quinta-feira, 27 de março de 2008

Personagens de "Jumper" têm poder de se teletransportar

Deve ser o sonho de qualquer um poder dar um pulinho até o Egito, depois outro para Roma e terminar o dia em casa. Este é o dom do protagonista da ficção científica "Jumper", que tem o poder de se teletransportar. O filme entra em circuito nacional nesta sexta-feira.

David (Hayden Christensen, o Anakin Skywalker dos episódios 2 e 3 de "Star Wars") descobre sua capacidade especial por acaso, quando fica preso debaixo da camada de gelo de um lago congelado.

Prestes a morrer afogado e por causa da baixa temperatura, ele vai parar numa biblioteca como num passe de mágica. É assim que David percebe que há algo de diferente nele, embora não se saiba ao certo o motivo.

Abandonado pela mãe (Diane Lane) quando criança e com sérios problemas de relacionamento com o pai abusivo (Michael Rooker), David opta por fugir de casa depois do incidente no lago.

Todos pensam que ele morreu. Com o passar do tempo, David descobre como controlar sua habilidade e passa a "viajar" pelo mundo. Além disso, começa a roubar cofres de bancos e se torna um milionário.

O que ele não sabe é que não está sozinho. Existem no mundo outras pessoas como ele, que são conhecidas como Jumpers. Mas nem tudo é alegria na vida destes seres, que são perseguidos.

Logo o protagonista descobre que seu maior inimigo é Roland (Samuel L. Jackson), que tem seus próprios métodos para dominar os Jumpers e acabar com eles.

Enquanto tenta conquistar sua paixão de infância, Millie (Rachel Bilson), David conhece Griffin (Jamie Bell), um rapaz inglês que também é Jumper e está na mira de Roland. Porém, o garoto é mais experiente e tem seus métodos para fugir.

Dirigido por Doug Liman ("A Identidade Bourne", "Sr. & Sra Smith), "Jumper" mais parece filme-piloto para série de televisão. Na maior parte do tempo, o longa fica apresentando personagens, seus dons e fraquezas.

O diretor Liman teve um começo de carreira bem promissor, com filmes pequenos e independentes, como "Swingers -- Curtindo a Noite" e "Go -- Vamos Nessa". Depois, inaugurou a franquia Bourne e passou o bastão para Paul Greengrass e fez "Sr. e Sra Smith", que proporcionou o encontro do casal Brad Pitt e Angelina Jolie.

É bem provável que "Jumper" seja o primeiro de uma série -- afinal, deixa várias pontas soltas para serem exploradas no futuro.

Nenhum comentário: