quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Brasil classifica 3 ginastas para Superfinal, mas só Diego deve competir

BRASILEIROS NA SUPERFINAL
Russell Cheyne/Reuters
Diego se classificou no solo e pode ficar com uma vaga no salto para a Superfinal
Rubens Cavallari/Folha Imagem
Já a irmã Daniele depende de desistências para disputar a quarta Superfinal seguida
AP
Olímpico em 2004, Mosiah Rodrigues é outro que pode ir à Madri, na barra fixa
MAIS NOTÍCIAS DE GINÁSTICA
O Brasil classificou três atletas para a Superfinal da Copa do Mundo de ginástica, marcada para o próximo mês em Madri, na Espanha. Com as lesões de Daiane dos Santos e Jade Barbosa, porém, o país deve ser representado apenas por Diego Hypólito.

O bicampeão do mundo fechou o circuito de Copas como o líder do ranking mundial no solo, com 596,72 pontos. O vice-líder é Marian Dragulescu, com 411,06 - o romeno, porém, já anunciou sua aposentadoria. O brasileiro ainda terminou em 10º lugar no salto (204,21).

Estão classificados automaticamente para o evento os oito melhores do ranking em cada um dos aparelhos. Daiane dos Santos fechou os dois anos da Copa do Mundo em terceiro lugar no solo, com 377,31 pontos. A primeira do ranking é a chinesa Fei Cheng (394,87), seguida pela romena Sandra Izbasa (384,50).

No salto, Jade Barbosa terminou em sexto lugar, com 246,50 pontos - a melhor é a alemã naturalizada Oksana Chusovitna (754,19). As duas, porém, estão contundidas e só voltam a competir em 2009. O caso é o mesmo de Laís Souza, que poderia conseguir uma das vagas no salto - é a 11º da lista, com 177,49.

Além de Diego, que pode competir no solo e no salto, o Brasil tem chances com mais dois ginastas. Daniele Hypólito é a 12ª no solo (122,48) e a 15ª na trave (126,26). Já Mosiah Rodrigues é o 11º na barra fixa, com 146,99 pontos. Ambos dependem de desistências de ginastas com ranking superior para competir em Madri. A CBG informou que a lista de participantes deve ser fechada na quinta-feira.

Mesmo que o Brasil leve mais dois ginastas para a Espanha, o desempenho deve ficar abaixo de edições anteriores da Superfinal. Em 2006, quando a competição foi disputada em São Paulo, o país teve quatro representantes e conquistou seis medalhas, duas delas de ouro. Diego Hypólito foi campeão no solo e bronze no salto, Daniele foi prata na trave, 4ª no solo e 6ª nas barras, Daiane dos Santos venceu no solo e foi 7ª nas barras e Laís Souza levou a prata no salto e o bronze no solo.

Em 2004, em Birmingham, na Inglaterra, foram duas medalhas, duas de ouro. Diego Hypólito venceu no solo e foi 4º no salto, Daniele Hypólito foi 5ª nas barras, 6ª no solo e 7ª na trave e Daiane dos Santos foi campeã no solo. O pior desempenho até agora foi 2002, em Stuttgart, na Alemanha. Só Daniele Hypólito competiu, ficando em 4º lugar na trave.

Nenhum comentário: