quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Marta pode herdar reinado de Beckham no futebol norte-americano

David Beckham já tem uma candidata em potencial para transferir o seu reinado no futebol norte-americano. Trata-se de Marta, estrela da seleção feminina do Brasil e do Umea IK, da Suécia, e que está em fase final de negociações com o Los Angeles Sol. Caso a transferência seja confirmada, ela será a principal jogadora da nova liga feminina de futebol dos Estados Unidos, a WPS (Women Pro Soccer).

Marcio Nel Cimatti/Folha Imagem
Marta está em negociações avançadas com o Los Angeles Sol e deve deixar a Suécia
Orlin Wagner/AP
Beckham está dando adeus aos Galaxy e tem a brasileira como provável "substituta"
MILAN TERÁ INGLÊS POR EMPRÉSTIMO
O inglês, que ainda pertence ao Los Angeles Galaxy, irá para o Milan por empréstimo de três meses em janeiro e deixará o trono de principal astro da modalidade no país sem dono. A brasileira foi escolhida no draft do futebol feminino norte-americano pela equipe da mesma cidade de Beckham. Caso o Sol convença Marta, o time da Califórnia poderá contar com a atleta já em 2009.

Como a WPS começa a ser disputada em abril, Beckham estará de volta e poderá dividir a atenção com a estrela do futebol feminino. Um dos responsáveis pela carreira de Marta, o empresário Fabiano Farah projeta uma carreira vitoriosa para a jogadora nos Estados Unidos, tanto profissional como comercialmente.

O agente acredita que a jogadora poderá ser para o futebol feminino o mesmo que Beckham foi para o masculino. "Guardadas as devidas proporções, Marta pode sim substituir David na área de promoção e visibilidade da Liga. Ela tem todas as credenciais para se tornar a grande estrela deste novo projeto", comentou Farah em entrevista ao UOL Esporte.

A estrutura da equipe norte-americana também é elogiada por Farah, que dá pistas sobre o sucesso da negociação. "Tudo está bem encaminhado e existem grandes chances para a Marta jogar nos Estados Unidos. Acredito que até o final deste mês haverá novidades", confirmou o agente.

BRASILEIRAS SELECIONADAS NO DRAFT NORTE-AMERICANO
Formiga Bay Area
Daniela Saint Louis
Cristiane Chicago Red Stars
Fabiana Boston Breakers
Renata Costa Saint Louis
Rosana Skye Blue FC
Maykon Boston Breakers
Ester Skye Blue FC
Erika Bay Area
MARTA LIDERA UMEA AO TETRA
ATLETA PREMIADA NA SUÉCIA
"Ela poderá contar com a mesma estrutura do Los Angeles Galaxy. Essa mudança, agora pelo lado profissional, será muito boa para a carreira da Marta", completou o empresário da alagoana, que liderou o Umea IK ao tetracampeonato sueco, e foi eleita, nesta semana, a principal atleta do país em 2008.

A equipe está classificada para as semifinais da Copa da Uefa, contra o Zvezda, da Rússia. O confronto está marcado para ser realizado no próximo mês de março, porém a possibilidade de ser campeã européia não deve segurar Marta na Suécia.

Além da meia-atacante, outras nove jogadoras brasileiras foram selecionadas pelo draft da WPS. O Brasil, vice-campeão olímpico em Atenas-04 e Pequim-08, foi o país com mais atletas lembradas. O Japão ficou atrás, com quatro.

Apesar das escolhas feitas - Formiga foi a primeira brasileira a ser escolhida pelo Draft -, as equipes ainda não têm os reforços confirmados, já que precisam negociar com as jogadoras e os seus respectivos clubes. Em 2009, a WPS permitirá que cada time conte com cinco estrangeiras no plantel.

Nenhum comentário: