sexta-feira, 4 de abril de 2008

Mal posicionamento dos dentes leva a sérios problemas

Cirurgia Ortognática corrige as alterações dentárias, melhorando a capacidade mastigatória, a fala, a respiração e a harmonia da aparência facial


Por Victoria Bensaude

Todos querem ter um sorriso irresistível. Mas isso às vezes não é possível. Dentes mal alinhados pode ser um grande problema. E o incômodo aparelho não é suficiente endireita-los.

Alinhar os dentes melhora a capacidade mastigatória, a fala, a respiração e a harmonia da aparência facial. Existem casos mais delicados onde é necessária a intervenção de um cirurgião-dentista especializado em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial. O cirurgião atua reposicionando os ossos da face (maxila, mandíbula e muitas vezes o queixo isoladamente) em suas devidas posições através da Cirurgia Ortognática.

“Não adianta apenas movimentar os dentes com aparelhos ortodônticos uma vez que os ossos da face é que estão mal posicionados, e esse mal posicionamento é o que denominamos de alterações, discrepâncias ou deformidades dento-faciais, que necessitam de intervenção cirúrgica.”, explica o cirurgião buco-maxilo-facial Fernando Reis.

O principal objetivo da cirurgia é a correção dos diversos tipos de deformidades existentes. “O que fazemos são cortes ósseos seguidos de uma fratura planejada que permitem o reposicionamento dos ossos da face em posições adequadas permitindo o correto ‘encaixe’ dos dentes com conseqüente melhora da estética facial”, detalha Reis.
A cirurgia traz vários benefícios: melhora na relação ou encaixe entre os dentes, músculos e esqueleto facial; na respiração; no posicionamento da musculatura do pescoço e da língua; na fonação e na articulação das palavras; na oclusão e na articulação temporomandibular; além da melhora da mastigação e da digestão e, inclusive, no relacionamento social.

“O planejamento cirúrgico é feito através de uma análise do encaixe dos dentes e a análise da face onde o cirurgião detecta os pontos negativos, e também coletando dados a respeito do que incomoda o paciente no seu rosto. Partindo deste princípio, a cirurgia tem a sua base voltada então para o encaixe correto dos dentes, visando também a correção das alterações ou deformidades, resultando na harmonia”, afirma o Fernando Reis.


Possíveis condições para indicar a necessidade da cirurgia:
- Maxilares mal posicionados (diferença entre o tamanho e a posição da maxila e da mandíbula);
- Dificuldade de mastigação ou de morder e triturar os alimentos;
- Dificuldade de deglutição;
- Problemas de fala;
- Dor crônica nas articulações temporo-mandibulares-ATM (à frente do ouvido);
- Desgaste excessivo de dentes;
- Mordida aberta ou respiração bucal (espaço persistente entre os dentes superiores e inferiores mesmo quando a boca está fechada);
- Aparência facial sem harmonia;
- Trauma na face ou problemas congênitos;
- Queixo pequeno ou para trás;
- Mandíbula ou queixo compridos
- Dificuldade para fechar os lábios.

Nenhum comentário: