sábado, 22 de março de 2008

Música digital cresce 40%, mas não compensa perdas com CDs

As vendas de músicas em formato digital movimentaram US$ 2,9 bilhões (R$ 5,17 bilhões) no ano passado, uma alta de 40% em relação a 2006. O bom resultado, entretanto, não deve impedir a queda nas vendas gerais da indústria fonográfica, que sofre com a baixas vendas de CDs.

Segundo um estudo da IFPI (International Federation of the Phonographic Industry) divulgado nesta quinta-feira (24), as vendas de música digital representam 15% de todo o mercado --uma alta considerável em relação aos 11% de participação em 2006. Em 2003, esse índice beirava o zero.

Atualmente há mais de 500 lojas de música on-line legais, que oferecem mais de 6 milhões de canções.

Apesar disso, as vendas de músicas "virtuais" ainda não conseguem compensar a forte queda nas vendas de CD. O instituto estima que, no total, a indústria fonográfica faturou cerca de 10% menos em 2007, em relação ao ano anterior.

Entre outros motivos, isso ocorre porque o mercado legal de música digital ainda é muito pequeno na comparação com o ilegal. Nas contas da IFPI, para cada música baixada de lojas on-line regularizadas, há 20 download ilegais.

"A educação é uma prioridade para a indústria da música. Entretanto, a indústria precisa da cooperação dos governos para ajudar a mentalidade da 'música livre", afirma a entidade, no estudo. A idéia é que as gravadores e os artistas promovam mais o "valor da música".

Campeões do download

Na lista das músicas mais baixadas pela internet no ano passado divulgada pela IFPI, há poucas semelhanças entre os artistas que foram classificados como "queridinhos do iTunes". Enquanto as músicas de Fergie, Gwen Stefani e Plain White T's foram os mais baixados pela loja da Apple, a lista da IFPI é liderada por Avril Lavigne, com o single "Girfriend".

Avril Lavigne é seguida pela cantora japonesa Utada Hikaru, com a música "Flavor of Life" e pelo hit "Umbrella", de Rihanna.

Veja a lista das músicas digitais mais compradas em 2007

1. Avril Lavigne - "Girlfriend"
2. Utada Hikaru - "Flavor of Life"
3. Rihanna - "Umbrella"
4. T-Pain - "Buy U A Drank (Shawty Snappin')"
5. Akon - "Don't Matter"
6. Soulja Boy Tell'Em - "Crank That"
7. Shop Boyz - "Party Like a Rock Star"
8. Sean Kingston - "Beautiful Girls"
9. Mims - "This is Why I'm Hot"
10. Beyonce - "Irreplaceable"

Nenhum comentário: