domingo, 6 de abril de 2008

Parada do Orgulho Gay promete sacudir São Paulo

Com 3,5 milhões de participantes em 2007, evento pela diversidade se concretizou como um dos maiores e mais animados do mundo
Christian Brandão

São Paulo tem se firmado cada vez mais como a capital nacional dos grandes eventos. E durante o mês de maio acontece na simbólica avenida Paulista uma das maiores manifestações do país: a Parada do Orgulho Gay.


São Paulo tem uma das maiores paradas gays do mundo
Crédito: Alexandre Diniz / SP Turis

A diversão e a explosão de cores são garantidas. No ano passado, segundo a SP Turis, órgão de turismo da cidade de São Paulo, foram 10 horas de festa e 23 trios elétricos.

O número de participantes chega a assustar. São 3,5 milhões de pessoas pulando em ritmos que vão das animadas músicas dos anos 80, passando pela festiva drag music, até a batida seca da música eletrônica.


Em 2007 o evento reuniu 3,5 milhões de pessoas
Crédito: APOGLBT


A Parada é um verdadeiro desfile de cores
Crédito: APOGLBT


Com o tema "Homofobia Mata - por um estado laico de fato", o evento chega em sua 12° edição e promete sacudir a capital paulista no dia 25 de maio.

E não é só a população de São Paulo que participa. De acordo com a pesquisa da SP Turis em 2007, mais de 35 mil participantes eram estrangeiros. Os paulistas continuam sendo a maioria esmagadora: quase 63%, mas cariocas, mineiros e paranaenses dificilmente ficam de fora da celebração.


A avenida Paulista se torna palco de uma das maiores festas do país
Crédito: APOGLBT



No ano passado 23 trios desfilaram pelas ruas de São Paulo
Crédito: APOGLBT


E a cidade toda comemora junto aos gays e lésbicas que celebram a diversidade. Os hotéis, que em 2007 atingiram 78% de ocupação - número alcançado somente em grandes eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1 e Carnaval -, bares, shoppings, casas noturnas e restaurantes ficam abarrotados durante o final de semana da parada.

A agitação extrapola os limites da avenida Paulista e da Consolação - trajeto dos trios - e contagia a capital paulista. Só a The Week, mega boate gay, vai trazer DJs de quatro países diferentes.

No sábado a atração é inédita: os badalados DJs Offer Nissim, de Israel, e Peter Rauhofer, dos Estados Unidos, tocam juntos pela primeira vez no Brasil e prometem arrastar uma multidão até a casa noturna.

Programe-se desde já
Algumas agências de viagens oferecem pacotes para quem vem de fora e não quer se preocupar em procurar hotéis ou disputar ingressos para as festas noturnas.

A G Travel Online, agência de turismo especializada no público GLS, tem pacotes a partir de R$ 505 com quatro noites de hospedagem com café da manhã e entrada para quatro festas na boate The Week.

Quem quiser aproveitar um pouco da cidade pode optar pelo pacote Completo. O roteiro inclui tour de compras por locais badalados de São Paulo, um dia de Spa com direito a banho de ofurô, limpeza de pele e shiatzu e duas entradas para festas na The Week.

Nenhum comentário: