sábado, 22 de março de 2008

Famosos contam o que vêem no YouTube e descobrem como são vistos

Na próxima semana, o YouTube comemora um ano desde sua compra pelo Google por US$ 1,65 bilhão. O maior compartilhador de vídeos da web estreou em fevereiro de 2005, ou seja, não tem sequer três anos.

Apesar do pouco tempo de vida, milhões de internautas já modificaram sua maneira de consumir audiovisual por conta do portal.

Modificaram?

A Folha Online falou com dez pessoas que fizeram ou fazem TV no Brasil para saber como os profissionais interagem com o site. Foram procurados funcionários, ex-funcionários e colaboradores de diferentes emissoras, épocas e prestígios. A pergunta (ao que você assiste no YouTube?) é seguida dos "hits" de cada entrevistado.

*

William Bonner
(Âncora e editor-chefe do "Jornal Nacional", da Globo)

Divulgação

-O que vê: Cheguei até lá via links enviados por amigos. Em geral, são assuntos ligados à própria TV, nossa e de concorrentes. Às vezes, comerciais premiados (ou cultuados). E, aqui e ali, bobagens inacreditáveis --como uns filmetes sobre o efeito de uma bala Mentos numa garrafa pet de Coca-Cola.

-Como é visto: Seu maior sucesso de audiência é a imitação do estilista e agora deputado federal Clodovil Hernandes (PR). No entanto, quem digita o sobrenome do jornalista na busca cai no anúncio da morte do empresário Roberto Marinho, em 2003.

-

Juliana Baroni
(Atriz da novela "Dance Dance Dance", da Band)

Divulgação

-O que vê: Comecei a acessá-lo para encontrar vídeos antigos, principalmente shows de bandas dos anos 70 e 80 e musicais. Aproveito para conferir espetáculos do mundo todo, como o musical da Broadway "The Wicked". Eu gosto principalmente daquela cena em que as bruxas brigam.

-Como é vista: A paquita Catuxa Jujuba já foi vista por mais de 100 mil internautas. Isso porque, quando cantava "Fada Madrinha", Baroni levou um tombo, quase não conseguiu retornar ao palco e teve que cantar "É tão bom, bom-bom-bom" com cara de choro.

-

Repórter Vesgo (Rodrigo Scarpa)
(Humorista do "Pânico na TV!", da RedeTV!)

Divulgação

-O que vê: Procuro ver coisas que possam me inspirar no programa. Tipo uns programas malucos do Japão. Até mesmo a Tomatina, da Espanha, eu vi no YouTube antes de ir para lá. Assisto também ao "Perdidos na Noite", do Faustão. De vez em quando dá até pra achar umas pornochanchadas que ninguém mais lembra.

-Como é visto: A briga de Vesgo com Netinho, em 2005, tem centenas de milhares de acessos. Num vídeo exibido pelo "Pânico", Emílio Zurita critica a atitude do pagodeiro e diz que "essas imagens de violência se autodestruirão em cinco segundos". Não precisa correr, elas continuam aqui.

-

Glória Maria
(Apresentadora do "Fantástico", da Globo)

Keiny Andrade/Folha Imagem

-O que vê: Nunca entrei no YouTube, juro, nunca entrei! Nunca tive a menor curiosidade. Nem meu vídeo... aliás, não. Saiu uma vez no jornal que um dos vídeos mais vistos era uma matéria que fiz com o Freddie Mercury no Rock in Rio de 1985. Daí, por curiosidade, entrei para ver essa matéria minha. Fora isso, nem quando caiu meu brinco no ar eu vi. Não tenho a menor curiosidade, mesmo.

-Como é vista: A bizarra entrevista com o cantor britânico é bastante procurada, é verdade. Mas a primeira ocorrência para seu nome na busca é a tal queda do brinco, que ganhou até remix.

