domingo, 23 de novembro de 2008

Turma da Mônica cresce e é recriada em versão mangá

Novos perfis dos personagens de Mauricio de Sousa são mostrados em revista promocional

Mônica mantém os dentões e o coelhinho, mas não é mais uma menina gordunha, como diziam Cebolinha e Cascão. Os dois também mudaram.

O cabelo de Cebolinha cresceu. E ele não troca mais o "r" pelo "l", a não ser em situações tensas. Uma fonoaudióloga ajudou o adolescente a corrigir a pronúncia.

Cascão, agora jovem, usa brinco, é fanático por esportes radicais e toma banho de vez em quando. Não gosta, mas toma.

Magali continua comilona. Mas controla o que come para se manter esbelta.

As mudanças nos perfis dos quatro personagens são apresentadas numa revista promocional, de 12 páginas. Todos cresceram e estão na adolescência.

"Turma da Mônica Jovem", título da publicação, foi distribuída gratuitamente no Anime Friends, evento de produções japonesas que termina neste domingo em São Paulo.

A revista promocional traz uma história de seis páginas, em que são introduzidos os novos perfis das criações do desenhista e empresário Mauricio de Sousa.

As mudanças são narradas por Mônica enquanto escreve em seu diário, digitado num notebook.

Segundo a assessoria de imprensa de Mauricio, a proposta dessa nova versão é alcançar um leitor mais jovem, diferente do que tradicionalmente lê as revistas infantis.

O lançamento da nova revista está programado para o mês que vem.

Terá 128 páginas e vai ser num formato maior que o das publicações mensais dos personagens vendidas nas bancas.

Vai ser produzida no estilo mangá, nome como é conhecido o quadrinho japonês.

Hoje, o gênero divide com os super-heróis a oferta de títulos ao público adolescente.

As revistas infantis da Turma da Mônica continuarão a ser publicadas com a versão tradicional dos personagens.

***

É a segunda aposta recente dos Estúdios Mauricio de Sousa no leitor mais jovem. A primeira foi uma minissérie estrelada por Tina, que também foi modificada para a história.

Desde o início de 2007, quando a Turma da Mônica começou a ser publicada pela multinacional Panini, houve aumento na oferta de publicações especiais dos personagens de Mauricio de Sousa.

Parte das obras é destinada ao leitor adulto também.

Uma delas, "As Tiras Clássicas da Turma da Mônica", ganhou o Troféu HQMix deste ano na categoria publicação infantil (leia mais aqui).

A obra reedita as primeiras tiras cômicas do personagens

Novo número de Turma da Mônica Jovem tem mais ação que anterior

Segundo número da versão adolescente dos personagens de Mauricio de Sousa é vendido nas bancas desde a semana passada e tem lançamento nesta sexta-feira em Sâo Paulo

O primeiro número de "Turma da Mônica Jovem" trazia trazia o atrativo de saber como os personagens de Mauricio de Sousa ficariam quando adolescentes.

O segundo número já não tem mais como ser ancorado na curiosidade do leitor. Cabe à série, então, dizer a que veio.

A nova edição -que é vendida nas bancas desde a semana passada e que tem lançamento nesta sexta-feira em São Paulo (Panini, 132 págs., R$ 6,40)- tem bem mais ação do que o número de estréia.

E usa muito mais o traço do mangá, confirmando a impressão iniciada na edição anterior de que se trata de um mangá nacional.

***

Ter o rótulo "mangá" estampado na capa -mesmo que seja com a expressão eufemística "em estilo mangá"- é uma estratégia de aproximar o produto de um leitor mais maduro, consumidor de quadrinhos japoneses.

O estilo casa com a proposta da nova revista dos Estúdios Mauricio de Sousa, que é atingir exatamente o leitor que acompanhava a versão infantil dos personagens e que, agora, migra para outras leituras.

A palavra mangá, em conteúdo e em forma, cumpre sua função.

A história, no entanto, bebe também de outros elementos: das características do universo da Turma da Mônica -revisitadas- e das histórias místicas de capa e espada.

***

Este segundo número, tal qual um mangá tradicional, continua do ponto onde parou a edição anterior.

Os agora adolescentes Mônica, Cebolinha (que só troca o "r" pelo "l" quando fica nervoso), Cascão e Magali são transformados em guerreiros e levados a outra dimensão, Mavidele.

A missão é recuperar uma série de objetos místicos para salvar os pais de cada um deles, mantidos presos por Yuka, uma feiticeira oriental (outro diálogo com o mangá).

Os quatro personagens recebem equipamentos especiais para cumprir as tarefas. Mônica ganha arco e flechas, Cebolinha, escudo e espada, Cascão, um manto de camuflagem e Magali, um livro mágico.

***

Para quem já viu o desenho animado "Caverna do Dragão", há muita semelhança.

O resultado obtido por esta nova edição de "Turma da Mônica Jovem" é uma narrativa carregada de ação, mesclada por várias pitadas de situações cômicas, acentuadas pelo traço do mangá.

A aventura, a exemplo da seqüência anterior, continua no terceiro número.

Leia resenha sobre o número de estréia da série neste link.

E veja aqui o que mudou nos personagens na nova versão.

Nenhum comentário: