. Atualmente, a rede tem mais de seis milhões de bandas oferecendo conteúdo no site.
Até o Brasil tem seus exemplos desse fenômeno. Os indies do Cansei de Ser Sexy ou o grupo de funk escatológico Bonde do Rolê teriam virado "coqueluche" na Europa por causa da divulgação no MySpace. O site tem 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros.
Versão light-popular
Entretanto, em razão do conteúdo de fotos, vídeo e áudio, o site acaba sendo muito pesado para a conexão utilizada por uma parcela dos internautas brasileiros. Segundo o Ibope/NetRatings, cerca de 20% dos 20 milhões de usuários residenciais ativos no país não usam banda larga.
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Banda Calypso está entre os 55 mil perfis musicais de artistas brasileiros no MySpace |
Por isso, o MySpace estuda criar uma versão "light", com menos funcionalidades, que seria de fácil utilização por internautas que usam conexões mais lentas.
O sistema ainda está em desenvolvimento e não deve ficar pronto nos próximos três meses, afirmou Victor Kong, gerente geral da empresa para a América Latina.
Segundo ele, o formato "light" não existe em nenhum dos 23 países em que o site atua. Seria incrementado no Brasil, mas pode também ser utilizado em alguns países asiáticos, em que a banda larga ainda tenha pouca penetração.
Mais do mesmo
Apesar da estréia do MySpace em português, pouca coisa muda para os usuários que já utilizavam o site. Os contatos e as configurações das páginas dos usuários são serão alteradas. A diferença é que agora os destaques estarão em português, mas o que os internautas escreveram em inglês, por exemplo, continua em inglês.
A expectativa é que, com isso, o site fique mais fácil para os internautas, o que deve fazer com que o número de usuários aumente. Segundo a empresa, antes que a versão de testes fosse lançada, em novembro, havia cerca de 300 mil brasileiros no MySpace. Durante a versão beta, esse número chegou a 1 milhão.
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