-

Arnaldo Saccomani
(Produtor musical e jurado do programa "Ídolos", do SBT)

Vânia Delpoio/Folha Imagem

-O que vê: Virou moda as pessoas irem aos shows e gravarem a apresentação pelo celular. Esses dias vi uma música minha sendo tocada ao vivo pelo Sorriso Maroto, vi antes de eles gravarem. O site me ajudou muito no "Ídolos", porque me deu uma visão mais completa, por exemplo, da Shirley Carvalho. Tem mais de quarenta vídeos dela no site. Eu pude entender muito melhor o "Ídolos" pelo site.

-Como é visto: Seu clipe de maior apelo é uma paródia do "Pânico na TV!". Nele, o humorista Carioca faz Arnaldo Sacomole, o bisavô do Smeagol (de "O Senhor dos Anéis").

-

Bianca Rinaldi
(Atriz da novela "Caminhos do Coração", da Record)

Divulgação

-O que vê: Gosto de ver gargalhadas de criança ou números de circo. Você vai lá e coloca na busca "gargalhada de criança" ou "criança rindo" e aparecem uns vídeos de bebês rindo. Acho tão bonito. Ah, também entrei para ver número de lira.

-Como é vista: Rinaldi usa um biquíni azul-bebê em sua participação na Banheira do Gugu, do "Domingo Legal". Ela tem que pegar sabonetes e se livrar das garras do pagodeiro Waguinho (ex- integrante do conjunto de pagode Os Morenos, hoje cantor gospel).

-

Cao Hamburger
(Cineasta e criador do "Castelo Rá-Tim-Bum", da TV Cultura)

João Sal/Folha Imagem

-O que vê: Às vezes procuro vídeos engraçados, bem ao estilo video-cassetadas. Devo confessar que me divirto com tombos. Muitas vezes pesquiso assuntos específicos de algum trabalho que estou desenvolvendo ou por pura curiosidade. Também tenho recorrido para ver lances de futebol que por ventura eu tenha perdido. Torço para o Santos.

-Como é visto: O making of do filme "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" é a segunda ocorrência na busca pelo nome do cineasta. O filme foi escolhido na semana passada para disputar uma vaga no Oscar 2008.

-

Gretchen
(Dançarina, atriz e assídua de programas de auditório)

Pedro Azevedo/Folha Imagem

-O que vê: Vi uma coisa muito velha que eu não tinha mais, sabe? Eu acho hiperinteressante essas coisas de lançar, entendeu? Lançar artista, música, entendeu? Eu vi uma música minha, mas não lembro qual era. Tipo anos 80. É muito velha.

-Como é vista: Eis a descrição do clipe mais visto de Gretchen no YouTube, feita pelo internauta que a colocou no site: "Astro Jean-Claude Van Damme se excita com a estrela Gretchen ao vivo no programa 'Domingo Legal'. Ele tenta disfarçar, mas Gugu denuncia." O episódio é de 2001.

-

João Gordo
(Músico e apresentador do "Gordo Viaja", da MTV)

Divulgação

-O que vê: Assim que lançaram o site, entrei e vi tudo o que precisava. Uns lances tipo "Chico City", saca? Daí tentei procurar umas coisas obscuras da Excelsior, mas essas coisas não tem em lugar nenhum. Daí eu desencanei. A última coisa que vi, semana passada, foi o "Férias na Praia" com Frankie Avalon and Annette Funicello.

-Como é visto: A briga entre João Gordo e Dado Dollabela, em 2003, na gravação do "Gordo a Go-Go", demorou para chegar na web. No final de 2006, a MTV jogou as cenas na rede, tentando capitalizar o seu "MTV Overdrive". No mesmo dia o arquivo foi parar no YouTube.

-

Amanda Françozo
(Apresentadora do "Papo de Amigos", TV Gazeta)

Divulgação

-O que vê: Olha, a primeira vez que entrei no YouTube foi para ver coisas minhas mesmo. Vi trechos do "Fantasia" (SBT), de oito, dez anos atrás. Também assisti a umas coisas do "Mulheres" (Gazeta). Já tem lá até uma chamadinha do programa novo ("Papo de Amigos"). Hum, deixa ver o que mais... Ah, também tem um monte de matéria sobre mim, enfim, um monte de coisa.

-Como é vista: Leia acima.

Nenhum comentário: