sábado, 22 de março de 2008

Sony BMG vai vender música digital sem sistema antipirataria

A Sony BMG Music deve se tornar ainda neste mês a quarta grande gravadora a banir o DRM (sistema que limita o número de cópias possíveis de um arquivo) de suas músicas vendidas por download.

A gravadora, que tem em seu elenco artistas como Beyonce, Britney Spears e Celine Dion, anunciou nesta segunda-feira (7) que vai lançar em 15 de janeiro uma espécie de vale-presente chamado Platinum MusicPass, que vai permitir que os internautas baixem músicas em formato MP3, sem a proteção DRM.

Os internautas poderão comprar as músicas depois de digitar o número de identificação presente no cartão, que por enquanto poderá ser comprado apenas no varejo norte-americano.

As vendas da indústria fonográfica caíram cerca de 15% no ano passado, com o crescente desinteresse dos consumidores pelos CDs. Entretanto, a venda de músicas no formato digital não conseguiram compensar essas perdas.

Barreira

Uma das maiores reclamações de quem compra música digital é o fato de o DRM impedir que os arquivos baixados da internet sejam copiados para outros suportes, como tocadores de MP3 ou telefones celulares.

Trata-se de um sistema que, segundo seus defensores, permite combater a pirataria mundial.
Em fevereiro do ano passado, o fundador da Apple Steve Jobs pediu que as gravadoras parassem de utilizar o sistema antipirataria. Segundo ele, a abolição do sistema ajudaria a elevar as vendas.

Depois de uma recusa inicial, as gravadoras passaram a ceder. A primeira foi a EMI, seguida por Universal e Vivendi Universal Music. No mês passado, a Warner Music anunciou que passaria a vender músicas em MP3 sem DRM pela loja Amazon.com.

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