sábado, 22 de março de 2008

Curta brasileiro vence concurso do YouTube

O curta-metragem brasileiro "Laços (Ties)", dirigido por Flávia Lacerda, venceu o concurso Project Direct, promovido pelo YouTube. A produção, escolhida em votação aberta dentre 20 finalistas, será exibida no Sundance Festival, realizado nos Estados Unidos, no próximo mês de janeiro.

Participaram do concurso, iniciado em outubro deste ano, produções de Estados Unidos, Brasil, Canadá, França, Itália, Espanha e Reino Unido.

Reprodução
Falcão (à dir) e Porto: produção do curta começou com um scrap pelo Orkut
Falcão (à dir) e Porto: produção começou com um scrap pelo Orkut; filme, que será exibido no Sundace Festival, custou R$ 1.500

Os 20 curta-metragens finalistas foram escolhidos por um comitê presidido pelo cineasta Jason Reitman, de "Obrigado Por Fumar". O vencedor foi eleito em votação realizada pelo site entre os dias 24 de novembro e 2 de dezembro. O resultado foi divulgado no fim da noite de terça-feira (4).

Além do curta brasileiro, completam o pódio duas produções norte-americanas: Gone In a Flash e My Name Is Lisa

Teens no comando

Apesar de ter sido coordenado por uma diretora da Rede Globo e escrito por outra profissional da emissora, a roteirista Adriana Falcão, o curta brasileiro foi idealizado mesmo por dois adolescentes --nada mais natural para um concurso pela internet.

Clarice Falcão, 18, que é filha da roteirista, e o amigo Célio Porto, 17, ficaram sabendo do concurso e armaram o esquema para participar.

"O Célio me mandou um scrap pelo Orkut, falando do projeto e que a gente poderia fazer alguma coisa. Aí falamos com a minha mãe e tivemos a idéia do roteiro. Chamamos a Flávia, que foi assistente de direção do meu pai [o diretor João Falcão]", para dirigir", conta a garota.

Os dois amigos estrelam o filme e a adolescente inclusive compôs e cantou a canção que serve de trilha para a produção.

Laços tem 6 minutos e 43 segundos de duração e conta a história do encontro entre uma garota cujo pai acabou de morrer e um garoto misterioso, na rua.

O curta foi filmado durante um dia, na região do Jardim Botânico, zona sul do Rio de Janeiro, com o uso de uma câmera digital AG-DVX100 para captação das imagens.

Retorno

O projeto, feito no esquema "ajuda entre amigos" custou R$ 1.500, com gastos principalmente na parte de edição e alimentação. No fim, o investimento acabou valendo a pena, já que a equipe vai receber US$ 5.000 (R$ 8.900) de prêmio do YouTube.

Adriana Falcão diz que ficou surpresa pelo prêmio, principalmente porque, entre os outros 19 finalistas, a maioria tinha uma qualidade técnica maior e foi filmada em película, em vez de em formato digital. "Quando vi os outros filmes, senti um profissionalismo muito maior", diz ela.

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