quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Os óculos...: Record produz especial que pode virar filme

Em parceria inédita com a Contém Conteúdo, a mesma produtora responsável pela série especial Santos Dumont, o Desafio do Ar exibida pelo Fantástico, da Globo, em 2006, a Record anunciou entre teias de aranhas e poeira artificial, em uma casa de 1890 no Rio de Janeiro, o especial de final de ano Os óculos de Pedro Antão, nesta quarta-feira dia 19. Com incetivo a Lei Rouanet de apoio a cultura e um orçamento de 600 mil reais que permite tecnologia pioneira, a produtora tem total autonomia para adaptar o conto de Machado de Assis para a televisão e, quem sabe, posteriormente para o cinema.

- Essa história é muito cinematográfica, com esse conto estamos procurando trazer a linguagem do cinema para a TV, explicou Adolfo Rosenthal, da Contém Conteúdo, responsável pela adaptação que será exibida também na Record Internacional e terá versão DVD Escola.

O especial, que irá ao ar no dia 29 de dezembro, às 23 horas, começou a ser desenhado ao longo de 2007 e faz parte do projeto 200 anos de história, que homenageia os 100 anos da morte de Machado e os 100 anos do nascimento de Guimarães Rosa. No mesmo mês de dezembro, também em comemoração ao centenário da morte do escritor, a Globo leva ao ar a microssérie Capitu: coincidência, segundo a emissora.

- Isso não aconteceu, com toda certeza, pela Globo estar produzindo o especial dela, mas porque a Record se encantou pelo projeto, declarou o produtor Aguinaldo De Fiori Filho, da Contém.- Quando faz 100 anos para a Record, faz para a Globo, para o Brasil. [...] A Record está tentando ser muito melhor do que a Globo, declarou a ex-global Luiza Tomé, em seu terceiro trabalho na casa.

Os óculos de Pedro Antão navega pelo suspense e pelo mistério contando a visita de dois amigos, Pedro [Michel Bercovitch] e Mendonça [Bruno Mello], à casa de Antão [ também Michel Bercovitch], tio morto de Mendonça. Eles encontram objetos estranhos que dão asas a imaginação de Pedro na criação de uma história envolvendo o amor proibido do tio do amigo com Cecília [Karen Marinho] e o suicídio do mesmo. A equipe, que conta ainda com Roberto Pirillo, começou a gravar em 13 de novembro e deve finalizar o trabalho no próximo dia 24.

Damaturgia versus Ibope

- Ela [a Record] não está visando única e exclusivamente a audiência. Não uma expectativa estrondosa, a consciência é plena que não será uma grande audiência, esclareceu o diretor Adolfo.

No especial, a dramaturgia teria levado a melhor. De acordo com os responsáveis pela adaptação, o objetivo da Record é oferecer um produto de qualidade para o grande público e, por isso, a escolha da literatura machadiana.

- O Machado foi muito popular, foi uma escolha criteriosa para ser de fácil entendimento, justificou Adolfo, que também entregou que o desfecho da produção seguirá o do conto.

Nenhum comentário: