quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Record adapta Machado de Assis em formato Hollywood

Uma das apostas da área de dramaturgia da Record para o fim do ano é a adaptação de contos literários para o formato de especial. O primeiro deles vai ao ar no dia 29 de dezembro, às 23h, e se trata da versão do conto Os Óculos de Pedro Antão.

Adolfo Rosenthal, diretor e roteirista da empreitada, reuniu jornalistas nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, para contar como será o especial - produzido pela Contém Conteúdo. Segundo ele, Os Óculos de Pedro Antão é, além de uma homenagem ao centenário de Machado de Assis, "uma tentativa de levar a linguagem cinematográfica para a TV".

O investimento da Record é tanto que, pela primeira vez, é usado no Brasil um câmera de cinema digital de última geração, a Sony F23. No cinema, o equipamento foi utilizado em Speed Racer e Matrix. Para manuseá-lo, o diretor de fotografia Bruno Tiezzi fez um curso de três meses em Los Angeles.

É inegável pensar que o capricho da emissora seja para competir no mesmo nível que a Globo, que no dia 9 de dezembro estréia a minissérie Capitu, também de Machado de Assis. Mas Rosenthal rejeita qualquer tipo de comparação. "Foi coincidência apenas na data de exibição, mas esse projeto foi mesmo desenhado em 2007. Isso, de forma alguma, não aconteceu porque a Globo está produzindo Capitu", afirmou.

Luiza Thomé, uma das atrizes do elenco do especial, defendeu sua casa: "parece que a Record está sempre tentando ser a Globo, mas não, ela tenta ser melhor".

Além de Luiza, completam o elenco principal Roberto Pirillo, Michel Bercovitch, Bruno Mello e Karen Marinho.

Os Óculos de Pedro Antão faz parte do especial de fim de ano 200 Anos de História. Além de celebrar os 100 anos da morte de Machado, também homenageia o centenário do nascimento de Guimarães Rosa. Com produção da Bossa Nova Filmes, Sertão: Veredas é o próximo projeto da emissora, e também irá ao ar no fim do ano.

A emissora também prevê a produção de outros quatro contos do Machado de Assis que serão exibidos como uma série para TV e compõem também um longa-metragem de episódios.

A história
O conto Os Óculos de Pedro Antão narra a história de dois amigos, Pedro (Michel Bercovith) e Mendonça (Bruno Mello), que juntos visitam a casa de Pedro Antão, tio de Mendonça que morreu misteriosamente.

A mansão ficou trancada por dez meses, a pedido do próprio Antão. Para criar um clima de mistério, Pedro sugere que eles entrem no local a meia-noite. Lá eles encontram objetos estranhos, que sugerem que o tio era um feiticeiro.

Mendonça é cético e, então, Pedro começa a reconstruir os fatos que levaram a morte de Antão a partir da sua própria imaginação.

Nenhum comentário: