segunda-feira, 7 de abril de 2008

Radiohead: como ser a favor, sendo contra

Quando uma banda chega num ponto importante da carreira, ela adquire o toque de Midas, sendo só assinar seu nome em algum material para criar ouro, engordando cofres. E quem melhor do que o Radiohead, banda indie mais bem sucedida de todos os tempos, para ilustrar esse mercado 2.0?

Muito mais do que bonequinhos e filmes licenciados, esses novos filhos do Kiss vendem o próprio nome não apenas da maneira tradicional. Eles também também o fazem através do link com novos artistas e de estratégias inusitadas.

Todo mundo que mora no planeta Terra sabe que o Radiohead teve a maior idéia publicitária do ano passado, e fez com que seu último álbum fosse um dos mais lucrativos na decadente indústria fonográfica. E melhor ainda, sem estar ligado à gravadoras, o que significa menos rabo preso e divisão de lucros.

REMIX = $$$$$$
Mas essa não foi a única idéia criativa dos ingleses: enquanto bandas usam a publicidade de blogs para se auto-promoverem, o Radiohead dá um passo a mais e cria um concurso de remixes pago.

Partindo da idéia que todos querem dividir nome com o quinteto, eles se uniram com o
VIAJE COM ELE
Kanye West, que recentemente se aventurou pelo mundo da moda, agora ataca de agente de viagens!! Isso segundo informa o jornal inglês Guardian, que detalha a Kanyetravel.com como um serviço de venda de passagens aéreas, reservas de hotel e aluguel de carros, além de oferecer esses serviços para quem quiser ver os shows do rapper ao redor do mundo.
iTunes e estão ‘te dando a oportunidade de remixar a faixa "Nude"'. Leia ‘oportunidade' como ‘chance de comprar' a música separada em linhas de bateria, guitarra, baixo, sintetizadores/teclados e voz. Cinco vezes mais lucro de algo que nem era vendido. Gênios.

Uma pena que os remixes estão disponíveis apenas em países onde a loja virtual do iTunes atua, ou seja, retire todo o terceiro mundo da competição. Justo a região tão defendida pelas idéias políticas da banda. Inclusive o Tibete, que eles tentam salvar em seu site oficial.

Ah, o Radiohead também lançou sua própria rede social, a w.a.s.t.e. central, que reúne os fãs do grupo num mar de banners próprios, além de notícias em primeira mão, espaço para dividir fotos e vídeos (quem podem ser de outras bandas também), além de discutir acontecimentos quaisquer.

De necessidade imposta pelo novo mercado a novo método de tirar um extra entre uma turnê e outra, são mil as explicações. Só não dá para ser contra extorsivas táticas de mercados no mesmo momento em que criam outras, mas que são consideradas OK pelo fato de o dinheiro possuir caminho certo: o bolso dos senhores Colin Greenwood, Jonny Greenwood, Ed O'Brien, Phil Selway e Thom Yorke.

Nenhum comentário: