Muito mais do que bonequinhos e filmes licenciados, esses novos filhos do Kiss vendem o próprio nome não apenas da maneira tradicional. Eles também também o fazem através do link com novos artistas e de estratégias inusitadas.
Todo mundo que mora no planeta Terra sabe que o Radiohead teve a maior idéia publicitária do ano passado, e fez com que seu último álbum fosse um dos mais lucrativos na decadente indústria fonográfica. E melhor ainda, sem estar ligado à gravadoras, o que significa menos rabo preso e divisão de lucros.
REMIX = $$$$$$
Mas essa não foi a única idéia criativa dos ingleses: enquanto bandas usam a publicidade de blogs para se auto-promoverem, o Radiohead dá um passo a mais e cria um concurso de remixes pago.
Partindo da idéia que todos querem dividir nome com o quinteto, eles se uniram com o
VIAJE COM ELEiTunes e estão ‘te dando a oportunidade de remixar a faixa "Nude"'. Leia ‘oportunidade' como ‘chance de comprar' a música separada em linhas de bateria, guitarra, baixo, sintetizadores/teclados e voz. Cinco vezes mais lucro de algo que nem era vendido. Gênios.
Kanye West, que recentemente se aventurou pelo mundo da moda, agora ataca de agente de viagens!! Isso segundo informa o jornal inglês Guardian, que detalha a Kanyetravel.com como um serviço de venda de passagens aéreas, reservas de hotel e aluguel de carros, além de oferecer esses serviços para quem quiser ver os shows do rapper ao redor do mundo.
Uma pena que os remixes estão disponíveis apenas em países onde a loja virtual do iTunes atua, ou seja, retire todo o terceiro mundo da competição. Justo a região tão defendida pelas idéias políticas da banda. Inclusive o Tibete, que eles tentam salvar em seu site oficial.
Ah, o Radiohead também lançou sua própria rede social, a w.a.s.t.e. central, que reúne os fãs do grupo num mar de banners próprios, além de notícias em primeira mão, espaço para dividir fotos e vídeos (quem podem ser de outras bandas também), além de discutir acontecimentos quaisquer.
De necessidade imposta pelo novo mercado a novo método de tirar um extra entre uma turnê e outra, são mil as explicações. Só não dá para ser contra extorsivas táticas de mercados no mesmo momento em que criam outras, mas que são consideradas OK pelo fato de o dinheiro possuir caminho certo: o bolso dos senhores Colin Greenwood, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Phil Selway e Thom Yorke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário